Marketing: como ter uma marca forte

Como o marketing pode ajudar a qualquer prestador de serviço ou empreendedor a criar uma marca mais respeitada? Como pode ajudar a criar mais valor para o cliente?

Muitas pessoas compram um produto ou contratam um serviço dizendo que foi a melhor relação custo-benefício. Frases como estas são comuns:

“Escolhi um celular mais caro porque o custo-benefício valeu a pena!”

“Aquela sobremesa é cara, mas o sabor é maravilhoso, dá para ver que o produto é de qualidade, vale a pena!”

“Preferi comprar online porque o custo do frete compensa o tempo que eu iria gastar para ir ao shopping.”

Na verdade, o que produz valor para o cliente é a relação dos benefícios comparados aos custos. Em outro artigo sobre marketing que você pode acessar aqui, falamos de 5 passos para criar valor e construir relacionamentos com clientes. Neste artigo vamos falar mais sobre a relação custo-benefício e a importância de se ter uma marca forte, aumentando os benefícios para o cliente.

Custo-benefício ou benefício-custo?

Os benefícios são capazes de produzir desejos nos clientes. Ou seja, quanto maiores os benefícios percebidos sobre algo, mais desejo vai provocar e, consequentemente, mais valor é percebido. Quais são os benefícios típicos que um produto ou serviço pode oferecer? Exemplos de benefícios são:

  • O resultado que o uso do produto vai trazer
  • A experiência que o serviço ou produto vai proporcionar
  • A imagem provocada por usar uma marca boa
  • Se o serviço prestado foi bom
  • Entre outros

Muitas vezes os clientes prestam mais atenção nos custos do que nos benefícios, mapeando a relação de valor com base nesses custos. Isso acontece porque alguns custos são tangíveis. Um exemplo típico é o custo monetário do produto. Mas os custos para o cliente não estão apenas associados ao custo monetário. Eles podem estar relacionados, por exemplo, ao tempo até o cliente possa desfrutar do produto. Muitas vezes uma pessoa está disposta a pagar para ganhar tempo, preferindo comprar um produto no e-commerce e pagar mais para receber mais rápido, por exemplo.

Logo, o valor total para o cliente é a percepção de tudo que promove benefícios em detrimento daquelas coisas que podem promover custos. Nesse somatório, custos são inversamente proporcionais ao valor percebido e benefícios são diretamente proporcionais ao valor percebido.

Exemplos de como o marketing pode fazer produtos iguais terem valores diferentes

Qual o objetivo de quem compra e usa uma caneta BIC? E de quem usa uma caneta Mont Blanc? Ambas são extremamente lucrativas para suas marcas, mas possuem um valor completamente diferente para o cliente. O mesmo acontece ao comparar um café normal e do Starbucks. Este último não é o melhor café, não é o mais diferenciado, existem outros melhores. Mas o café do Starbucks é muito mais caro que outros cafés que podem ser até melhores. O diferencial está na força da imagem da marca. O valor da marca Starbucks confere maior valor ao produto. Eles conseguem isso porque o foco não está no produto café, e sim no local onde o café é vendido, na experiência que o Starbucks proporciona e na força da marca que foi criada ao longo do tempo. Certamente existe um grande trabalho de marketing por trás da percepção de valor dos clientes.

O vídeo abaixo aborda justamente os exemplos de produtos iguais com valores diferentes. Ele é apresentado pelo consultor de marketing e professor da VIDDIA e das melhores escolas de negócio do Brasil, Bruno Fernandes.

Dessa forma, construir uma marca forte envolve tempo, geração de benefícios e foco no cliente para proporcionar a melhor entrega ao menos custo. Esses conceitos são a essência do marketing. Ao contrário do que muitos pensam, marketing não está associado a enganar as pessoas com propagandas. Marketing é um tema estratégico para qualquer pessoa ou empresa que deseja se diferenciar hoje. Se você quiser saber mais sobre assunto, você pode baixar nosso e-book de Princípios do Marketing Empresarial Aplicado gratuitamente aqui.

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