Abordagem baseada em pílulas de conhecimento é mais envolvente e ajuda os colaboradores na retenção do aprendizado
Quanto mais a tecnologia evolui, mais ocupadas e apressadas as pessoas parecem estar. O sociólogo alemão Harmut Rosa chamou esse fenômeno de “aceleração social”, tentando explicar o paradoxo entre as evoluções tecnológicas e a falta de tempo da vida moderna. Teorias à parte, é difícil (se não impossível) lutar contra a correria do dia a dia e a escassez de momentos livres que ela proporciona. Transpondo para o mundo corporativo e, mais especificamente, para a educação empresarial, a saída é buscar potencializar as horas ou os minutos que restam em favor do aprendizado.
Está começando a se inteirar sobre educação corporativa on-line? Nosso e-book pode te ajudar nos primeiros passos.
As empresas antenadas às inovações da pedagogia empresarial e às técnicas que otimizam a aprendizagem on-line – como as plataformas LMS, o uso da gamificação, o mobile learning e as videoaulas, citando apenas algumas delas – já descobriram o poder do microlearning no treinamento corporativo.
O que ele significa? Em poucas palavras, pequenas doses de aprendizado cotidianas, diretas ao ponto, entre uma tarefa e outra, utilizando o acesso na palma da mão que os smartphones e os dispositivos móveis proporcionam.
Trata-se de uma nova forma de aprender que está totalmente articulada com a fluidez de tempo atual, distribuindo conhecimento em pílulas ou pequenas doses diárias e de uso imediato, conforme explica o diretor de tecnologia da Viddia, Ricardo Drummond.
A metodologia consiste em subdividir o conteúdo a ser estudado em pequenos blocos e disponibilizá-los por meio de vídeos, áudios, imagens, jogos, testes, frases e textos que possam ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar.
A chave do microlearning é que o conteúdo seja breve. “Ampliando a liberdade dos colaboradores para receber o treinamento é possível atualizar de forma mais ágil as informações que precisam ser reforçadas”, afirma Ricardo Drummond. “A aprendizagem torna-se interessante e flexível”, completa a professora da Fundação Dom Cabral (FDC), Fabiana Bigão.
Assim, o trabalhador pode aproveitar o período gasto até chegar à empresa ou ao voltar para casa para ouvir um podcast sobre determinado conteúdo, por exemplo.
Pode ainda assistir a um vídeo ou responder a um quizz enquanto aguarda atendimento em uma fila de banco, de uma repartição pública ou mesmo da bilheteria do cinema.
Ou, por fim, trocar as correntes de whatsapp que porventura tenha o hábito de receber e disseminar por mensagens e frases instrutivas vindas da organização em que trabalha.
A ferramenta tem muitas vantagens em relação ao e-learning tradicional. Em primeiro lugar, o microlearning é uma metodologia mais envolvente e, por isso mesmo, mais eficaz em engajar o colaborador. Mas há várias outras características que o tornam uma abordagem diferenciada:
Dá para aproveitar ainda mais o potencial do microlearning se a educação corporativa estiver atenta a certas peculiaridades da metodologia. Por exemplo:
Mesmo com tantos benefícios, é bom lembrar que a metodologia não consegue resolver todas as situações de aprendizagem demandadas pela educação empresarial. Para aplicá-la com eficiência, um primeiro passo é analisar se o tipo de conteúdo que será trabalhado pode ser adaptado para formatos compactos. O microlearning não é ideal para abordar conceitos muito complexos, por exemplo. Também não é indicado para tratar de temas que exijam estudo aprofundado. Para isso, outras abordagens são mais eficientes. Sendo assim, é sempre bom verificar as circunstâncias antes de optar pelo microlearning em um treinamento corporativo.
Outra observação importante é que a ferramenta funciona melhor quando está inserida em um amplo programa de pedagogia empresarial. Muitas vezes as pílulas de conhecimento atuam como um chamariz para atrair a atenção dos colaboradores para determinado assunto que, por sua vez, poderá ser abordado de forma mais ampla por meio de outros recursos.
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