Algumas teorias sugerem que a personalidade praticamente já esta formada aos seis anos de idade, porém outras correntes defendem que há períodos críticos ao longo da vida que interferem na formação da personalidade, de forma que ela continua sendo alterada ao longo da vida.
Quando observamos uma floresta de longe, vemos inúmeras árvores aparentemente iguais. Porém, quando nos aproximamos, vemos que nenhuma árvore é igual à outra. Da mesma forma acontece quando vemos uma multidão: vemos um grupo de pessoas aparentemente iguais, mas cada uma tem mundo próprio, uma maneira própria de ser.
A personalidade se revela na forma de pensar, de se expressar, no tipo de interesse, e na maneira de lidar com situações diversas. Engloba uma mistura de características, atitudes, valores, crenças, que são únicas para cada pessoa. A maneira de andar, de falar, a aparência, o tipo de conversa, todos esses elementos formam a essência do que somos.
O que é personalidade?
A palavra personalidade vem do latim persona, que significa máscara. Os primitivos atores gregos e romanos usavam no palco máscaras de madeira com diversas expressões durante suas apresentações. Podemos conceituar personalidade como o conjunto de características que formam o alicerce para o comportamento de cada pessoa, e definir característica de personalidade como a predisposição ou tendência que uma pessoa tem de se comportar de determinada maneira.
A hereditariedade tem uma influência em torno de 50% sobre a formação da personalidade. Acredita-se que o ambiente seja responsável por mais ou menos 30% a 40%, e o restante está relacionado a variáveis situacionais marcantes.
Neste sentido podemos considerar que a personalidade é um conjunto de características biológicas, psíquicas e sociais que tornam o indivíduo único e ímpar.
Alias, indivíduo significa indivisível, organismo único, uno, distinguível dos demais do grupo. Vem do latim individúus. Algumas pessoas preferem trabalhar em grupos, outras preferem ficar sozinhas, outras estão sempre à procura de desafios; alguns gostam de pescar, outros de jogar tênis. A nossa personalidade nos torna únicos.
Cuidado com os rótulos
Já que os traços de personalidade podem ser modificados à medida que o indivíduo interage com o meio, é, de certo modo, ingênuo rotular pessoas e querer predizer seus comportamentos com toda certeza. As influências que a pessoa sofre do meio podem favorecer ou dificultar o ajustamento do indivíduo. Frustrações, traumas, pressões, estresse são alguns fatores que podem alterar a personalidade, desintegrando-a ou fortalecendo-a.
Para compreender a personalidade, a identificação dos traços psicológicos por si só não é suficiente. É preciso entender como eles se relacionam e interagem entre si, em função de determinadas situações. Duas pessoas consideradas corajosas podem reagir de formas diferentes diante de uma situação de perigo, pois outros fatores pessoais podem atuar nessa situação diferentemente para cada uma delas.
Influência da personalidade no trabalho
É de nossa personalidade que depende nossa motivação, estado de ânimo, rendimento no trabalho, manejo de conflitos, entre outros. Dessa forma, as características de personalidade são importantes porque afetam significativamente o desempenho no trabalho.
Alguns autores consideram que a maioria dos fracassos no cargo não é devido à inteligência ou à competência, mas a características de personalidade e inteligência emocional. Nesse aspecto, é importante haver uma adequação pessoa-trabalho.
Por exemplo, se uma pessoa tem que lidar constantemente com o público, mas possui baixa sociabilidade, ela irá considerar seu trabalho um fardo penoso. Ao fim de cada dia, estará estressada e cansada e, na manhã seguinte, chegará ao trabalho mal humorada.
Também já se sabe que fatores estressantes têm relação direta com os acidentes de trabalho. A personalidade interfere na condição de saúde da mesma forma como faz com nosso comportamento, e sua ação pode ser favorável ou desfavorável.
No vídeo abaixo, a consultora e professora Clara Linhares fala da diferença entre personalidade e tipo psicológico.
Fonte:: Texto adaptado da profa. e consultora Clara Linhares.
Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).
Conheça nosso catálogo aqui.
Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.
Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.