Estudo inédito: 4 fatores que comprovadamente aumentam o engajamento na EAD

O engajamento na EAD é um dos fatores mais preocupantes para instituições que planejam iniciativas de treinamento on-line. Uma pesquisa realizada por Rieber em 2017 apontou que, em diversos cenários, entre 5% e 50% das pessoas que iniciam um treinamento on-line terminam com sucesso. A boa notícia é que existem formas de manter o engajamento nestes treinamentos acima de 90%.

 

Com a proliferação dos tablets e smartphones, novas formas de realizar treinamentos têm sido planejadas e implantadas. Os treinamentos presenciais têm dado lugar à EAD, também denominada de ensino a distância ou aprendizagem on-line, na qual os alunos passam a ter maior autonomia para determinar quando estudar, em que local e de que forma gostariam de aprender.

Nem todas as pessoas aprendem da mesma maneira ou possuem a mesma motivação ou maturidade para aprender. Esse contexto favorece muito a oferta de cursos na modalidade EAD, assim o número de estudantes buscando cursos nessa modalidade tem sido expressivo nas últimas décadas. O Censo EAD.BR 2015/2016 contabilizou 3.505.582 alunos apenas em cursos on-line corporativos. Esses números revelam o potencial da EAD para atender, principalmente, as demandas de formação continuada oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores.

Vantagens da EAD

As vantagens de implantar iniciativas de educação corporativa on-line são muitas:

  • Flexibilidade para realização de turmas em que os colaboradores estudem nos horários de sua preferência. Existem pessoas que preferem estudar nas madrugadas, outros estudam nos fins de semana. Ainda há os que estudam no trajeto de ida ou volta do trabalho;
  • Cada colaborador pode estudar de acordo com seu ritmo próprio de aprendizagem, com autonomia. Dependendo do conteúdo a ser ensinado, funcionários podem apresentar níveis diferentes de dificuldade;
  • De acordo com o interesse do colaborador, é possível rever conteúdos quantas vezes for necessário, bem como acessar o conteúdo na ordem desejada. Esse talvez seja um dos benefícios mais valiosos, do ponto de vista do aluno;
  • Por meio das verificações de aprendizado e feedback imediato ao longo do curso (não apenas no final), o aluno tem a possibilidade de rever as áreas em que teve dificuldades, evitando que elas se acumulem e prejudiquem o aproveitamento do curso. Na modalidade presencial, o aluno deve continuar acompanhando a turma mesmo se tiver dificuldades em algum ponto durante sua jornada.

Apesar dessas vantagens, o engajamento na EAD ainda é baixo. Ou seja, o número de pessoas que finalizam os treinamentos na modalidade on-line muitas vezes não atende às expectativas e merece análise apropriada. O Censo EAD.BR 2015/2016 aponta que quase metade das instituições apresentam taxas de evasão de até 50%. Esses números são alarmantes, pois uma pessoa que inicia um treinamento e não finaliza, além de desperdiçar recursos de tempo e dinheiro, não realiza suas metas de capacitação.

O baixo engajamento na EAD levanta uma questão importantíssima para todas as empresas que praticam iniciativas de educação corporativa: quais são os fatores que contribuem para o engajamento em treinamentos, em especial em treinamentos EAD? Para responder a essa pergunta, um estudo científico foi desenvolvido no Brasil sobre os fatores que levam ao engajamento das pessoas na EAD no cenário corporativo. Falaremos sobre esse estudo na próxima seção.

Estudo inédito sobre engajamento na EAD

Para determinar quais fatores influenciavam na motivação e no engajamento dos alunos em EAD, a diretora da VIDDIA, Fabiana Bigão, no desenvolvimento de sua tese de doutorado sobre o assunto, construiu um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com mais de 15 mecânicas de gamificação – como medalhas, moedas, barras de progresso, painéis de liderança, dentre outras. 

Um estudo de caso foi conduzido com pessoas de diferentes perfis em termos de idade, área de atuação e formação para analisar o comportamento e as emoções dos participantes que interagiram com a plataforma. As principais emoções sentidas pelos participantes durante a experiência de aprendizagem são mostradas na imagem abaixo. É possível perceber que grande parte das emoções são positivas, mostrando que existe uma relação positiva entre elementos da gamificação e a motivação para a experiência do aprendizado. Além disso, 100% dos participantes que iniciaram o curso finalizaram com sucesso. Outros estudos foram conduzidos em outras empresas com cursos diferentes e outros perfis de participantes, com resultados semelhantes em termos de motivação e com taxas de engajamento superiores a 90%.

 

Atualmente, a plataforma EAD construída para essa pesquisa é usada comercialmente por empresas em suas iniciativas de educação corporativa on-line. É possível conhecer todas as características dessa plataforma EAD, denominada VIDDIA CORP, clicando aqui. Conheça os casos reais de sucesso do uso dessa plataforma EAD clicando aqui.

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Os 4 fatores que contribuem para o engajamento na EAD

A partir do estudo conduzido no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), foi verificado que o engajamento na EAD é definido por quatro fatores principais: a motivação intrínseca e extrínseca, a habilidade e a disponibilidade. Nas próximas seções falaremos sobre esses 4 fatores que contribuem para o engajamento na EAD.

1. Motivação intrínseca

Enquanto que o engajamento diz respeito à ação para alcançar algum objetivo, um ato voluntário para realizar alguma atividade, a motivação significa intenção de agir. Dessa forma, não existe engajamento sem motivação. Todas as pessoas precisam se sentir motivadas para realizarem qualquer atividade. De uma forma geral, existem dois tipos de motivação: motivação extrínseca e intrínseca.

Se uma pessoa realmente quer ou deseja fazer algo mesmo sem receber benefícios tangíveis para isso, então ela possui motivação intrínseca. Logo, pode-se definir a motivação intrínseca como o ato de executar uma atividade por satisfação, ao invés de executar devido a alguma consequência externa​​.

Ao planejar um treinamento EAD, as mecânicas de gamificação que mais promovem a motivação intrínseca são aquelas que estimulam as necessidades básicas dos serem humanos relacionadas à autonomia, competência e pertencimento. Recompensas e feedbacks que conduzem a sentimentos de competência podem potencializar a motivação intrínseca porque ativam a necessidade psicológica básica desse sentimento. Mas apenas o sentimento de competência não é suficiente. Ele deve ser acompanhado de senso de autonomia. Ou seja, as pessoas devem sentir que seu comportamento é autodeterminado. Além disso, as pessoas devem sentir que existe uma aproximação entre elas e o professor, bem como entre elas e o conteúdo.

O mapa mental exibido abaixo mostra quais foram as principais características da plataforma EAD VIDDIA CORP que contribuíram para a motivação intrínseca dos estudantes no estudo realizado. De acordo com o mapa mental, além da metodologia usada para criar os cursos on-line de forma a aproximar os alunos do professor e do conteúdo, os fóruns contribuíram para aproximar os alunos, a barra de progresso foi eficaz para dar sentido de competência aos alunos, bem como as avaliações com feedback imediato. A liberdade de assistir aos conteúdos na ordem que os alunos desejam é uma característica importante para a autonomia do aluno.

2. Motivação extrínseca

Se uma pessoa sente que ela precisa fazer algo, isso envolve motivação extrínseca, uma vez que a motivação reside fora da pessoa. Essa motivação ocorre quando é determinado à pessoa a ação que ela deve executar, bem como a recompensa que ela receberá por essa ação. A motivação extrínseca tem como ponto de partida o desejo do indivíduo de obter uma recompensa externa, como, por exemplo, reconhecimento social e bens materiais. A maior parte das atividades que realizamos são motivadas extrinsecamente, e precisamos equilibrar as motivações intrínseca e extrínseca no nosso dia-a-dia, pois a qualidade das experiências que experimentamos é maior quando elas são motivadas intrinsecamente.

O mapa mental exibido abaixo mostra quais foram as principais características da plataforma EAD VIDDIA CORP que contribuíram para a motivação extrínseca dos estudantes. De acordo com o mapa mental, a maior parte das mecânicas que contribuem para  a motivação extrínseca estão associadas a recompensas externas, como medalhas, moedas, participação de grupos exclusivos e certificados com distinção.

3. Habilidade

Uma pessoa se engaja no exercício de qualquer atividade se ela sente que possui habilidade para realizar essa atividade. Você já percebeu que, em geral, desistimos mais facilmente de qualquer coisa quando pensamos que é difícil demais para nossa capacidade? O mesmo acontece nos jogos. Quando estamos jogando algo que consideramos muito difícil, abandonamos mais facilmente. Se sentimos que estamos sendo desafiados dentro dos limites das nossas capacidades, temos incentivo para continuar a tentar subir os níveis e chegar ao final.

No caso do engajamento na EAD, o aluno sente que consegue seguir em frente, sem abandonar o curso, quando percebe que os desafios apresentados a ele são compatíveis com o que ele é capaz de superar. No mapa metal exibido abaixo, as mecânicas que contribuem para o engajamento pela habilidade estão associadas a oferecer feedbacks imediatos aos alunos de forma que eles possam identificar seus erros e ter uma segunda chance de realizar seus desafios. Além disso, os treinamentos devem adaptar os desafios ao nível de cada aluno.

4. Disponibilidade

O quarto fator que influencia o engajamento na EAD é a disponibilidade. Não adianta ter motivação e habilidade se não existe disponibilidade para realizar a tarefa. NA EAD é possível oferecer disponibilidade ao aluno de diversas formas: por meio de aulas sob demanda, em que o aluno assiste quando quiser e no ritmo que desejar, por meio de uma plataforma EAD compatível com todos os dispositivos móveis, além de vídeos que se adaptam à qualidade de conexão de internet de cada aluno.

O mapa mental exibido abaixo resume os 4 fatores que contribuem com o engajamento na EAD, bem como as principais mecânicas de gamificação associadas a esses fatores. Essas mecânicas fazem parte da metodologia MEGIE de treinamentos on-line criada pela VIDDIA a partir do projeto de doutorado da sua diretora, Fabiana Bigão. Essa metodologia une técnicas de design instrucional com técnicas gamificadas para criar conteúdo. De forma simples e prática, mas usando elementos certos, é possível criar treinamentos on-line realmente engajadores e interessantes. Conheça nossa metodologia clicando aqui.

 

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Se você quiser conferir mais sobre gamificação e como ela pode ser implantada com sucesso na educação corporativa on-line, baixe nosso e-book aqui. Ele aprofunda sobre casos de sucesso, os diferentes perfis de alunos e as melhores mecânicas de gamificação para aumentar o engajamento. 

Conclusões

Muitas plataformas EAD que usam gamificação apresentam apenas pontos, medalhas e rankings para promover motivação e engajamento. Porém, usar apenas essas mecânicas não ajuda as pessoas a terem um senso real de comprometimento e motivação intrínseca capaz de mudar seu comportamento e permitir o engajamento de longo prazo. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) devem ser projetados cuidadosamente para que os investimentos em treinamento tragam resultados e não sejam vistos apenas como custos.

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Referência: SILVA, Fabiana Bigão. Implicações da Gamificação no projeto de plataforma de educação on-line: um estudo de caso. Escola de Ciência da Informação. UFMG. Tese. 2018. 

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