Quantas vezes você perdeu a paciência e disse coisas de uma forma que não caiu bem? E quantas vezes alguém fez isso com você? No fim das contas, ficou desagradável, não é mesmo?
Esses comportamentos de comunicação tem a ver com o que chamamos de assertividade, passividade e agressividade. Neste artigo, trataremos sobre esses 3 assuntos.
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Aspectos que interferem no processo de comunicação
O grande desafio na comunicação interpessoal é conseguir passar sua mensagem de forma clara, sem barreiras, e saber ouvir atentamente a outra parte de forma a compreender a mensagem do outro. Quando esses dois objetivos são atingidos, dizemos que houve comunicação legítima.
Muitas vezes, temos dificuldade de nos comunicarmos eficazmente devido a vários motivos:
- A comunicação não verbal, ou seja, nossos gestos, tom de voz e expressões faciais, estão em desacordo com a mensagem que queremos passar. Isso gera confusão no nosso interlocutor.
- Algumas vezes, devido à percepção e ao viés de confirmação, nosso interlocutor entende a mensagem de forma completamente diferente do que queríamos passar.
Para aumentarmos a probabilidade de nossa mensagem ser compreendida corretamente pelo nosso interlocutor, vale a pena conhecer os 3 diferentes tipos de comportamento durante uma comunicação.
Comportamento passivo
O comportamento passivo de comunicação é aquele em que dizemos sim quando queremos dizer não. Ou seja, negamos nossos sentimentos e desejos.
Esse comportamento, muitas vezes adotado pelos brasileiros, devido ao fato de serem sociáveis e evitarem conflitos no trabalho, podem gerar angústia, sentimento de incapacidade e até mesmo doenças, como gastrites e úlceras.
Comportamento agressivo
O comportamento agressivo, por outro lado, é aquele em que as pessoas se impõem, julgando e avaliando os outros, muitas vezes até desqualificando e desconsiderando.
A pessoa com esse tipo de comportamento está sempre tensa e preparada para o ataque ou defesa, gerando tensão e conflito.
Comportamento assertivo
A assertividade, por sua vez, significa que temos o direito de dizer o que pensamos e sentimos, mas você só é assertivo quando permite que o outro te responda, quando você procura se colocar no lugar do outro, se fazendo entender, mas querendo entender a outra parte também.
No comportamento assertivo, a pessoa diz sim quando quer dizer sim e diz não quando quer dizer não. Porém, a forma com que a comunicação é feita não agride, é feita para ser compreendida. A pessoa reconhece valor nas pessoas e se responsabiliza pelos seus comportamentos.
Dos 3 comportamentos citados, qual deles você considera melhor, tanto no ambiente pessoal quanto profissional, para tornar relacionamentos melhores?
No vídeo abaixo, a consultora e professora Roselúci Ramos explica mais sobre o assunto.
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