Qual é a diferença entre o líder e o chefe? Quantos chefes que você conhece conseguem desempenhar eficazmente o papel que têm na formação de equipes e no desenvolvimento de pessoas?
Chefes são pessoas que possuem subordinados. Como tal, sua responsabilidade é alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da empresa em que trabalham, e só é possível fazer isto com gente motivada e engajada. Assim, todo chefe tem que gostar de pessoas e ter talento para lidar com elas. Porém, a realidade das empresas é diferente. Você já percebeu que muitos chefes trabalhavam como especialistas e foram promovidos a chefe sem terem capacitação para isso?
Segundo José Luiz Bichuetti, no artigo da Harvard Business Review, muitas universidades formam gestores sem ensina-los a gerir pessoas. E no currículo de um grande número de escolas de administração, existem várias matérias relacionadas à gestão financeira, vendas e tantas outras, e poucas dedicadas à gestão de gente. Os demais cursos, raramente fazem menção à gestão de pessoas.
O que significa gerir pessoas eficazmente?
Gerir gente eficazmente é saber definir as necessidades de pessoal, saber atrair, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, desenvolver, remunerar, reconhecer empenho (diferente de desempenho) e, até, saber demitir. Acima de tudo, é reconhecer que gente é o propulsor que move as empresas. Já falamos sobre engajamento de pessoas em outro artigo que pode ser acessado aqui.
Liderança e gerenciamento
Cada pessoa que ocupa um cargo de gestão precisa desenvolver as duas capacidades: a de liderança e a de gerenciamento. E não adianta ter uma gerência forte e uma liderança fraca, pois gera supercontrole e estagnação. Por outro lado, apenas uma liderança forte e um gerenciamento fraco pode tirar a empresa do controle. Isso porque gerência é necessária, traz ordem.
Qualquer pessoa que ocupa um cargo de gestão precisa equilibrar suas capacidades de gerenciamento com suas capacidades de liderança. E somente por meio desse equilíbrio é possível ter lucro e crescimento.
A importância da gerência
Gerência diz respeito ao enfrentamento da complexidade, pois ela traz ordem e consistência por meio de planos formais, estrutura e monitoramento de resultados.
Imagine uma empresa sem controle do trabalho realizado pelos funcionários? E sem conhecimento dos dias e horários em que eles estão na empresa? Mesmo em um ambiente de horário flexível, é importante ter um certo controle e informação para não prejudicar a produtividade.
A importância da liderança
Liderança diz respeito ao enfrentamento da mudança. Ela estabelece direção por definir a visão de futuro, comunicar essa visão aos funcionários, inspirar pessoas a superarem obstáculos.
Estamos liderando quando damos e recebemos feedbacks, ajudamos as pessoas em suas atividades por meio da motivação, damos exemplos, corrigimos rumos, comunicamos sempre com assertividade. Segundo Ram Charan, não é possível querer ser um grande líder sem ter trabalhado para um.
Quem deve saber sobre gestão de pessoas
Você acredita que a gestão de pessoas serve apenas àqueles que estão em cargo de gestão e liderança? Se você ainda tem esse pensamento, é um sinal de que está ultrapassado. A gestão de pessoas é uma das 10 habilidades principais que qualquer profissional deve desenvolver, segundo o relatório Future of Jobs do World Economic Forum.
Conhecer os fundamentos da liderança e gestão de pessoas é crucial para se credenciar para ganhar um cargo de liderança no futuro. E mesmo que você não ocupe cargo de liderança e nem tenha essa ambição, todos os dias você está lidando com pessoas, fazendo parte de uma equipe ou interagindo com pessoas para que os objetivos e metas da sua empresa sejam cumpridos.
Logo, muitas vezes, habilidades de integração de pessoas, desenvolvimento e preparação para mudança, reconhecimento e até mesmo gestão do clima podem fazer parte das suas responsabilidades. Se você for um profissional com essas habilidades, as pessoas começam a te ver como líder, mesmo sem ter cargo de liderança. E, assim, você acaba se tornando desejado pela empresa, convidado a participar de assuntos importantes, e se transforma em referência.
Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).
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