Sente-se incompreendido? Veja como melhorar a comunicação.

Comunicação é um tema muito importante, capaz de construir ou destruir relacionamentos. Se você já passou por situações em que se sentiu incompreendido, esse post pode te ajudar.

comunicação

Podemos dizer que, desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivência. Nós nos comunicamos por diversos motivos, entre eles informar as pessoas sobre algo, persuadir as pessoas a fazerem ou deixarem de fazer algo, ou lembrar as pessoas sobre algo. 

O grande desafio na comunicação interpessoal é conseguir passar sua mensagem de forma clara, e saber ouvir atentamente a outra parte de forma a compreender a mensagem do outro. Quando esses dois objetivos são atingidos, dizemos que houve comunicação legítima, pois as pessoas realmente consideraram a outra parte e se interessaram em compreender e serem compreendidas. Já abordamos sobre um dos piores problemas da comunicação em outro artigo que pode ser acessado aqui. Este post é destinado àquelas pessoas que realmente estão interessadas em construir relacionamentos duradouros, interessados em se comunicar de forma legítima.

Para você que vai se comunicar

O processo de comunicação sempre envolve um emissor, quem está comunicando, e o receptor, quem está recebendo a informação. O emissor tem muita responsabilidade ao elaborar e transmitir a sua mensagem. É importante que ele tenha consciência de que ele não comunica o que deseja, e sim o que o receptor compreende. O significado da informação está em quem recebe essa informação. Isso significa que podemos transmitir uma mensagem com uma intenção, e o receptor da informação pode interpretar de uma forma completamente diferente. 

Dessa forma, é importante tomar cuidado e considerar o público para o qual você está se comunicando. Um público de adolescentes interpreta uma mensagem de uma forma diferente de um público de advogados acima de 50 anos, por exemplo. Mesmo que o teor da mensagem seja igual, a forma de comunicar deve ser diferente para os dois públicos.

Se você está recebendo a informação

Do lado do receptor, de quem está recebendo a mensagem, também é importante que ele considere o que o emissor está querendo dizer. É claro que, para aumentar as chances de ser compreendido, a responsabilidade principal é do emissor, ao elaborar e transmitir a sua mensagem. Porém, nos tempos em que todos estão se comunicando apenas para provarem que estão certos, vale a pena investigar e se preocupar com a mensagem que o emissor está querendo dizer.

Dessa forma, ao invés de apenas fazer inferências, pesquise a fonte da informação, para tentar garantir que a comunicação conteça corretamente. O vídeo abaixo apresenta mais dicas exemplificadas para melhorar a comunicação, falando sobre modelos mentais e empatia. Vale a pena conferir!

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre o tema e um check-list de dicas para ter uma comunicação eficaz, baixe nosso e-book de Comunicação Eficaz aqui!

Assista aulas GRÁTIS sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre comunicação eficaz, assista grátis a aulas do curso online de Comunicação Interpessoal, que discute sobre os fatores principais da comunicação, a percepção, a assertividade, a inferência, a escuta ativa e conversas difíceis. Clique aqui, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos companhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

 

Publicações relacionadas


Como melhorar sua comunicação com uma dica Veja a imagem abaixo e diga: é um pássaro ou um sinal de interrogação? Quem está recebendo a mensagem passada por essa imagem pode interpretar das duas formas. Por isso é importante cuidar da comunicação. Quando falamos em comunicação, é importante pensar em duas perspectivas. A primeira pers...
Três dicas financeiras para quem está começando uma empresa Segundo pesquisa do CBINSIGHTS, 70% das startups americanas morrem por volta de 20 meses após conseguirem financiamentos de até US$1 milhão. Ou seja, dinheiro não vale nada se você não conhece de estratégia e de finanças. Lançar uma empresa bem sucedida envolve ter um bom produto em mãos, que...
Quatro motivos para você deixar de ser multitarefa agora mesmo Muitos de nós caímos na tentação de iniciar várias atividades ao mesmo tempo, principalmente quando temos uma longa lista de coisas a fazer e queremos ser produtivos, certo? Pois estudos das Universidades de Stanford, London e Sussex mostram que ser multitarefa é muito menos produtivo do que realiza...
Os 3 Elementos da Procrastinação Procrastinar, empurrar com a barriga, fazer a gestão abdominal das coisas, deixar para depois aquelas atividades que poderíamos fazer agora. Por que isso acontece com as pessoas? Na nossa vida, nem sempre fazemos somente as atividades que gostamos! Quando estamos prestes a fazer alguma atividade qu...