Faz sentido avaliar o desempenho de uma pessoa individualmente quando o resultado do seu trabalho depende do desempenho de outras pessoas?
A avaliação de desempenho é o ponto de partida para oferecer feedback construtivo a gestores e colaboradores. É a partir da avaliação e do feedback que as empresas têm condições identificar melhorias e focar esforços para que elas ocorram. Contudo, um relatório da Fast Company aponta que 74% dos colaboradores jovens não entendem o que os gestores pensam de sua performance durante a avaliação de desempenho, e o que podem melhorar na empresa. Em muitos casos, o processo de avaliação de desempenho nas organizações acaba sendo algo inútil e realizado apenas como uma obrigação.
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É importante lembrar que empresas são sistemas compostos por pessoas, regras, cultura, dentre tantas outras questões que, de forma conjunta, criam valor para os seus clientes. A capacidade de gerar valor é responsabilidade de todos os agentes que formam esse sistema. Dessa forma, nenhum de nós, individualmente, é responsável pela totalidade do desempenho de uma empresa, ele deve ser avaliado de forma sistêmica.
Outro ponto importante é que o desempenho de uma pessoa depende das interações que ela tem com as outras pessoas que trabalham na mesma empresa. Portanto, se o desempenho é coletivo e o nosso trabalho acontece em relações com outras pessoas, faz sentido estabelecer metas individuais ou medir a produtividade de uma pessoa?
O trabalho das pessoas tornou-se complexo. Muitas vezes, para obter um resultado esperado, é necessário uma equipe para processar todo o conhecimento disponível e gerar valor para o negócio. Por outro lado, é possível identificar dentro do processo de trabalho algumas atividades que são realizadas individualmente por uma pessoa. Nestes casos, cabe à empresa avaliar se é possível medir o desempenho individual, se faz sentido e se essas atividades geram mais valor para o negócio.
Cabe ressaltar que, algumas vezes, uma atividade individual tende a ser operacional, agregar pouco valor e pode ser automatizada por software ou máquinas. “Atividades individuais e isoladas (que não sofrem nenhuma influência de outras pessoas na empresa) costumam criar menos inovações e gerar menos valor para o negócio no contexto atual da economia do conhecimento. Logo, pode ser um desperdício querer monitorar o desempenho destas atividades no processo de trabalho, já que o verdadeiro valor está na inovação criada a partir do trabalho coletivo.” (Matheus Haddad)
A avaliação de desempenho é um tema amplo e este artigo tem como objetivo iniciar o assunto. Ele está diretamente relacionado ao reconhecimento e à gestão do clima organizacional. Se você tiver interesse em compreender melhor esse ciclo de gestão de pessoas, bem como as principais funções do líder e do gestor, baixe no nosso e-book de Gestão de Pessoas de Forma Eficaz clicando AQUI.
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