Os 6 cursos on-line mais procurados no mercado

Descubra se os colaboradores de sua empresa já possuem estas habilidades

Chega a mais de 10 milhões o número de pessoas matriculadas em cursos on-line no Brasil em 2020, de acordo com as últimas estatísticas da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Incluindo todas as modalidades (cursos livres, corporativos ou não, e cursos regulamentados), o aumento no volume de matrículas na educação a distância superou os 20% em relação à pesquisa anterior.

Ao que tudo indica, esse crescimento não vai desacelerar. Basta ver os dados da realidade brasileira – 67% da população têm acesso à Internet, 71% são usuários de smartphones e o tempo médio de conexão é de nove horas diárias – para compreender que, ao contrário, a tendência dos cursos on-line é de escalada.

É fácil entender o motivo da busca vertiginosa pela EAD. Na educação corporativa, em especial, os benefícios dos treinamentos virtuais são gigantescos.

A começar pela redução de custos, uma vez que as plataformas LMS são oferecidas como serviço no mercado, retirando da empresa os gastos com o desenvolvimento de um ambiente virtual. Fora isso, os conteúdos gravados alcançam muito mais pessoas do que nos cursos presenciais, e a empresa ainda pode estabelecer um banco de conteúdos, reduzindo despesas com produção de materiais.

Além do mais, já está comprovado que características inerentes à EAD corporativa, como flexibilidade de horários, possibilidade de desenvolver conteúdos personalizados e de inserir elementos de gamificação contribuem para aumentar o engajamento dos colaboradores. Resumindo, a participação nos cursos é maior e os resultados do treinamento, também.

Com tantas vantagens, programas de aprendizagem corporativa em ambientes virtuais tornaram-se os favoritos da pedagogia empresarial. E os cursos on-line, sejam livres ou vinculados a alguma instituição, concorrem lado a lado com os presenciais na preferência dos alunos.

Saiba mais sobre educação corporativa on-line no nosso e-book que pode ser acessado aqui.

A Viddia pesquisou e conseguiu descobrir quais são os cursos on-line mais procurados por pessoas interessadas em se desenvolver profissionalmente. Para as empresas, conhecer essa demanda pode ajudar na elaboração de programas de educação corporativa. Confira a lista abaixo e veja se os colaboradores de sua organização já possuem essas habilidades.

Liderança e Gestão de Equipes

Um bom líder deve estar apto a agregar as pessoas para trabalhar em espírito de equipe, desenvolver cada colaborador da maneira mais adequada, exercer o monitoramento sem demonstração de controle, promover a motivação e manter o clima organizacional saudável.

A proposta desse curso é preparar pessoas para exercer essas capacidades. Com ele será possível entender a diferença entre gerência e liderança, compreender as atividades envolvidas no ciclo de gestão de pessoas, identificar necessidades de desenvolvimento de recursos humanos, conhecer ferramentas de recompensa, monitoramento e feedback construtivo.

Comunicação Assertiva

Você já tentou dar um feedback a alguém e deixou a pessoa irritada? Tem dificuldade para dizer “não” quando necessário? Comporta-se de maneira agressiva quando precisa dizer verdades às pessoas? Evita conversas difíceis? Se a resposta for sim a essas perguntas, talvez esteja faltando a habilidade de comunicação interpessoal.

Esse curso ajudará o participante a trabalhar com o conceito de comunicação eficaz, conhecendo as barreiras da comunicação e sabendo evitá-las, entendendo a fórmula do melhor feedback, sabendo ser assertivo, praticar a escuta e se comportar em conversas difíceis.

Inteligência Emocional

Esse curso é voltado à solução de problemas ligados ao controle das emoções no dia a dia. O foco é contribuir para sanar dúvidas do tipo: como reconhecer minhas emoções e reduzir o efeito dos impulsos negativos sobre as outras pessoas? Como ter mais empatia? Como adequar minha personalidade às tarefas que tenho de realizar? Como reduzir distorções perceptivas, errar menos ao fazer julgamentos e me sentir motivado?

Os participantes irão aprender a identificar sua área de dominância cerebral, suas emoções e formas de reduzir os impulsos negativos; compreender quais são as atitudes emocionalmente inteligentes; conhecer os cinco componentes da inteligência emocional no trabalho, os modelos mentais e como interferem na percepção.

Negociação e influência

Aprenda a negociar usando os princípios da negociação de Harvard. Além das premissas, esse curso abordará os entraves de uma negociação ganha-ganha e as relações de poder. O participante aprenderá a utilizar ferramentas para identificar seu estilo de negociar, compreenderá a diferença entre posições e interesses e saberá planejar uma negociação de forma estruturada. Serão mostrados três estudos de casos, aproximando a teoria da prática de uma boa negociação.

Gestão ágil de Projetos

Esse curso ensina a estimar e planejar projetos de forma mais consistente e segura, ajudando na comunicação de problemas com os clientes e na compreensão das demandas do mercado por agilidade e eficiência em planejamento e gerenciamento.

O curso aborda desde os conceitos básicos, passando por exemplos práticos e modelos de cada etapa de execução do projeto, cujo conteúdo pode, inclusive, ser baixado para utilização imediata.

Marketing e competitividade

Saber identificar o mercado correto para um produto, as necessidades e os desejos do cliente, o preço mais adequado, os planos para criar um produto com marca forte e a melhor forma de promovê-lo são algumas das questões que esse curso pode ajudar a resolver.

Com ele o profissional aprenderá a compreender o mercado e a segmentá-lo, selecionando os clientes que deseja alcançar; identificar as principais ações para conceber o produto ou serviço a ser oferecido no mercado; determinar a estratégia de preços para criar um valor real; familiarizar-se com as formas de distribuição, promoção, comunicação e construção de relacionamento forte com os clientes.

Saiba mais

Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).

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Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.

Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.