O que é Mix de Marketing e como usar na prática?

Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing para alcançar um público: Preço, Praça, Produto e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio, eles tendem a influenciar e conquistar o público.

O Composto de Marketing ajuda a definir, não apenas como vender mais, mas também como ser mais efetivo na conquista e manutenção dos clientes. É aquela velha questão: se todo mundo toma banho com sabonete, por que algumas marcas vendem mais do que outras? Por que algumas são tão mais caras? Por que as pessoas têm preferência de marca?

A preferência e preço estão relacionados à capacidade de mostrar ao público que existe um diferencial. Um sabonete vendido no quiosque de um shopping, onde seu cheiro e cor podem ser associados ao efeito terapêutico no humor das pessoas, pode ser percebido como item muito mais valioso do que se estivesse na prateleira de um mercado. O conjunto desses Ps vai se alterando, se ajustando a cada uma dessas situações para que clientes e empresas possam se beneficiar.

Produto
É tudo o que se refere aos “bens e serviços” que uma empresa disponibiliza ao mercado-alvo, para “atenção, aquisição, uso ou consumo”, tendo em vista a satisfação de necessidades do cliente. Todo produto ou serviço contém um conjunto de benefícios, com elementos tangíveis e intangíveis, que geram satisfação física e psicológica do consumidor quando realiza uma compra.

Como definir o produto na prática?
Para definir seu produto ou serviço que oferece ao mercado, você deve responder a cada uma das questões abaixo. Muitas vezes, você precisará de tempo para amadurecer nas respostas, ou até mesmo de ajuda de outras pessoas.

  • O que o cliente quer do produto?
  • Quais características precisa ter?
  • Como será usado?
  • Qual sua aparência?
  • Qual seu nome?
  • Qual sua marca?
  • Como se diferencia dos outros no mercado?

Preço
O preço consiste da “soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de ter ou usar um bem ou serviço”. O processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tem em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação. É importante verificar se o preço será competitivo diante da concorrência. A definição do preço de um produto deve ter em conta o valor criado para o consumidor.

Como definir o preço na prática?
Para definir o preço do seu produto ou serviço, você deve é importante responder às questões abaixo. Não responda com pressa, pesquise bastante. Muitas vezes a definição ideal de preço ocorrerá apenas após testes com o mercado.

  • Qual o valor oferecido pelo produto?
  • Já existem referências na área?
  • O cliente é sensível a preço?
  • Como seu produto será comparado?

Praça (Distribuição)
A praça está relacionada com a disponibilização dos produtos ao mercado consumidor. Produzir um produto e disponibilizá-lo ao consumidor final exige uma rede de relações entre clientes, fornecedores e revendedores, integrados na cadeia logística da empresa. Pensar nos canais vai ajudar a definir onde e como o produto ou serviço estará acessível aos consumidores. Dessa forma, a distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.

Como definir a praça na prática?
Para definir como seu produto será distribuído, pense nas respostas das seguintes perguntas:

  • Onde o cliente procura pelo produto?
  • Como você pode acessar canais de distribuição?
  • Qual tipo de esforço de venda?
  • Onde seus concorrentes estão?

Promoção
Ao contrário do que muitos pensam, promoção não significa liquidação de preços, e sim fazer com a mensagem de marketing da sua marca chegue aos clientes certos. A promoção é feita por meio de um conjunto de ferramentas que mistura publicidade, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal, marketing direto e online. O sentido da promoção é sempre comunicar a sua proposta de valor, desenvolver e manter relações favoráveis com o cliente, informando-o e persuadindo-o, de forma a melhor aceitar o produto da empresa, fomentando, assim, a procura.

Pense nas respostas das questões abaixo para se planejar melhor para promover seu produto:

  • Onde anunciar o produto?
  • Qual o melhor momento para promover?
  • Qual o padrão de mercado para esse tipo de produto?
  • O mercado é sazonal? Qual é o calendário?

O conteúdo deste post faz parte no nosso e-book de Princípios do Marketing Empresarial Aplicado. Se você quiser se aprofundar no assunto, você pode baixar nosso e-book aqui.

Leve nosso curso de Marketing Empresarial Aplicado para sua empresa

O curso de Marketing Empresarial Aplicado da VIDDIA oferece condições de compreender e aplicar as ferramentas de Marketing no contexto organizacional. Com esse curso é possível entender e diferenciar o significado de mercado, ambientes de marketing, valor para o cliente, posicionamento competitivo, produto, preço, canais, branding, segmentação de mercado, targeting, comportamento do consumidor, relacionamento, promoção, marketing digital e inteligência de marketing. Marketing não é sorte, não é mágica, é gestão.

Temos o catálogo com os melhores cursos on-line de prateleira, que podem ser adquiridos por empresas. Todos os cursos são produzidos e gravados por professores das melhores escolas de negócio da América Latina. Nossos cursos são totalmente baseados em vídeos interativos, e-books e documentos para download, além de quizzes para verificação de aprendizagem. Temos flexibilidade para construir pacotes diferenciados para empresas. Entre em contato e saiba mais.

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebookTwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *