Os diferentes tipos de motivação e os impactos no desempenho

Os diferentes tipos de motivação e os impactos no desempenho

Todos já devem ter ouvido falar sobre dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. O que poucos sabem é que existem maneiras diferentes pelas quais as pessoas se motivam, e isso impacta na qualidade da experiência vivida por cada indivíduo.

Motivação é um tema de interesse geral. Todas as pessoas precisam se sentir motivadas para realizarem qualquer atividade. Os líderes precisam que seus funcionários estejam motivados a trabalharem para dar resultados para a empresa. De uma forma geral, existem dois tipos de motivação: motivação extrínseca e intrínseca.

Motivação intrínseca

Se uma pessoa realmente quer ou deseja fazer algo mesmo sem receber benefícios tangíveis para isso, então ela possui motivação intrínseca. Logo, pode-se definir a motivação intrínseca como o ato de executar uma atividade por satisfação, ao invés de executar devido a alguma consequência externa​​. Uma pessoa intrinsecamente motivada é movida a agir por diversão ou um desafio, e não devido a pressões ou prêmios.

A motivação intrínseca existe dentro das pessoas como também na relação entre as pessoas e as atividades que elas executam. Pessoas são intrinsicamente motivadas por algumas atividades e não por outras, e nem todas as pessoas são intrinsicamente motivadas por uma mesma tarefa. Por exemplo, uma pessoa pode ser apaixonada por cozinhar e sempre executa essa atividade por satisfação. Por outro lado, existem pessoas que não sabem, não gostam e não querem cozinhar de forma alguma, e preferem matar a fome somente com aquele resto de arroz com passas que sobrou do Natal passado.

A motivação intrínseca existe quando a pessoa decide tomar uma ação por motivos de altruísmo, cooperação, o sentimento de pertencer, de amor ou de agressão. Quando motivadas intrinsicamente, as pessoas procurarão por atividades relacionadas à satisfação da curiosidade, entretenimento, novidades, bem como pela oportunidade de aprender algo novo e aprender novas habilidades.

Motivação extrínseca

Se uma pessoa sente que ela precisa fazer algo, isso envolve motivação extrínseca, uma vez que a motivação reside fora da pessoa. Essa motivação ocorre quando é determinado à pessoa a ação que ele deve executar, bem como a recompensa que ela receberá por essa ação.

A motivação extrínseca tem como ponto de partida o desejo do indivíduo de obter uma recompensa externa, como, por exemplo, reconhecimento social e bens materiais. Na segunda metade do século XX, durante o período industrial, a motivação extrínseca era muito usada para encorajar as pessoas a realizarem atividades. Naquela época dominava a Teoria Behaviorista que definia que uma recompensa ou punição, se aplicada sistematicamente, condiciona e reforça repostas por parte dos indivíduos como antecipação a futuras recompensas ou punições. Estudos posteriores descobriram que determinadas recompensas extrínsecas podem destruir as motivações intrínsecas.

Pessoas se motivam por razões diferentes

As pessoas não possuem apenas diferentes tipos de motivação, como também diferentes níveis de motivação, e podem ser motivadas por razões completamente diferentes. Cabe ressaltar que o nível de motivação de uma pessoa está associado à quantidade de motivação que ela possui. A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela. Nesse exemplo, a quantidade de motivação pode não variar, mas a natureza e o foco da motivação varia. No primeiro caso, a autoestima regula o comportamento. No segundo caso, a pessoa identifica a importância do comportamento e aceita agir.

A razão pela qual a pessoa se motiva determina a qualidade da motivação. É muito importante determinar se a base da execução de uma ação é a motivação intrínseca ou extrínseca. A qualidade da experiência e o desempenho dos indivíduos pode ser muito diferente, dependendo da maneira como estão agindo – se motivados intrinsicamente ou extrinsecamente.

A motivação intrínseca tem ganhado atenção por parte de líderes e educadores, pois é considerada uma fonte natural de aprendizagem de alta qualidade e de produtividade. Contudo, a motivação intrínseca somente ocorrerá em atividades que despertam interesse genuíno nas pessoas! Mas, cá entre nós, grande parte das atividades executadas pelas pessoas não são intrinsicamente motivadoras. Todos os dias realizamos ações para obter alguma recompensa. Portanto, é importante equilibrar os dois tipos de motivação no dia a dia de todos.

Gamificação é ferramenta ideal para estimular os dois tipos de motivação no ambiente de trabalho

Motivação é um tema tão importante que líderes de empresas têm buscado ativamente ferramentas para fomentar emoções positivas no ambiente de trabalho. Uma das ferramentas é a gamificação, que utiliza as mecânicas e a diversão dos aspectos dos jogos em contextos distintos do lazer, em ambientes corporativos e escolares, por exemplo, para motivar as pessoas a buscar soluções e alcançar objetivos.

Para compreender mais o significado dos elementos da gamificação, baixe nosso e-book sobre Gamificação na Educação Corporativa aqui. Ele aprofunda sobre casos de sucesso, os diferentes perfis de participantes e as melhores mecânicas de gamificação.

Acompanhe-nos!

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

0