4 dicas para melhorar a comunicação interpessoal

A falha de comunicação tem sido apontada como um dos principais fatores associados a má eficiência organizacional. Uma das grandes falhas da comunicação é a ilusão de que ela aconteceu. Temos que cuidar para que nossa mensagem não apenas chegue aos ouvidos do nosso interlocutor, como também seja compreendida da forma que queremos. Para isso, precisamos nos preparar para o que falar, como falar e o quanto falar.

Nem todos os ouvidos estão preparados para ouvir todas as verdades durante todo tempo. Portanto, é preciso ter estratégias para fazer a sua verdade chegar ao ouvido do outro da melhor forma.

Roselúci Mafia, professora da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA, consultora e instrutora em Programas de Desenvolvimento Gerencial e Equipes em diversas empresas de renome nacional e internacional, ressalta que apenas emitir uma mensagem, sem os devidos cuidados, não garante que o receptor vá interpretá-la corretamente (ou seja, como se pretendia). Dessa forma, é preciso considerar no processo de comunicação:

  • Quem está comunicando a quem, em termos de papéis que essas pessoas desempenham.
  • A linguagem ou o(s) símbolo(s) usados para a comunicação, e a respectiva capacidade de levar a informação e esta ser entendida por ambas as partes.
  • O canal de comunicação, ou o meio empregado e como as informações são recebidas através dos diversos canais (tais como comunicação falada ou escrita).

Muitas vezes, com ações simples, podemos melhorar a forma com que nossa mensagem chega até os outros. No vídeo a seguir, Roselúci apresenta quatro dicas simples que já fazem diferença no processo de comunicação.

Se quiser saber um pouco mais, criamos o e-book que  fala sobre um modelo de comunicação, os três elementos principais da comunicação interpessoal, as barreiras da comunicação eficaz, os perigos da inferência e sobre o papel da escuta ativa para se comunicar melhor.

Clique aqui e faça o download do e-book Comunicação Eficaz.

 

Publicações relacionadas


Tudo o que você precisa saber sobre inferência para se comunicar melhor A comunicação é essencialmente um processo interativo no qual as pessoas constroem significados e desenvolvem expectativas sobre suas experiências. É importante compreendermos que as pessoas muitas vezes interpretam o que estamos comunicando de uma maneira completamente diferente do que gostaríamos....
Você é competente? Conheça os 5 elementos que definem competência Você já deve ter ouvido dizer que os gestores estão contratando as pessoas com base nas capacidades técnicas e demitindo devido a atitudes não desejadas. Pois bem, o significado de competência envolve todos esses conceitos, e vale a pena conhecê-los. O que é uma pessoa competente na sua opini...
7 dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho Emoções sentidas e emoções demonstradas: um assunto delicado. Há 20 anos, Richard D. Roberts, doutor em filosofia e psicologia pela Universidade de Sydney, dedica-se ao desenvolvimento de análise e avaliações emocionais e de personalidade. Autor de mais de uma dúzia de livros e de mais de 15...
O que é Mix de Marketing e como usar na prática? Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing para alcançar um público: Preço, Praça, Produto e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio, eles tendem a influenciar e conquistar o públic...