Aprendizagem baseada em problemas: guia para aplicar com sucesso

Se tem algo que o boom do ensino remoto conseguiu mostrar é a importância de tornar o aluno protagonista de seu aprendizado. As ferramentas tecnológicas utilizadas para facilitar as aulas a distância deixaram muito claro que não há mais espaço para um ensino-aprendizagem eficaz se o estudante tiver uma postura passiva diante desse processo.

E para os professores, os desafios só aumentaram, já que eles precisam de uma dose extra de criatividade para ministrar aulas mais interessantes e participativas.

É aqui que ganha espaço a aprendizagem baseada em problemas, ou, em inglês, problem-based learning (PBL), uma das metodologias ativas de aprendizagem que mais tem dado resultados em termos de aplicação prática.

A PBL apoia-se numa estratégia em que os alunos trabalham com o objetivo de resolver alguma questão apresentada pelo professor. Dessa forma, a figura do estudante como receptor de informação perde lugar para um aprendiz que resolve questões e que aplica, no dia a dia, o conhecimento adquirido.

Eficiente tanto nas aulas on-line quanto nas presenciais, a aprendizagem baseada em problemas remexe os fundamentos de escolas e empresas que ainda estão ensinando com um pé no século passado, como abordou o jovem argentino, Ulises Brengi, numa reportagem do World Economic Forum intitulada “Reimaginando o futuro das competências: o que pensam os jovens?” A matéria ouviu ideias de jovens de diversos países sobre como redesenhar os sistemas de educação para atender às suas necessidades.

Com a PBL, é possível maximizar as vantagens da tecnologia moderna – que nem sempre é utilizada de modo a aproveitar todo seu potencial – e estimular o desenvolvimento de habilidades que são necessárias aos alunos para resolver problemas presentes e futuros.

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O que é aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Na PBL, o foco principal da aprendizagem está no processo de investigação, na aplicação e na integração de conhecimento. Geralmente, não há um produto final, mas quando ele existe, limita-se a algo mais simples, por exemplo, um relatório de grupo com resultados de uma pesquisa.

Diferentemente do método convencional de ensino, a aprendizagem baseada em problemas é realizada sem que haja uma exposição prévia de conteúdos pelo professor. Ela parte diretamente de uma situação-problema, que é exposta ao aluno para que ele, a partir da questão apresentada, investigue a teoria e desenvolva conhecimentos e atitudes com o objetivo de solucioná-la.

De forma geral, a PBL é uma estratégia de ensino-aprendizagem estruturada nas seguintes características fundamentais:

  1. O ponto de partida para a aprendizagem é um problema.
  2. O contexto do problema faz referência a uma situação que os alunos poderão enfrentar como futuros profissionais.
  3. O conhecimento que os alunos devem adquirir durante a sua formação profissional é organizado em torno de problemas em vez de disciplinas.
  4. Os alunos, individual e coletivamente, assumem uma maior responsabilidade na sua própria instrução e aprendizagem.
  5. A maior parte do aprendizado ocorre no contexto de pequenos grupos em vez de aulas expositivas. (BRIDGES, 1992).

Passo a passo da aprendizagem baseada em problemas

A PBL pode ser realizada de inúmeras maneiras. Uma das mais populares é pelo sistema de “sete passos” instituído pela Universidade de Maastricht, na Holanda (DEELMAN; HOEBERIGS, 2009).

O “Referencial de Maastricht”, como é conhecido, recomenda que, ao receber a situação-problema, o grupo busque solucioná-la seguindo as sete etapas que se seguem:

  1. Leitura da situação-problema e esclarecimento de termos desconhecidos.
  2. Identificação do problema proposto pelo enunciado.
  3. Discussão do problema e formulação de hipóteses para resolvê-lo.
  4. Resumo das hipóteses.
  5. Formulação dos objetivos de aprendizagem. Com base nos conhecimentos prévios, são identificados os assuntos que devem ser estudados para a resolução do problema.
  6. Estudo autônomo dos assuntos levantados no passo anterior. Esse estudo pode ser feito com a ajuda do facilitador, que pode disponibilizar videoaulas gravadas em uma plataforma LMS, por exemplo.
  7. Retorno ao grupo tutorial para discutir novamente o problema, à luz dos novos conhecimentos adquiridos na fase de estudo autônomo (BERBEL, 1998, p. 145-147).

POPBL: uma variação da aprendizagem baseada em problemas

Como destacado anteriormente, a aprendizagem baseada em problemas tem como ponto central a busca de informações para solução de uma questão previamente determinada, sem que isso, necessariamente, resulte em um produto ao final do processo.

Uma variante dessa metodologia é a aprendizagem baseada em problemas e organizada em projetos (POPBL). Nela, a aplicação e a integração de conhecimento têm como foco o desenvolvimento de um projeto, o qual caracterizaria, em última instância, o produto desse processo. As informações levantadas pelos alunos são destinadas a planejar, desenvolver e avaliar o projeto (NAYAN, 2014).

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Conclusões

Como toda metodologia, a aprendizagem baseada em problemas não precisa ser seguida à risca, podendo ser adaptada ao contexto e ao público ao qual está sendo aplicada. Supondo que uma pequena exposição prévia do conteúdo seja necessária, por exemplo, valeria a pena disponibilizá-la por meio de um repositório on-line.

O mais importante é que ela seja utilizada da melhor forma possível, para transformar a cultura de um aluno passivo e receptor de conhecimento em uma cultura de estudantes ativos, que buscam conhecimento para resolver um problema.

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Referências

  • BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface. Comunicação, Saúde e Educação, v. 2. n. 2, mar. 1998.
  • BRIDGES, Edwin M. Problem-based learning for administrators. Oregon, United States: ERIC Clearinghouse on Educational Management, 1992.
  • DEELMAN, Annechien; HOEBERIGS, Babet. A ABP no contexto da Universidade de Maastricht. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas: no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
  • NAYAN, Nazrul Anuar. Module 7: Introduction to Project Oriented Problemb-Based Learning. Faculty of Engineering, Universiti Kebangsaan Malaysia. january, 2014. Disponível em: http://nazrulanuar.files.wordpress.com/2014/01/popbl-introduction.pdf. Acesso em: 3 fev. 2014.
  • SOUSA, S. de O. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum Education, v. 32 n. 2, p. 237-245, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.11170. Acesso em: 20 fev. 2021.

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