Workshop sobre gamificação: exemplo do Parque Tecnológico de Itaipu

O workshop sobre gamificação utiliza metodologias ativas de aprendizagem, tornando o aprendizado de adultos mais atraente, dinâmico e eficiente.  

O workshop sobre gamificação desenvolvido pela VIDDIA – que chamamos de Gamification Experience – consiste de uma experiência de aprendizagem desenvolvida para adultos inseridos nos ambientes de negócios, gestão, pessoas, marketing, vendas e educação. O objetivo do workshop é ensinar sobre como a gamificação pode ser usada em diferentes contextos para tornar as atividades do dia a dia mais divertidas e engajadoras e, com isso, mudar o comportamento das pessoas. Já detalhamos o conceito de gamificação em outro artigo que pode ser acessado aqui. Outros exemplos da aplicação da gamificação podem ser encontrados em outro artigo que escrevemos aqui. Alguns retornos positivos da aplicação da gamificação são citados abaixo*.

  • A Cisco aumentou em 10% as vendas por telefone e reduziu em 15% o tempo de ligações.
  • A SAP conseguiu obter 96% mais feedbacks dos usuários.
  • A Microsoft teve 16 vezes mais feedbacks sobre seus produtos.
  • A Ford dobrou a participação dos funcionários nos programas de treinamento on-line em 5 semanas.
  • A HP teve um aumento de 56,4% nas revendas.
  • A Applebees reduziu em 20% a rotatividade dos funcionários.

O workshop sobre gamificação utiliza diversas metodologias ativas de aprendizagem: estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem em times. Os principais benefícios são a maior autonomia e prazer no aprendizado, bem como absorção do conteúdo de forma mais rápida e dinâmica e efetiva colocação em prática.

O programa do workshop sobre gamificação

O workshop sobre gamificação pode ser desenvolvido no ambiente das empresas com duração de 4 ou 8 horas. O programa completo do workshop aborda os seguintes temas:

  • Por que gamificação
  • O que é diversão e como se relaciona com gamificação
  • Os 4 tipos de diversão
  • As emoções associadas à diversão
  • Conceito de gamificação
  • Gamificação, jogos sérios e brincadeiras – qual a diferença
  • Exemplos de gamificação nos negócios
  • Retorno da aplicação de gamificação
  • Psicologia motivacional
  • Motivações intrínseca e extrínseca
  • A Teoria da autodeterminação e o espectro da motivação de Ryan e Deci
  • A Teoria do Flow e sua relação com gamificação
  • Os diferentes perfis dos participantes no ambiente gamificado
  • Toolbox da gamificação: os elementos da gamificação
  • Modelagem de um ambiente gamificado: passo a passo para gamificar
  • Exemplos práticos de modelagens
  • Riscos da gamificação mal feita
  • Gamificação aplicada: elaboração de uma arquitetura gamificada

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI)

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi criado em 2003 pela Usina de Itaipu como braço direito para transformar a região por meio de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Ele surgiu a partir de uma articulação da Itaipu para a implantação de um ambiente apropriado ao desenvolvimento tecnológico, em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ele está instalado nos alojamentos que foram ocupados pelos operários que construíram a Usina de Itaipu nas décadas de 1970-1980. O PTI promove a união entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino.

Workshop sobre gamificação no PTI

Em novembro de 2018, o PTI contratou a VIDDIA para fazer um workshop prático sobre como implantar a gamificação no ambiente da empresa. O workshop teve duração de 8 horas. Durante esse período, as 50 pessoas inscritas foram divididas em times e participaram de uma experiência gamificada completa, identificando os tipos de diversão, o perfil de cada um dos participantes, conheceram um pouco sobre psicologia motivacional e aplicaram os elementos da gamificação em situações reais vividas pelos participantes. Cada grupo escolheu um problema da instituição a ser resolvido com a gamificação e propôs um projeto gamificado para resolver o problema. Ao final projeto foi apresentado e os participantes de outros times tiveram a oportunidade de contribuir.

O próprio workshop foi conduzido como um jogo de forma que os participantes pudessem compreender na prática como aplicar a gamificação e quais os efeitos de cada decisão. Esse foi o ponto forte comentado pela maioria dos participantes: a forte relação entre teoria e prática, possibilitando aplicar e experimentar o conteúdo ao longo do dia.

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Caso sua empresa esteja interessada em desenvolver um workshop customizado para aprender como funciona a gamificação, quais são as melhores técnicas e ferramentas e como implantar em sua empresa, entre em contato e faça um orçamento específico para sua demanda. Nossa especialista, Fabiana Bigão, é consultora e professora na área, e defendeu seu doutorado com foco em soluções gamificadas.

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*Fonte: DOT Group

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