5 motivos para fazer um curso on-line de boa qualidade

Segundo a amostra do Censo de Aprendizagem a Distância no Brasil (ABED) de 2014, houve quase 4 MILHÕES de matrículas em 25.166 cursos on-line. Comparando os dados de 2012 e 2014, o crescimento na oferta de cursos foi de 212%.

Obter conhecimento e interagir com outras pessoas on-line está ficando cada vez mais natural. De fato, a tecnologia está facilitando muito esse processo com uso de vídeos, animações, podcasts, imagens, exercícios de correção automática, fóruns, aprendizagem das máquinas, dentre outros.  Esses fatores, efetivamente, reduzem a distância entre as pessoas, bem como facilitam a assimilação do conteúdo. É por isso que o termo educação a distância tem sido substituído por educação on-line, pois não existe mais percepção de distância entre as pessoas, nem entre as pessoas e os conteúdos.
Existem várias características que favorecem a grande procura pela aprendizagem on-line:

1) Flexibilidade

Estudar on-line permite ao aluno estudar quando quiser, aonde quiser. A pessoa pode escolher o horário que tem maior produtividade para assistir às aulas.

2) Ganho de tempo com deslocamento

Não é necessário se deslocar para nenhum local físico para assistir às aulas. Para alguns alunos, dependendo da distância entre sua origem e o local de estudos, isso pode significar uma economia de mais de 300 horas no ano, só com deslocamento! Imagine o que você pode fazer com essas horas!

3) Maior networking

Ao contrário do que muitos pensam, a aprendizagem on-line, com os recursos oferecidos hoje, oferece maior possibilidade de networking do que a aprendizagem presencial. Isso porque os alunos têm a possibilidade de interagir e colaborar em turmas maiores. Os ambientes de aprendizagem hoje fornecem possibilidade de cada aluno cadastrar seu perfil e deixá-lo visível. Além disso, à medida que os alunos interagem para aprender e ensinar, eles ganham reputação na rede, ficando mais conhecidos pelas suas habilidades.

4) Maior engajamento

Ao contrário do que acontecia no passado, as novas tecnologias da aprendizagem on-line estimulam os alunos a se manterem mais engajados. Algumas plataformas, como a VIDDIA, usam a gamificação – uso de elementos de jogos – para motivar os alunos a manterem uma frequência de estudos, a colaborarem entre si e cumprirem sua meta, de uma forma mais agradável do que se estivessem em uma sala de aula tradicional. Além disso, o ambiente é todo desenhado pedagogicamente de forma a não cansar o aluno, e melhorar aspectos que a aprendizagem tradicional não tem condições de mudar. Por exemplo, já foi comprovado cientificamente que a atenção média das pessoas declina após 15-18 minutos assistindo aulas. Mesmo assim, na aprendizagem tradicional, as aulas continuam acontecendo em períodos de 50 minutos. Na aprendizagem on-line, é possível criar aulas em vídeo com tempos inferiores a 18 minutos, possibilitando uma aprendizagem melhor.

5) Maior acesso à qualidade

Até pouco tempo atrás, a aprendizagem on-line estava associada a má qualidade devido à falta de tecnologias baratas que suportassem um aprendizado e interação efetivos. Hoje esse preconceito já não faz mais sentido, pelo contrário. A aprendizagem on-line te dá possibilidades de pesquisar e encontrar, em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, o curso que melhor atenda ao seu requisito de qualidade, uma vez que você não precisa ficar restrito à região onde você mora. Dessa forma, é possível estudar com aquele professor que também ministra aulas em uma escola de negócios renomada, porque a educação on-line te possibilita esse acesso. O cuidado que você deve tomar ao fazer um curso é verificar a reputação e o que é oferecido em termos de vídeos, materiais complementares, conhecimento, experiência e didática do professor.

 

Então, se você ainda tinha alguma dúvida que a aprendizagem on-line pode ajudá-lo a completar sua formação ou manter seus conhecimentos atualizados, tudo indica que suas dúvidas já não fazem mais tanto sentido.

Baixe materiais gratuitos!

Em nosso site você encontra 12 e-books e ferramentas que te ajudarão a se desenvolver profissionalmente! Acesse www.viddia.com.br/downloads e confira!

Assista a aulas grátis 

A VIDDIA é uma startup de educação on-line e um dos seus diferenciais é a sua plataforma de ensino gamificada. Você pode experimentar grátis cursos on-line de desenvolvimento pessoal e profissional. Clique AQUI, veja o conteúdo dos treinamentos on-line e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Gamificação na educação on-line: diretora da VIDDIA defende doutorado Novas formas de prover o ensino e a aprendizagem têm sido discutidas a partir da popularização das tecnologias, capazes de proporcionar flexibilidade de tempo, lugar e formato. Nesse contexto, a aprendizagem de qualidade constitui um desafio e a motivação dos alunos é um tópico que merece atenção. A...
Gamificação: como pode ajudar na motivação? Gamificação remete ao uso de elementos e pensamentos centrados em jogos. Uma vez que os jogos estão ligados a entretenimento, motivação e engajamento, o objetivo do uso da gamificação é usar os elementos de jogos para tornar produtos e serviços não relacionados a jogos mais engajadores e divertidos....
Os círculos do conhecimento: arrogância e ignorância são irmãs inseparáveis! Você já ouviu a frase “quanto mais sei menos sei”? Achou um paradoxo? Mas não é! Existe uma analogia muito interessante sobre o assunto que é atribuída a um famoso físico. Ela se chama os círculos do conhecimento. Quando começamos a estudar alguma coisa, adquirimos algum conhecimento. Mas ju...
O mercado atual e seu papel dentro dele O mercado está diferente. Em geral, não temos visto mais grandes movimentações, grandes estruturações nas empresas. Normalmente, empresas com vantagens competitivas têm passado por processos frequentes de reconfigurações contínuas. E o nosso papel dentro desse mercado? Somos produtores intelectuais,...