Engajamento no aprendizado: o que é e como alcançar

Estar engajado em alguma tarefa significa dedicar atenção significativa a ela. As pessoas podem se envolver profundamente em muitas coisas: esportes, hobbies, estudos e também no trabalho. Quanto melhor as pessoas se sentem em relação a tarefa que estão realizando, mais focadas elas ficam em realizá-la bem.

Por isso, o engajamento tem sido muito discutido e estudado no ambiente de trabalho e na aprendizagem.

Pessoas engajadas se sentem motivadas a se esforçarem mais e melhorarem a si mesmas. Esse tipo de pessoa procura ativamente maneiras de aumentar seu desempenho e desenvolver conhecimentos e habilidades em suas áreas de interesse.

Dessa forma, o engajamento desempenha um papel importante em todas as esferas da vida, incluindo o desenvolvimento pessoal, a satisfação com a vida profissional e a qualidade das relações pessoais. Mas alguns pesquisadores acreditam que o papel mais crucial do engajamento se dá na área da aprendizagem.

Engajamento é a chave da aprendizagem

Muitos acreditam que nunca devemos parar de aprender porque a vida nunca pára de nos ensinar lições. Da tecnologia à culinária, o mundo moderno continuamente nos mostra novas maneiras de fazer, ver e criar coisas. Então, para lidar com esse contexto, devemos ser capazes de nos envolver em aprender sempre, de forma recorrente.

De acordo com o Glossário da Reforma Educacional americana, o engajamento na aprendizagem é “o grau de atenção, curiosidade, interesse, otimismo e a paixão que os alunos demonstram quando estão aprendendo ou sendo ensinados. ”  

Os alunos engajados são mais dedicados, motivados e propensos a ter sucesso. Eles muitas vezes se tornam grandes empreendedores, que colocam seus aprendizados em prática e continuam a desenvolver suas habilidades além do que são formalmente ensinados.

Por outro lado, quando os alunos são desengajados, eles se tornam “perdidos”, aproveitam qualquer oportunidade para se esforçarem minimamente e distanciam-se da experiência de aprendizado e de seus colegas. 

Ao mesmo tempo, as crescentes demandas de tecnologia e as distrações das mídias sociais empurram a atenção dos alunos em direções opostas. Isso deixa pouco espaço para se concentrar em experiências de aprendizagem significativas.

A boa notícia é que todos esses fatores negativos podem ser mitigados. Antes de tomar qualquer ação, é importante entender que a responsabilidade de alcançar o envolvimento do aluno não depende apenas dos próprios alunos.

Os designers instrucionais e instrutores devem desenvolver uma compreensão mais profunda sobre como aumentar o engajamento no aprendizado e como evitar a perda de interesse dos alunos.  

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O que significa engajamento no aprendizado?

A maioria das organizações e instituições de ensino acreditam que o engajamento é essencial para o aprendizado, mas poucos compreendem seu verdadeiro significado.

O engajamento do aluno se tornou uma palavra de ordem, mas ainda é confundido com um conjunto de conceitos diferentes, mas relacionados. 

O engajamento do aluno é uma medida que reflete a quantidade e qualidade de a participação de um aluno em seus cursos e todos os outros aspectos do seu programa educacional.

Ou seja, é a medida de uma experiência de aprendizado potencialmente bem sucedida para todos os stakeholders envolvidos.

Um aluno engajado é ativo em sua aprendizagem, ansioso para participar, disposto a gastar esforço e inspirado. Na prática, isso se manifesta por meio do cumprimento de prazos, participação em espaços colaborativos (como fóruns de discussões) e produção de resultados excelentes.

Por outro lado, se um aluno apenas completa suas tarefas mas não participa de outras atividades e possui resultados ruins, então é provável que ele não esteja engajado.

Adicionar diversão ao ambiente de aprendizagem interfere no engajamento?

É verdade que o ser humano gosta de diversão e procura diversão nas suas atividades. Segundo Werback e Hunter, a diversão não é limitada ao entretenimento, mas é algo que pode ser explorado no ambiente de trabalho e da aprendizagem. Divertido não é o contrário de sério. Divertido é o contrário de chato.

As seguintes ações podem estar associadas à diversão: ganhar, triunfar sobre outras pessoas, resolver desafios ou problemas, explorar, trabalhar em equipe, obter reconhecimento e recompensa, colecionar coisas, receber surpresas, compartilhar coisas, dar presentes, exercer algum papel, customizar o ambiente, folgar e relaxar.

Porém, nem toda pessoa compartilha o mesmo sentimento em relação à diversão. O que é considerado diversão para uma pessoa pode ser encarado como algo inquietante ou perturbador para outra. 

Adicionar diversão ao ambiente de aprendizagem por meio de vídeos bem humorados, recompensas, rankings e outros elementos gamificação pode gerar engajamento apenas em um nível superficial.

Por isso é importante ter cuidado ao planejar o ambiente de ensino de forma a promover uma experiência de aprendizado de qualidade, onde o engajamento se sustente a longo prazo.

Alunos realmente engajados desfrutam de recursos divertidos, mas também se sentem mais motivados para adquirir novos conhecimentos e habilidades do curso.

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As 3 dimensões do engajamento

Engajamento não é igual a um interruptor, que pode estar ligado ou desligado. Ele pode ocorrer simultaneamente em vários níveis. Existem 3 níveis de engajamento: o cognitivo, o emocional e o comportamental. 

O nível cognitivo

O envolvimento cognitivo requer que os alunos se sintam bem com seu trabalho e sua capacidade de dominar novos conhecimentos. O aluno engajado no nível cognitivo adota uma abordagem ativa e comprometida com as estratégias de aprendizado.

Por exemplo, ele desenha mapas mentais para organizar informações recém-adquiridas, toma a iniciativa de representar o que aprendeu em seu próprio contexto e emprega diversas estratégias de aprendizado para absorver informações da forma mais eficiente possível e melhorar seu desempenho. 

O nível emocional

O envolvimento em um nível emocional ocorre quando o aluno se sente conectado a outras pessoas, sente-se comprometido com o treinamento e possui baixos níveis de ansiedade.

Às vezes, os alunos podem se sentir isolados durante sua jornada de aprendizado e, portanto, emocionalmente desengajados. É muito provável que esses alunos se sintam desvinculados dos objetivos do curso.

Prevenir esses sentimentos e promover o envolvimento emocional pode ser alcançado por meio do projeto cuidadoso do conteúdo que está sendo ensinado.

Muitas vezes, a forma com que se ensina é mais importante do que o conteúdo. Um aluno que recebe uma explicação sobre por que sua formação é importante e como poderia melhorar seu trabalho com os outros é mais propenso a se envolver com o conteúdo emocionalmente.

Para aumentar o envolvimento emocional e prevenir sentimentos de ansiedade e isolamento, organizações devem fornecer uma metodologia de ensino que incentive emoções positivas, além de escolher ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que incentivem colaboração como fóruns e webinars. 

O nível comportamental

O envolvimento comportamental é mais fácil observar. Alunos envolvidos em relação ao comportamento completam suas atividades e participam de eventos e fóruns sociais.

Porém, cabe ressaltar que o engajamento comportamental é também a forma mais superficial de engajamento. Completar o conteúdo e as atividades de um curso não é o mesmo que reter ou aplicar novos conhecimentos.

Sem os engajamentos cognitivo e emocional, os alunos podem completar um curso inteiro sem melhorar suas habilidades e conhecimentos. Isso é especialmente verdadeiro para os alunos adultos, que costumam considerar um treinamento como sendo uma responsabilidade extra ou outra obrigação a ser feita, e tendem a realizá-lo com o mínimo de engajamento.

O papel da gamificação no engajamento

A gamificação, quando bem planejada, é capaz de promover os três níveis de engajamento necessários ao bom aprendizado.

Muitas plataformas de ensino, especialmente EAD, que usam gamificação apresentam apenas pontos, medalhas e rankings para promover o engajamento comportamental.

Porém, usar apenas essas mecânicas não ajuda as pessoas a terem um senso real de comprometimento e motivação intrínseca capaz de mudar seu comportamento e permitir o engajamento de longo prazo.

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) devem ser projetados cuidadosamente para que os investimentos em treinamento tragam resultados e não sejam vistos apenas como custos.

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