Qual é a diferença entre marketing, propaganda e vendas?

Todas as pessoas, sejam profissionais liberais, prestadores de serviço, ou funcionários de grandes empresas, oferecem VALOR por meio do seu trabalho. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor.

Segundo Bruno Fernandes, professor e consultor na área, muitas pessoas pensam que entendem de marketing. O marketing de fato começou como uma ferramenta para promover melhor os produtos, o que ajudava a estimular as vendas. Dessa forma, inicialmente o produto era criado e depois buscava-se um mercado para ele. Depois, o caminho foi invertido: o comportamento e as necessidades do consumidor passaram a ser compreendidas primeiro, depois o produto era concebido e ofertado. Em seguida, o marketing evoluiu para procurar compreender e mostrar os valores daquilo que estava sendo ofertado, buscando uma conexão mais emocional com consumidor.

Dessa forma, o marketing ajuda a qualquer empresa, empreendedor ou profissional a serem mais efetivos na conquista e manutenção dos clientes. É aquela velha questão: se todo mundo toma banho com sabonete, por que algumas marcas vendem mais do que outras? Por que algumas são tão mais caras? Por que as pessoas têm preferência de marca? Falamos mais sobre esse assunto em outro artigo que pode ser acessado aqui. Você também pode se aprofundar mais sobre o tema baixando nosso e-book gratuitamente aqui.

Bruno Fernandes cita três conceitos que as pessoas normalmente confundem, e eles são explicados abaixo.

Propaganda

Marketing e propaganda são conceitos integrados, a propaganda é uma das ferramentas de promoção, e acaba sendo uma das ações estratégicas de marketing, mas marketing é muito maior que propaganda. É possível traçar outras estratégias sem usar propaganda. Dessa forma, não é correto dizer que o marketing é igual a propaganda. A propaganda pode ser uma ação efetiva de marketing.

Ludibriar

Muitas pessoas acham que o marketing foi feito apenas para enganar, para iludir as pessoas, para fantasiar. Esse é um conceito deturpado. Marketing é o processo de criação de valor, e o valor só vai existir se ele for REAL, se ele for DE FATO.

Vender mais

A venda nunca foi o objetivo do marketing, e sim a consequência. Obviamente, um trabalho bem feito de marketing faz com que a venda positiva seja uma consequência desse processo. Empresas estrategicamente bem estruturadas possuem bons resultados de venda, pois constantemente buscam entender seus clientes, estabelecer relações duradouras no mercado, se diferenciar em relação aos concorrentes e entender as mudanças de cenário. Isso acarreta em bons resultados de venda, ou em vendas sustentáveis no processo empresarial.

Veja o que Bruno Fernandes tem a dizer sobre o assunto no vídeo abaixo:

Assista aulas grátis sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre os assuntos abordados nesse artigo, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Marketing Empresarial Aplicado, ministrado pelo consultor e professor das melhores escolas de negócio do mundo, Bruno Fernandes. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Os encantos da Disney O verbo "encantar", que aparece em tantos livros de marketing, serve prioritariamente à Disney. Ninguém consegue ter uma gestão de clientes e trabalhar tão bem a excelência nos serviços e produtos que ela oferece aos clientes. É por isso que todos os dias os parques estão lotados. E não é barato ent...
Fisgado pela NETFLIX O que a NETFLIX tem de tão especial? Por que ela consegue entregar séries e produtos para públicos tão diferentes, em um modelo de negócios novo, fruto de uma ideia tão simples, que não foi aproveitada por empresas do segmento audio-visual? O que mais chama a atenção para a NETFLIX é como ela CONVER...
Marketing, Papai Noel e a Coca-cola Pense um pouco: qual é o benefício funcional do refrigerante Coca-cola? Ele não mata a sede, é a água que faz isso. Mas há mais de 100 anos, a Coca-cola é líder em todos os mercados que atua, uma das marcas mais fortes do mundo. Por que? MARKETING. Papai Noel. Coca-cola. Assista ao vídeo e saiba ...
Sente-se incompreendido? Veja como melhorar a comunicação. Comunicação é um tema muito importante, capaz de construir ou destruir relacionamentos. Se você já passou por situações em que se sentiu incompreendido, esse post pode te ajudar. Podemos dizer que, desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivên...