Plataforma LMS deve permitir flexibilidade e personalização, além de explorar o potencial do microlearning e da gamificação
Dos 126,9 milhões de brasileiros conectados à internet atualmente, mais de 123 milhões (ou 97%) utilizam o celular como meio de acesso, de acordo com a última Pesquisa TIC Domicílios do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Pensando na educação on-line, num cenário como esse, é apenas uma questão de tempo para que os smartphones estejam dominando a forma de acesso dos alunos a cursos e treinamentos. Na Viddia, por exemplo, esse movimento já é claramente percebido. Pelo menos metade das pessoas que estudam por meio das plataformas e soluções oferecidas pela empresa mineira de educação on-line fazem isso pelo celular.
No rastro dessa tendência, portanto, organizações que ainda não se preocuparam em inserir a aprendizagem móvel em seus projetos de educação corporativa devem se apressar. Na hora de explorar esse recurso, é importante considerar algumas estratégias que podem ajudar a otimizar os resultados.
EAD corporativa e ambiente mobile: 7 pontos de atenção
1- LMS (Learning Management System) móvel ou responsivo a dispositivos móveis
Com o número crescente de colaboradores trabalhando em casa ou remotamente, torna-se fundamental para as empresas investir em um sistema de gestão de aprendizagem que seja responsivo aos dispositivos móveis. Isso significa, entre outros aspectos, projetar um ambiente virtual que ofereça flexibilidade e que seja adaptável às experiências do usuário.
2- Microlearning
A entrega de unidades de conteúdo cada vez menores, em “pílulas”, favorece o aprendizado em ambiente mobile e, portanto, precisa ser levada em consideração nos programas de treinamento empresarial on-line. Embora não seja a forma mais eficiente de tratar temas de maior profundidade, o microlearning é especialmente relevante na abordagem de assuntos de contextualização. Assim, num curso cujo tema exija certo conhecimento prévio, o microlearning funciona perfeitamente bem para introduzir termos técnicos, por exemplo, e para fazer um nivelamento dos participantes. Também pode ser eficiente nos processos de onboarding, para introduzir os novos colaboradores na cultura e nas atividades da organização. Essas pílulas de conteúdo já têm sido bastante aplicadas no EAD em geral, tanto pela facilidade de produção como de acesso para usuários.
3- Gamificação
Combinar o mobile learning com lógicas e elementos de jogos é seguramente uma forma de ampliar o envolvimento, a participação e o engajamento nos treinamentos corporativos.
Para compreender o significado dos elementos da gamificação, baixe nosso e-book sobre Gamificação na Educação Corporativa aqui. Ele aprofunda sobre casos de sucesso, os diferentes perfis de participantes e as melhores mecânicas de gamificação.
4- Video Learning
Nas plataformas de mídias sociais, os vídeos costumam ser o meio mais atrativo de transmitir uma mensagem. O mesmo vale para a aprendizagem corporativa on-line, uma vez que constituem a melhor maneira de transmitir conteúdos em movimento e de reduzir o tempo necessário para o aprendizado. Aliado ao mobile learning, vídeos de microaprendizado podem ser úteis para definir contextos, explicar um conceito, resolver um problema ou fazer um resumo do conteúdo. O ideal, porém, é produzir vídeos que utilizem a figura do professor.
Pesquisas científicas já mostraram que um dos seis fatores que contribuem para fazer o aluno se engajar e concluir um treinamento é ter acesso a aulas gravadas pelo professor. Quando o participante se envolve emocionalmente com um curso, a partir da proximidade que estabelece com o preceptor, ele também se engaja com o conteúdo e, obviamente, aprende melhor.
5- Compartilhar conhecimentos gerados pelo colaborador
Da mesma forma que as empresas hoje em dia lançam campanhas e incentivam os próprios clientes a criarem conteúdos sobre elas e seus produtos, estimular colaboradores a gerar conhecimento e compartilhar esse conteúdo pode ser extremamente envolvente e engajador na educação corporativa. Num mundo de uploads e distribuição fácil de conteúdos, via dispositivos móveis, a estratégia de explorar o conhecimento dos colaboradores torna-se ainda mais significativa.
6- Aprendizagem sob demanda
Para se adequar a todas as facilidades que os smartphones trouxeram, desde pesquisar uma localização até comprar ingressos e comida ou solicitar um meio de transporte, a educação empresarial precisa contar com uma plataforma LMS que atenda às necessidades específicas do treinamento e dos colaboradores. Isso quer dizer que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pela empresa deve oferecer aos colaboradores a possibilidade de pesquisar o que quiser, na hora que necessitar.
7- Caminhos de aprendizagem guiados e personalizados
Personalizar o aprendizado e guiar os conteúdos são maneiras já comprovadas de engajar alunos. Em treinamentos corporativos com base em aprendizagem móvel, isso não seria diferente. Aliás, é principalmente nos dispositivos móveis que se pode aproveitar ao máximo os hábitos pré-existentes dos participantes para, por exemplo, selecionar listas de reprodução de conteúdos específicos para aqueles que os visualiza.
Conheça nossa plataforma LMS responsiva
Temos uma plataforma de Educação Corporativa EAD poderosa e inteligente, com recursos de gamificação que garantem o maior índice de engajamento do mercado. Toda infraestrutura é gerenciada por nós e hospedada na nuvem, e os conteúdos poderão ser acessados através de qualquer dispositivo conectado à Web. Nossos dashboards permitem acompanhar o desempenho dos colaboradores e identificar lacunas de aprendizado.
Além da plataforma, temos o catálogo com os cursos de desenvolvimento profissional mais procurados do mercado, criados com nossa metodologia e com professores das melhores escolas de negócio do mundo. São cursos nas áreas de liderança, gestão de pessoas, comunicação interpessoal, inteligência emocional, negociação, solução de conflitos, gestão estratégica, inovação com design thinking, marketing, finanças, gestão de projetos e vendas de alta performance. Temos flexibilidade para construir pacotes diferenciados para empresas.
Acompanhe-nos nas redes sociais!
Siga-nos no Youtube, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!