Você sabe a diferença entre cliente, consumidor, comprador e usuário?

Compreender corretamente o conceito de cliente é muito importante para qualquer pessoa ou empresa que ofereça um produto ou serviço.

Todas as pessoas e empresas oferecem valor por meio do seu trabalho, serviço ou produto. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor.

O papel do marketing

Segundo Bruno Fernandes, professor da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA e consultor na área, o marketing começou como uma ferramenta para promover melhor os produtos, o que ajudava a estimular as vendas. Dessa forma, inicialmente o produto era criado e depois buscava-se um mercado para ele. Depois, o caminho foi invertido: o comportamento e as necessidades do consumidor passaram a ser compreendidos primeiro, depois o produto era concebido e ofertado.

Em seguida, o marketing evoluiu para procurar compreender e mostrar os valores daquilo que estava sendo ofertado, buscando uma conexão mais emocional com consumidor. Entenda mais sobre as necessidades do cliente, desejo e demanda no nosso e-book sobre marketing Empresarial Aplicado!

Para compreender e buscar uma conexão com o consumidor, é importante compreender a diferença entre os conceitos de usuário, comprador, consumidor e cliente. Preste atenção, porque às vezes a diferença está no detalhe!

Usuário

O usuário é aquele indivíduo que faz uso do produto. Se compramos um brinquedo para um bebê de 6 meses, o bebê é o usuário. Na concepção do produto ou serviço de uma empresa, é importante conhecer bem quem é o usuário, o que ele sente, do que gosta, quais são seus hábitos, o que o incomoda, o que o deixa feliz, e como o produto ou serviço pode ajudar o usuário. Quando falamos sobre o composto de marketing ou mix de marketing, são as necessidades do usuário que determinam como o produto deve ser concebido.

Comprador

O comprador é aquele que efetua a transação, que monetiza o processo. Logo, no contexto do mix de marketing, o comprador influencia as ações de promoção do produto ou serviço. Isso porque o sentido da promoção é comunicar a proposta de valor, desenvolver relações favoráveis com o comprador, informando e persuadindo a aceitar o produto e fomentar sua procura.

Consumidor

O consumidor é aquele participa do processo de escolha, podendo ser inclusive o usuário. Mas não confunda o consumo com uso! O consumo está ligado à escolha. No exemplo do bebê, a mãe ou o pai podem ter comprado o brinquedo. Neste caso, são eles os consumidores.

Cliente

E o que seria o cliente, então? Todos os citados acima são o cliente. O cliente é aquele que se relaciona de qualquer maneira com a empresa. Ele pode se relacionar com uma empresa usando o produto dela ou comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que puder. O cliente também pode se relacionar com essa empresa valorizando a marca, valorizando produto ou indicando o produto.

Logo, o cliente é aquele que se relaciona com a empresa. Portanto, você pode afirmar que é um cliente da Ferrari mesmo sem ter comprado um carro dela, de acordo com o conceito de cliente acima.  😉

Saiba mais sobre como pensar no composto de marketing para sua empresa ou seus serviços no nosso e-book sobre marketing Empresarial Aplicado!

Conheça nosso curso Marketing Empresarial Aplicado

O curso de Marketing Empresarial Aplicado da VIDDIA oferece condições de compreender e aplicar as ferramentas de Marketing no contexto organizacional. Com esse curso é possível entender e diferenciar o significado de mercado, ambientes de marketing, valor para o cliente, posicionamento competitivo, produto, preço, canais, branding, segmentação de mercado, targeting, comportamento do consumidor, relacionamento, promoção, marketing digital e inteligência de marketing. Marketing não é sorte, não é mágica, é gestão.

Este curso é bastante completo e oferece uma visão ampla do marketing, com quase 300 minutos distribuídos em 30 videoaulas, centenas de slides que acompanham as aulas, artigos, glossário de marketing e um modelo de plano de marketing que ajudam a colocar o aprendizado imediatamente em prática.

 Leve o curso Marketing Empresarial Aplicado para sua empresa

Temos o catálogo com os melhores cursos de desenvolvimento profissional do mercado, criados com nossa metodologia e com professores das melhores escolas de negócio do mundo. Temos flexibilidade para construir pacotes diferenciados para empresas. Entre em contato e saiba mais.

 

 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!