Comunicação é uma habilidade capaz de construir ou destruir relacionamentos. Se você já passou por situações em que se sentiu incompreendido, esse post pode te ajudar.
O grande desafio da comunicação
Podemos dizer que, desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivência. Nós nos comunicamos por diversos motivos, entre eles informar as pessoas sobre algo, persuadir as pessoas a fazerem ou deixarem de fazer algo, ou lembrar as pessoas sobre algo.
O grande desafio na comunicação interpessoal é conseguir passar sua mensagem de forma clara, e saber ouvir atentamente a outra parte de forma a compreender a mensagem do outro.
Quando esses dois objetivos são atingidos, dizemos que houve comunicação legítima, pois as pessoas realmente consideraram a outra parte e se interessaram em compreender e serem compreendidas.
Em outros artigos do nosso blog, já abordamos sobre um dos piores problemas da comunicação, bem como 4 barreiras que devemos prestar atenção. Este post é destinado àquelas pessoas que realmente estão interessadas em construir relacionamentos duradouros, interessados em se comunicar de forma legítima e assertiva.
Para você que vai se comunicar
O processo de comunicação sempre envolve um emissor, quem está comunicando, e o receptor, quem está recebendo a informação.
O emissor tem muita responsabilidade ao elaborar e transmitir a sua mensagem. É importante que ele tenha consciência de que ele não comunica o que deseja, e sim o que o receptor compreende.
O significado da informação está em quem recebe essa informação. Isso significa que podemos transmitir uma mensagem com uma intenção, e o receptor da informação pode interpretar de uma forma completamente diferente.
Dessa forma, é importante tomar cuidado e considerar o público para o qual você está se comunicando.
Um público de adolescentes interpreta uma mensagem de uma forma diferente de um público de advogados acima de 50 anos, por exemplo. Mesmo que o teor da mensagem seja igual, a forma de comunicar deve ser diferente para os dois públicos.
Se você está recebendo a informação
Do lado do receptor, de quem está recebendo a mensagem, também é importante que ele considere o que o emissor está querendo dizer.
É claro que, para aumentar as chances de ser compreendido, a responsabilidade principal é do emissor, ao elaborar e transmitir a sua mensagem. Porém, nos tempos em que todos estão se comunicando apenas para provarem que estão certos, vale a pena investigar e se preocupar com a mensagem que o emissor está querendo dizer.
Dessa forma, ao invés de apenas fazer inferências, pesquise a fonte da informação, para tentar garantir que a comunicação conteça corretamente.
O vídeo abaixo apresenta mais dicas exemplificadas para melhorar a comunicação, falando sobre modelos mentais e empatia. Vale a pena conferir!
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