Gamificação e engajamento na EAD

Novas formas de prover o ensino e a aprendizagem têm sido discutidas a partir da popularização das tecnologias, capazes de proporcionar flexibilidade de tempo, lugar e formato. Nesse contexto, a aprendizagem de qualidade constitui um desafio, sendo que a motivação e o engajamento dos alunos são tópicos que merecem atenção.  O relacionamento entre gamificação e engajamento tem sido um tópico constantemente pesquisado.

Conforme abordamos no artigo Gamificação: o que é?, a gamificação remete ao uso de elementos de jogos em contextos diferentes de jogos com o objetivo de mudar o comportamento das pessoas. Exemplos de gamificação ocorrem nos mais diversos contextos. Na educação on-line (EAD), a gamificação tem sido pesquisada e usada para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos. Os alunos engajados são mais dedicados, motivados e propensos a ter sucesso. Eles muitas vezes se tornam grandes empreendedores, que colocam seus aprendizados em prática e continuam a desenvolver suas habilidades além do que são formalmente ensinados. Falamos mais sobre a importância do engajamento na EAD no artigo Estudo inédito: 4 fatores que comprovadamente aumentam o engajamento na EAD.

Gamificação e engajamento

Adicionar diversão ao ambiente de aprendizagem por meio de vídeos bem humorados, recompensas, rankings e outros elementos gamificação pode gerar engajamento apenas em um nível superficial. Por isso é importante ter cuidado ao planejar o ambiente de ensino de forma a promover uma experiência de aprendizado de qualidade, onde o engajamento se sustente a longo prazo. Alunos realmente engajados desfrutam de recursos divertidos, mas também se sentem mais motivados para adquirir novos conhecimentos e habilidades do curso. 

O Censo EAD.BR 2015/2016 aponta que o engajamento na EAD ainda é baixo. Ou seja, o número de pessoas que finalizam os treinamentos na modalidade on-line muitas vezes não atende às expectativas e merece análise apropriada. O baixo engajamento na EAD levanta uma questão importante para todas as empresas que praticam iniciativas de educação corporativa: quais são os fatores que contribuem para o engajamento em treinamentos, em especial em treinamentos EAD? Para responder a essa pergunta, um estudo científico foi desenvolvido no Brasil sobre os fatores que levam ao engajamento das pessoas na EAD no cenário corporativo. Falaremos sobre esse estudo na próxima seção.

Estudo inédito sobre gamificação e engajamento

Para determinar quais fatores influenciavam na motivação e no engajamento dos alunos em EAD, a diretora da VIDDIA, professora  e consultora Fabiana Bigão, defendeu em junho de 2018, na Escola de Ciência da Informação da UFMG, a tese de doutorado intitulada Implicações da Gamificação no Projeto de uma Plataforma on-line: um estudo de caso. Mais de 15 mecânicas de gamificação foram adaptadas para o ambiente de EAD em um curso de Gestão de Projetos, e 100% dos alunos concluíram o curso com sucesso.

As principais emoções e sensações sentidas pelos participantes durante a experiência de aprendizagem são mostradas na imagem abaixo. É possível perceber que grande parte das emoções apontadas pelos participantes são positivas, mostrando que existe uma relação positiva entre elementos da gamificação e a motivação para a experiência do aprendizado.

 

Para avaliar os efeitos da gamificação na educação on-line, um longo trabalho de pesquisa foi conduzido com os seguintes resultados:

  1. Uma arquitetura genérica foi proposta para o ambiente gamificado de ensino e aprendizagem on-line. Para criar essa arquitetura, levou-se em consideração o perfil dos participantes, os comportamentos-alvo desses perfis e a diversão associada a cada um deles. Essa arquitetura proposta foi publicada em artigo científico que pode ser acessado aqui.
  2. Uma plataforma de ensino denominada VIDDIA, cujas principais funcionalidades podem ser acessadas aqui, foi desenvolvida e lançada comercialmente em agosto de 2017 com 10 cursos de desenvolvimento pessoal e profissional. Qualquer pessoa pode se matricular gratuitamente e assistir às 3 primeiras aulas de todos os cursos clicando aqui.
  3. Um estudo de caso foi conduzido com o curso de Gestão de Projetos, com pessoas de diferentes perfis em termos de idade, área de atuação e formação para analisar o comportamento e as emoções dos participantes que interagiram com elementos de gamificação da plataforma. O principal objetivo foi verificar como a gamificação promovia a motivação intrínseca dos participantes. A motivação é um dos aspectos mais desafiadores na educação on-line. Os elementos da gamificação não devem promover apenas a motivação extrínseca, pois isso não gera aprendizado de qualidade. Para saber a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca, clique aqui.
  4. Após a pesquisa do doutorado, outros estudos foram conduzidos com cursos diferentes e outros perfis de participantes, com resultados semelhantes em termos de motivação e emoções.

Muitas plataformas gamificadas no mercado apresentam apenas pontos, medalhas e rankings como recursos de gamificação para promover motivação. Porém, esses sistemas que usam apenas pontificação (conforme já explicamos aqui) não ajudam as pessoas a terem um senso real de comprometimento e motivação intrínseca capaz de mudar seu comportamento e permitir o engajamento de longo prazo. Os sistemas gamificados devem ser projetados cuidadosamente para abordar os desafios reais, e se concentrar em áreas em que ele pode fornecer o valor máximo, baseado em pesquisas existentes. A gamificação, assim como qualquer iniciativa que procura influenciar o comportamento humano, deve ser trabalhada para garantir que seu impacto seja positivo.

 

 

Para compreender o significado dos elementos da gamificação, baixe nosso e-book sobre Gamificação na Educação Corporativa aqui. Ele aprofunda sobre casos de sucesso, os diferentes perfis de participantes e as melhores mecânicas de gamificação.

Conheça nossa plataforma

Atualmente, a plataforma EAD construída para essa pesquisa é usada comercialmente por empresas em suas iniciativas de educação corporativa on-line. É possível conhecer todas as características dessa plataforma EAD, denominada VIDDIA CORP, clicando aqui. Conheça os casos reais de sucesso do uso dessa plataforma EAD clicando aqui.

Caso sua empresa esteja interessada em implantar educação a distância ou ensino híbrido, não deixe de conhecer as nossas soluções para empresas clicando aqui. Você também pode pedir a ajuda de um dos nossos consultores gratuitamente, sem compromisso.

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *