Porque a gamificação é o caminho mais rápido para gerar motivação

A gamificação envolve encontrar aspectos prazerosos e usá-los para criar um ambiente que mova as pessoas em direção a um objetivo.

Em outras palavras, gamificação é usada com o propósito de promover a produtividade prazerosa ou seja, gamificação e motivação estão intimamente relacionadas. 

Essa ferramenta (entenda o que é) remete ao uso de elementos de jogos em contextos diferentes de jogos para tornar as atividades das pessoas mais engajadoras e divertidas.

A gamificação pode ser usada em vários contextos: para reduzir a rotatividade de funcionários, aumentar o número de vendas, reduzir tempo de ligações de call center, aumentar número e a qualidade de feedbacks de clientes, aumentar a participação de funcionários em treinamentos, dentre tantos outros. Mas, para que a implantação dessa ferramenta seja bem sucedida, é importante conhecer os aspectos motivacionais por trás do comportamento das pessoas. Para isso, começaremos abordando sobre a diversão.

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Gamificação e Diversão

Em linhas gerais, a gamificação é usada com o objetivo de mudar o comportamento das pessoas. A gamificação consiste em pensar sobre um problema ou atividade do dia a dia e convertê-la em uma atividade que contenha elementos dos jogos, como competição, cooperação, exploração, premiação e storytelling, de forma que ela fique mais divertida. Muitas vezes, a simplicidade da diversão é a forma mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor. 

Diversão é então a palavra-chave quando estamos falando de gamificação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, diversão não se restringe à recreação, não é limitada ao entretenimento, mas é algo que pode ser explorado no ambiente de trabalho. 

Nem todas as pessoas compartilham o mesmo sentimento em relação à diversão. O que é considerado diversão para uma pessoa pode ser encarado como algo inquietante ou perturbador para outra. Por isso, lidar com a diversão por meio da gamificação é desafiador, pois as pessoas são diferentes.

Muitas empresas estão falando na implantação da gamificação apenas com o uso de medalhas, rankings e competições. Mas será que as empresas estão adotando essa técnica corretamente? E, mais importante, será que estão atingindo os objetivos pretendidos?

Gamificação e motivação

Como foi dito, a gamificação é usada para mudar o comportamento das pessoas. Dessa forma, a gamificação e motivação são temas relacionados. No ambiente de trabalho, é de interesse geral que as pessoas se sintam motivadas a realizarem suas atividades. Estudos mostram que a motivação está relacionada a um clima organizacional melhor e desempenhos melhores, bem como menor índice de faltas ao trabalho. 

Enquanto a motivação é a intenção, o engajamento é a ação para alcançar um objetivo. Existem dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca. Se uma pessoa realmente quer ou deseja fazer algo mesmo sem receber benefícios tangíveis para isso, então ela possui motivação intrínseca. Se uma pessoa sente que ela precisa fazer algo, isso envolve motivação extrínseca, uma vez que a motivação reside fora da pessoa.

Falamos mais sobre esses dois tipos em outro artigo que pode ser acessado aqui.

Embora a motivação intrínseca seja claramente importante, infelizmente grande parte das atividades executadas pelas pessoas não são intrinsecamente motivadoras.

As pessoas podem executar atividades por medo de punições ou para obter aprovação externa, como também porque acreditam no valor que essas atividades possuem, mesmo que não as considerem interessantes. Os dois casos são exemplos de motivação extrínseca, mas variam em relação ao sentimento do indivíduo com a escolha por executar a atividade.

Psicologia Motivacional

Ryan e Deci criaram a taxonomia da motivação humana que descreve um espectro da motivação para o comportamento que pode variar do estado de desmotivação, mais à esquerda, até a motivação intrínseca, mais à direita no espectro. 

De acordo com essa taxonomia, existem seis estilos reguladores da motivação. Os estilos são descritos abaixo, conforme apresentados na imagem da esquerda para a direita.

Explicamos sobre cada um desses seis estilos da motivação em outro artigo que pode ser acessado aqui

Ao implantar a gamificação em algum contexto, é importante pensar sobre quais mecânicas serão usadas e qual tipo de motivação cada mecânica está associada. Em todo projeto de um ambiente que procura mudar o comportamento das pessoas,  gamificação e motivação devem andar de mãos dadas.

Para entender melhor sobre a construção de um ambiente gamificado, acesse aqui o passo a passo que criamos.  

A construção de um ambiente gamificado com diversão

Construir um sistema gamificado envolve aplicar técnicas e elementos do projeto de jogos para motivar as pessoas a atingirem um objetivo e mudarem comportamento. Um ambiente gamificado deve ter um balanceamento entre os desafios e a diversão. Esse equilíbrio é importante para não tornar o ambiente muito engessado, sem divertimento ou sem sentido de realização.

Falamos mais sobre o projeto de um ambiente com gamificação bem como o passo a passo para implantar a gamificação em outro artigo que pode ser acessado aqui.

É importante ressaltar que simplesmente distribuir pontos e medalhas a cada ação do usuário ou criar um painel de liderança não garante uma boa experiência para as pessoas que estão participando de um ambiente gamificado.

Dependendo de como o ambiente é projetado, as pessoas podem se sentir esgotadas pela acumulação infinita de pontos, por exemplo. Muitos, realmente, não se importam com o acúmulo de pontos ou medalhas. É importante que a gamificação estimule a motivação intrínseca também. 

Para compreender o significado dos elementos da gamificação, baixe nosso e-book sobre Gamificação na Educação Corporativa aqui. Ele aprofunda sobre casos de sucesso, os diferentes perfis de participantes e as melhores mecânicas de gamificação.

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