Marketing: como ter uma marca forte

Como o marketing pode ajudar a qualquer prestador de serviço ou empreendedor a criar uma marca mais respeitada? Como pode ajudar a criar mais valor para o cliente?

Muitas pessoas compram um produto ou contratam um serviço dizendo que foi a melhor relação custo-benefício. Frases como estas são comuns:

“Escolhi um celular mais caro porque o custo-benefício valeu a pena!”

“Aquela sobremesa é cara, mas o sabor é maravilhoso, dá para ver que o produto é de qualidade, vale a pena!”

“Preferi comprar online porque o custo do frete compensa o tempo que eu iria gastar para ir ao shopping.”

Na verdade, o que produz valor para o cliente é a relação dos benefícios comparados aos custos. O vídeo abaixo aborda exemplos de produtos iguais com valores diferentes. 

Em outro artigo sobre marketing que você pode acessar aqui, falamos de 5 passos para criar valor e construir relacionamentos com clientes. Neste artigo vamos falar mais sobre a relação custo-benefício e a importância de se ter uma marca forte, aumentando os benefícios para o cliente.

Custo-benefício ou benefício-custo?

Os benefícios são capazes de produzir desejos nos clientes. Ou seja, quanto maiores os benefícios percebidos sobre algo, mais desejo vai provocar e, consequentemente, mais valor é percebido. Quais são os benefícios típicos que um produto ou serviço pode oferecer? Exemplos de benefícios são:

  • O resultado que o uso do produto vai trazer
  • A experiência que o serviço ou produto vai proporcionar
  • A imagem provocada por usar uma marca boa
  • Se o serviço prestado foi bom
  • Entre outros

Muitas vezes os clientes prestam mais atenção nos custos do que nos benefícios, mapeando a relação de valor com base nesses custos. Isso acontece porque alguns custos são tangíveis. Um exemplo típico é o custo monetário do produto. Mas os custos para o cliente não estão apenas associados ao custo monetário. Eles podem estar relacionados, por exemplo, ao tempo até o cliente possa desfrutar do produto. Muitas vezes uma pessoa está disposta a pagar para ganhar tempo, preferindo comprar um produto no e-commerce e pagar mais para receber mais rápido, por exemplo.

Logo, o valor total para o cliente é a percepção de tudo que promove benefícios em detrimento daquelas coisas que podem promover custos. Nesse somatório, custos são inversamente proporcionais ao valor percebido e benefícios são diretamente proporcionais ao valor percebido.

Exemplos de como o marketing pode fazer produtos iguais terem valores diferentes

Qual o objetivo de quem compra e usa uma caneta BIC? E de quem usa uma caneta Mont Blanc? Ambas são extremamente lucrativas para suas marcas, mas possuem um valor completamente diferente para o cliente. O mesmo acontece ao comparar um café normal e do Starbucks. Este último não é o melhor café, não é o mais diferenciado, existem outros melhores. Mas o café do Starbucks é muito mais caro que outros cafés que podem ser até melhores. O diferencial está na força da imagem da marca. O valor da marca Starbucks confere maior valor ao produto. Eles conseguem isso porque o foco não está no produto café, e sim no local onde o café é vendido, na experiência que o Starbucks proporciona e na força da marca que foi criada ao longo do tempo. Certamente existe um grande trabalho de marketing por trás da percepção de valor dos clientes.

Dessa forma, construir uma marca forte envolve tempo, geração de benefícios e foco no cliente para proporcionar a melhor entrega ao menos custo. Esses conceitos são a essência do marketing. Ao contrário do que muitos pensam, marketing não está associado a enganar as pessoas com propagandas. Marketing é um tema estratégico para qualquer pessoa ou empresa que deseja se diferenciar hoje.

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