Nexa implanta universidade corporativa em 3 dias

A Nexa Resources implantou com sucesso a universidade corporativa na Diretoria de Tecnologia e Extração Mineral usando a plataforma EAD VIDDIA CORP com cursos on-line de prateleira da VIDDIA. Em apenas 3 dias úteis, a solução estava em funcionamento para toda a equipe da Diretoria de Tecnologia e Extração Mineral.

A NEXA Resources é uma mineradora global que faz parte do conglomerado de empresas investidas da Votorantim. Atualmente ela é uma das maiores produtoras de Zinco do mundo. Principais fatos e números da empresa são exibidos na imagem abaixo:

A demanda

Em 2018, um diagnóstico sobre a maturidade em gestão de projetos foi realizado na Diretoria de Tecnologia e Exploração Mineral da Nexa Resources pela COO e consultora da Viddia, Fabiana Bigão. Após a apresentação do diagnóstico, a alta gestão decidiu realizar uma reestruturação organizacional de forma a fortalecer o PMO já existente e padronizar a gestão dos projetos de P, D & I, para que fosse possível ter mais visibilidade dos indicadores, melhor acompanhamento do andamento desses projetos e menor desperdício de recursos. A empresa já possuía um histórico positivo de gestão e acompanhamento desses projetos de pesquisa e inovação, e essa iniciativa buscava melhoria contínua da área.

A primeira iniciativa da nova estrutura do PMO foi desenvolver toda a equipe da Diretoria de Tecnologia a Extração Mineral nas práticas de Gestão de Projetos e relacionamento interpessoal. O conhecimento prático em projetos variava muito entre as pessoas da área, e era necessário fornecer um nivelamento sobre o assunto. Uma característica dessa equipe é a grande dispersão geográfica – as pessoas ficam lotadas nas cidades de Juiz de Fora, Três Marias, Vazante, Paracatu, em São Paulo e no Peru. Além disso, havia a necessidade de oferecer treinamentos imediatamente, de forma que os funcionários pudessem acessar os conteúdos sem aguardar a formação de turmas. Para atender a essa demanda, a VIDDIA implantou a universidade corporativa na área com os cursos que já existem no portfólio da empresa, desenvolvidos com nossa metodologia MEGIE: Gestão de Projetos, Comunicação Interpessoal e Inteligência Emocional.

O que é uma universidade corporativa

Uma universidade corporativa é uma instituição de ensino voltada para empresas. Em geral, universidades corporativas não são universidades no sentido estrito da palavra. Seu objetivo é fornecer formação específica para as pessoas que trabalham em uma empresa, de forma que os objetivos de aprendizagem estejam sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Dessa forma, as universidades corporativas oferecem cursos específicos, alinhados às necessidades de desenvolvimento dos funcionários.

É comum que grande parte das estruturas de uma universidade corporativa sejam virtuais. Isso significa que as trilhas de aprendizagem são organizadas por meio de cursos on-line, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), também conhecidos como learning management systems (LMS) ou simplesmente plataforma EAD.  

Plataforma EAD

Uma plataforma EAD é um local onde são publicados todos os conteúdos dos cursos on-line de uma instituição. Nesse tipo de plataforma, as videoaulas e conteúdos dos cursos devem estar hospedados em um local acessível para os alunos. Além da acessibilidade, a experiência que um participante tem ao assistir a um curso on-line é fundamental para o aprendizado dele. Apenas disponibilizar vídeos e materiais complementares não é o suficiente para uma experiência de aprendizado positiva. Ainda que os cursos disponibilizados tenham conteúdo de qualidade e úteis aos participantes, se o aluno não conseguir acessar a ferramenta na qual ele vai assistir o conteúdo e realizar as atividades, bem como gostar da experiência, a instituição não terá sucesso em sua iniciativa de EAD. Falamos mais sobre os indicadores de sucesso em treinamentos corporativos em outro artigo que pode ser acessado aqui.

Existem funcionalidades básicas que toda plataforma EAD de uma universidade corporativa virtual deve oferecer. Dentre essas funcionalidades básicas, o acesso aos conteúdos por meio de qualquer dispositivo móvel é fundamental, dando liberdade ao participante. Outras funcionalidades básicas dizem respeito ao planejamento e oferta dos cursos: videoaulas, apostilas e anexos em qualquer formato, possibilidade de divisão dos cursos em módulos, cadastro de usuários, emissão de certificados, fóruns, exercícios on-line de diversos tipos, controle de acesso e emissão de certificados. Além disso, relatórios de desempenho e gerenciais são exemplos de informações úteis que todo gestor de treinamentos precisa. Nós criamos um check-list com 28 critérios que devem ser considerados para escolher a melhor plataforma EAD em outro artigo que pode ser acessado aqui.

Como a universidade corporativa Nexa School foi implantada

Foi criada a plataforma Nexa School exclusivamente para a empresa, com o domínio nexaschool.com, com cursos VIDDIA nas áreas de gestão de projetos e habilidades interpessoais. A equipe de P, D & I iniciou o curso de gestão de projetos em agosto de 2018. Futuramente, a empresa poderá inserir na plataforma outros cursos produzidos internamente ou em parceria com a  VIDDIA. O resultado pode ser visto na imagem abaixo. A plataforma, com os cursos de prateleira disponibilizados para 40 pessoas de toda diretoria, ficou pronta em 3 dias úteis.


Resultados e benefícios

Os benefícios dessa abordagem foram visíveis. Além de permitir flexibilidade para que os participantes estudassem nos horários de sua preferência, no seu ritmo e com autonomia, o conteúdo podia ser revisto quantas vezes fosse necessário. O benefício mais importante foi a possibilidade de aplicar o que foi aprendido no curso de Gestão de Projetos imediatamente, na construção da metodologia de gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da diretoria de tecnologia da Nexa Resources. 

Utilizando a plataforma VIDDIA CORP para realizar os cursos on-line, o índice de satisfação dos funcionários da empresa foi de 90%. A plataforma VIDDIA CORP foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa de doutorado com ênfase em educação a distância. Utilizando mecânicas de gamificação na plataforma e na metodologia de criação dos cursos on-line, conseguimos obter 92% de engajamento médio dos alunos.

Caso sua empresa esteja interessada em desenvolver um programa de treinamento nossa plataforma EAD e nossos cursos de prateleira, não deixe de conhecer as nossas soluções para empresas clicando aqui. Você também pode pedir a ajuda de um dos nossos consultores gratuitamente, sem compromisso.