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4 dicas para melhorar a comunicação interpessoal

A falha de comunicação tem sido apontada como um dos principais fatores associados a má eficiência organizacional. Uma das grandes falhas da comunicação é a ilusão de que ela realmente aconteceu.

Temos que cuidar para que nossa mensagem não apenas chegue aos ouvidos do nosso interlocutor, como também seja compreendida da forma que queremos. Para isso, precisamos nos preparar para o que falar, como falar e o quanto falar

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Principais itens de atenção no processo de comunicação

Roselúci Ramos, professora e consultora em programas de desenvolvimento gerencial e lideranças em diversas empresas de renome nacional e internacional, ressalta que apenas emitir uma mensagem, sem os devidos cuidados, não garante que o receptor vá interpretá-la corretamente (ou seja, como se pretendia).

Para aumentar a chance de nossa mensagem ser compreendida corretamente, os seguintes itens devem ser considerados no processo de comunicação.

  1. Quem está comunicando? Que papel essa pessoa desempenha? Quais canais ela possui para se comunicar?
  2. Para quem a comunicação é direcionada?
  3. Qual é a melhor linguagem ou o(s) símbolo(s) usados para a comunicação?
  4. Qual é o melhor canal a ser usado para que a mensagem seja compreendida? Conversa presencial? Telefonema? Whatsapp? E-mail?
  5. Qual é o melhor momento para comunicar?
  6. Como garantir que a mensagem foi recebida e, principalmente compreendida? Como garantir que não houve barreiras na comunicação?

Vale lembrar que a comunicação não-verbal é o meio mais eficiente de transmitir uma mensagem a alguém.

Ações simples podem fazer a diferença na comunicação

Nem todos os ouvidos estão preparados para ouvir todas as verdades durante todo tempo. Portanto, é preciso ter estratégias para fazer a sua verdade chegar ao ouvido do outro da melhor forma.

Muitas vezes, com ações descomplicadas, podemos melhorar a forma com que nossa mensagem chega até os outros.

No vídeo a seguir, a consultora Roselúci Ramos apresenta quatro dicas simples que já fazem diferença no processo de comunicação.

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