Comunicação eficaz: 4 barreiras que devemos tratar

Você já passou por alguma situação em que a sua percepção errada a respeito de algo ou alguém atrapalhou seu relacionamento? Ou a percepção de alguém a seu respeito te atrapalhou? Pois é, essa é uma das barreiras da comunicação eficaz.

 

Comunicação eficaz é aquela focada em um propósito, direcionada às pessoas certas, direta e assertiva. A assertividade significa dizer o que se pensa e sente, permitindo que o outro responda, se fazendo entender, mas querendo entender a outra parte também. Para compreender melhor a diferença entre a comunicação passiva, agressiva e assertiva, preparamos outro artigo que pode ser acessado aqui.

Este artigo trata das 4 barreiras da comunicação eficaz de forma que seja possível identificá-las no seu dia-a-dia e tentar minimizá-las. Ele é baseado e adaptado do capítulo do livro Desenvolvimento Interpessoal, de Fela Moscovici.

Filtragem

A filtragem refere-se à manipulação da informação de um emissor para que seja vista mais favoravelmente pelo receptor. Por exemplo, quando um gerente diz a seu chefe o que ele pensa que seu chefe quer ouvir, ele está filtrando informação. Isso acontece muito em organizações? Claro! Ao ser passada para cima, para os executivos seniores, a informação tem que ser condensada e sintetizada pelos subalternos para que aqueles no topo não fiquem sobrecarregados com informação. Os interesses e percepções pessoais do que é importante por aqueles que estão fazendo a sintetização vão resultar em filtragem. Segundo um ex­-vice-presidente de grupo da General Motors, a filtragem de comunicações através de níveis na GM tornou impossível aos gerentes seniores terem informação objetiva porque “especialistas de níveis mais baixos forneciam informação de uma maneira que eles conseguissem a resposta que queriam.”

O determinante principal de filtragem é o número de níveis na estrutura da organização. Quanto mais níveis verticais na hierarquia da organização, mais oportunidades existem para filtragem.

Percepção seletiva

Os receptores no processo de comunicação vêem e ouvem seletivamente baseando-se em suas necessidades, motivações, experiências, formação e outras características pessoais. Receptores também projetam seus interesses e expectativas na comunicação enquanto a decodificam. O entrevistador de empregos que espera que uma candidata ao cargo vá colocar a família à frente de sua carreira provavelmente verá isso nas candidatas mulheres, independentemente das candidatas se sentirem dessa forma ou não. Normalmente não vemos a realidade; em vez disso, interpretamos o que vemos e chamamos de realidade.

Defensiva

Quando as pessoas sentem que estão sendo ameaçadas, elas tendem a reagir de forma a reduzir sua capacidade de atingir a compreensão mútua. Isto é, elas tomam-se defensivas – engajando-se em comportamentos tais como atacar outros verbalmente, fazer observações sarcásticas, ser extremamente críticas e questionar os motivos de outros. Assim, quando os indivíduos interpretam a mensagem do outro como ameaçadora, eles geralmente respondem de forma que atrapalham a comunicação eficaz.

Linguagem

Palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes. “Os significados das palavras não estão nas palavras; eles estão em nós”. Idade, educação e formação cultural são três das variáveis mais óbvias que influenciam a linguagem que uma pessoa usa e as definições que ela dá às palavras. O artista de rap Snoop Doggy Dogg e o escritor/analista-político William F. Buckley, Jr., falam inglês. Mas a linguagem que cada um usa difere enormemente uma da outra. Na verdade, a “pessoa comum” pode ter dificuldade de entender os vocabulários dos dois indivíduos.

Numa organização, os empregados geralmente têm diversas formações e, conseqüentemente, diferentes padrões de linguagem. Além disso, o agrupamento de empregados em departamentos cria especialistas que desenvolvem seu próprio jargão ou linguagem técnica. Em grandes organizações, seus membros também estão geralmente bastante dispersos geograficamente – até mesmo operando em países diferentes -, e os indivíduos em cada locação usarão termos e frases que são específicos às suas áreas. E a existência de níveis verticais pode também causar problemas de linguagem. A linguagem dos executivos seniores, por exemplo, pode ser difícil de entender para os empregados de operação, não familiarizados com o jargão administrativo. 

O ponto é que ainda que você e eu falemos uma linguagem comum, nosso uso dessa linguagem está longe de ser uniforme. Se soubéssemos como cada um de nós modifica a linguagem, as dificuldades de comunicação seriam minimizadas. O problema é que os membros de uma organização, geralmente, não sabem como os outros com quem eles interagem modificaram a linguagem. Emissores tendem a presumir que as palavras e termos que usam significam para o receptor o mesmo que significa para eles. Isto, claro, é geralmente incorreto, criando então dificuldades de comunicação.

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre o tema e um check-list de dicas para ter uma comunicação eficaz, baixe nosso e-book de Comunicação Eficaz aqui!

Assista aulas GRÁTIS sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre comunicação eficaz, assista grátis a aulas do curso online de Comunicação Interpessoal, que discute sobre os fatores principais da comunicação, a percepção, a assertividade, a inferência, a escuta ativa e conversas difíceis. Clique aqui, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos companhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Sente-se incompreendido? Veja como melhorar a comunicação. Comunicação é um tema muito importante, capaz de construir ou destruir relacionamentos. Se você já passou por situações em que se sentiu incompreendido, esse post pode te ajudar. Podemos dizer que, desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivên...
3 questões que você precisa saber sobre comunicação não verbal Segundo Stephen Robins, embora saibamos que os movimentos do corpo sejam uma parte importante do estudo da comunicação e do comportamento, as conclusões devem ser necessariamente cuidadosas. Este artigo aborda 3 coisas que qualquer profissional deve saber sobre comunicação não verbal.  Se voc...
Por que é difícil dar e receber feedback? Todos nós precisamos de feedback, tanto positivo quanto do negativo. É importante saber o que estamos fazendo de forma positiva, bem como o que precisamos melhorar, para podermos corrigir as ineficiências e mantermos os acertos.   Feedback é um termo originado da eletrônica que signif...
O pior problema da comunicação e como ele pode te enganar Sem comunicação, não existe relacionamento entre as pessoas. Logo, comunicar é essencial para todo ser humano. A todo momento nos comunicamos por meio do que fazemos e deixamos de fazer, por meio do que vestimos e do nosso comportamento. Nós também recebemos mensagens de outras pessoas de diversas f...