Avaliação de desempenho: como fazer?

Faz sentido avaliar o desempenho de uma pessoa individualmente quando o resultado do seu trabalho depende do desempenho de outras pessoas?

A avaliação de desempenho é o ponto de partida para oferecer feedback construtivo a gestores e colaboradores. É a partir da avaliação e do feedback que as empresas têm condições identificar melhorias e focar esforços para que elas ocorram. Contudo, um relatório da Fast Company aponta que 74% dos colaboradores jovens não entendem o que os gestores pensam de sua performance durante a avaliação de desempenho, e o que podem melhorar na empresa. Em muitos casos, o processo de avaliação de desempenho nas organizações acaba sendo algo inútil e realizado apenas como uma obrigação.

Leia também: Os diferentes tipos de motivação e o seu desempenho.

É importante lembrar que empresas são sistemas compostos por pessoas, regras, cultura, dentre tantas outras questões que, de forma conjunta, criam valor para os seus clientes. A capacidade de gerar valor é responsabilidade de todos os agentes que formam esse sistema. Dessa forma, nenhum de nós, individualmente, é responsável pela totalidade do desempenho de uma empresa, ele deve ser avaliado de forma sistêmica.

Outro ponto importante é que o desempenho de uma pessoa depende das interações que ela tem com as outras pessoas que trabalham na mesma empresa. Portanto, se o desempenho é coletivo e o nosso trabalho acontece em relações com outras pessoas, faz sentido estabelecer metas individuais ou medir a produtividade de uma pessoa?

O trabalho das pessoas tornou-se complexo. Muitas vezes, para obter um resultado esperado, é necessário uma equipe para processar todo o conhecimento disponível e gerar valor para o negócio.  Por outro lado, é possível identificar dentro do processo de trabalho algumas atividades que são realizadas individualmente por uma pessoa. Nestes casos, cabe à empresa avaliar se é possível medir o desempenho individual, se faz sentido e se essas atividades geram mais valor para o negócio.

Cabe ressaltar que, algumas vezes, uma atividade individual tende a ser operacional, agregar pouco valor e pode ser automatizada por software ou máquinas. “Atividades individuais e isoladas (que não sofrem nenhuma influência de outras pessoas na empresa) costumam criar menos inovações e gerar menos valor para o negócio no contexto atual da economia do conhecimento. Logo, pode ser um desperdício querer monitorar o desempenho destas atividades no processo de trabalho, já que o verdadeiro valor está na inovação criada a partir do trabalho coletivo.” (Matheus Haddad)

A avaliação de desempenho é um tema amplo e este artigo tem como objetivo iniciar o assunto. Ele está diretamente relacionado ao reconhecimento e à gestão do clima organizacional. Se você tiver interesse em compreender melhor esse ciclo de gestão de pessoas, bem como as principais funções do líder e do gestor, baixe no nosso e-book de Gestão de Pessoas de Forma Eficaz clicando AQUI.

Saiba mais sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre o assunto, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Liderança e Gestão de Equipes, ministrado por Roselúci Mafia, professora das melhores escolas de negócio do mundo. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Os diferentes tipos de motivação e o seu desempenho Todos já devem ter ouvido falar sobre dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. O que poucos sabem é que existem maneiras diferentes pelas quais as pessoas se motivam, e isso impacta na qualidade da experiência vivida por cada indivíduo.   Motivação é um tema de interesse gera...
Como melhorar seu desempenho pessoal e no trabalho Você já passou por situações em que teve um desempenho excelente em um período (dia ou semana), e no período seguinte seu desempenho piorou? Você não está sozinho! Entenda por que isso acontece e como melhorar seu desempenho geral. Todas as pessoas possuem um certo nível de competências e habilid...
Os perigos dos indicadores de desempenho Para conhecer a performance de uma empresa, é necessário estabelecer parâmetros de medidas que facilitem o empreendedor ou o gestor na tomada de decisão. Os indicadores de desempenho são métricas essenciais para qualquer empreendedor, pois permitem representar de forma aritmética o desempenho em ati...
O que é meritocracia e por que é difícil implantá-la Quando nós oferecemos nosso trabalho para as empresas, o que nós esperamos? Que sejamos recompensados ou reconhecidos pelo trabalho que oferecemos, certo? A meritocracia está relacionada com isso - reconhecimento, mérito. Meritocracia é um conjunto de valores que diz  que a posição de uma pes...