Como melhorar o ROI de treinamentos em empresas descentralizadas

Plataforma LMS ajuda a superar desafios na educação de colaboradores geograficamente dispersos

Uma das maiores empresas mundiais na área de suporte odontológico, a Heartland Dental transferiu 90% de seus treinamentos profissionais para um ambiente on-line. Com isso, conseguiu economizar US$ 18,5 milhões e hoje oferece oportunidades de aprendizado frequente e acessível a 875 médicos afiliados nos EUA.

Na área de químicos e produtos agropecuários, a Dow Chemical já treinou mais de 40 mil colaboradores em 70 países, poupando pelo menos US$ 2,7 milhões desde que incorporou o e-learning em sua abordagem de educação empresarial, em 2000.

Engrossando essa lista, a Ernst & Young, uma das dez maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, diminuiu em 35% o tempo de desenvolvimento profissional ao introduzir o ensino virtual em seus programas de educação corporativa.

Embora atuem em áreas bastante distintas, essas gigantes têm em comum pelo menos um grande desafio: melhorar o Retorno sobre Investimento (ROI) de seus treinamentos, preparando pessoas com eficiência e produtividade, em locais geograficamente dispersos e distantes uns dos outros.

E todas elas tiveram sucesso nessa empreitada lançando mão de recursos da educação corporativa on-line.

Empresas como a Dow Chemical, a Ernst & Young e a Heartland Dental são exemplos de organizações descentralizadas. No formato de gestão dessas companhias não existe uma hierarquia plena, e todos que fazem parte delas são responsáveis por tomadas de decisões.

Além disso, a força de trabalho nesse tipo de organização encontra-se, em geral, dispersa globalmente, seguindo uma tendência do mundo corporativo atual. Para ilustrar com números do mercado brasileiro, dados da empresa de recrutamento Robert Half mostram que o trabalho remoto, por meio de home office, cresceu 47% no país nos últimos três anos.

Num cenário como esse, o treinamento corporativo torna-se mesmo uma tarefa complicada. Afinal, como alcançar todos os parceiros e colaboradores com as mesmas informações, entregues da mesma maneira e ao mesmo tempo?

As experiências das empresas citadas dão uma boa pista para a resposta. Com um planejamento adequado da pedagogia empresarial e o uso da tecnologia – leia-se: um sistema LMS corporativo robusto, gamificado, escalável e seguro –, é possível disparar o ROI de treinamento de uma organização descentralizada.

EAD Corporativo como solução para descentralização

Capacitar pessoas em pontos distintos e distantes traz dificuldades que interferem diretamente no ROI do treinamento. Por meio de uma plataforma LMS, entretanto, é possível reduzir esses obstáculos e, consequentemente, construir um programa de educação corporativa com menor custo e maior produtividade. Entre as contribuições que o e-Learning pode trazer para o treinamento corporativo de empresas descentralizadas estão, por exemplo:

Ampliar as oportunidades de aprendizado

Treinar pessoas dispersas geograficamente, da forma tradicional, em sala de aula, pode sair caro para as empresas. Em função disso, muitas organizações acabam reduzindo a oferta de cursos, deixando descobertas diversas informações novas e necessidades de atualização das equipes. Nesse caso, um bom modelo de e-Learning pode ajudar a pedagogia empresarial a ampliar o acesso dos colaboradores a treinamentos constantes.

Reduzir os empecilhos logísticos

Um dos maiores custos de treinamento tradicional em empresas descentralizadas está relacionado à logística. Aulas em modelo presencial requerem viagens e gastos com transporte, acomodação, refeições, diárias e outras despesas que interferem negativamente no ROI do programa.

Melhorar a consistência do ensino

Oferecer treinamento consistente é uma tarefa que vai ficando mais difícil à medida que o número de colaboradores aumenta. Quando eles estão dispersos territorialmente, então, o abismo é ainda maior. Nessa hora, uma metodologia on-line é essencial. Utilizar toda a gama de recursos de um LMS corporativo de qualidade, como a gamificação, é fundamental para engajar as equipes e possibilitar um aprendizado mais eficiente. Estratégias que incluam microlearning, mobile learning, videoaulas ou blended learning são sempre bem-vindas.

Acompanhando o ROI de treinamentos corporativos pela plataforma LMS

Uma plataforma LMS é uma grande aliada não apenas na entrega dos treinamentos. Ela permite também realizar medições e emitir relatórios sobre as atividades e o comportamento dos participantes, contribuindo para calcular o ROI e identificar pontos de melhoria.

Por meio da plataforma é possível acompanhar, por exemplo:

O tempo de treinamento gasto pela equipe

É importante para a empresa saber por quanto tempo os colaboradores se ausentam de suas funções diárias de trabalho para se dedicar aos treinamentos e se esse tempo está sendo gasto da melhor maneira possível.

Com apuração desses dados é possível saber em que ponto está sendo gasto mais recursos para planejar mudanças de rumos no programa.

O tempo de e-Learning X o tempo em sala de aula

Medindo o tempo de e-learning pela plataforma é possível calcular também a quantidade gasta pela equipe em aulas presenciais e, com isso, comparar o rendimento nas duas modalidades. Com um software de rastreamento de treinamento, dá para verificar quanto tempo as pessoas gastam nos diferentes métodos de entrega, o que constitui outro dado importante na hora de definir redução de custos e alterações de modelo da educação corporativa.

Os participantes ativos do e-Learning

Acompanhar o tempo gasto pela equipe com o e-learning não quer dizer apenas saber quantas horas o LMS ficou aberto no computador dos participantes. É preciso levantar a participação ativa dos colaboradores no treinamento, ou seja, por qual período eles se engajaram realmente com o conteúdo discutido. Isso significa observar quantas horas eles passaram assistindo a vídeos, concluído avaliações ou executando atividades. Essas informações facilitam a elaboração do ROI desses cursos e subsidiam de forma mais precisa a comparação do e-Learning com outros métodos de entrega.

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