Você sabe a diferença entre cliente, consumidor, comprador e usuário?

Compreender corretamente o conceito de cliente é muito importante para qualquer pessoa ou empresa que ofereça um produto ou serviço.

Todas as pessoas e empresas oferecem valor por meio do seu trabalho, serviço ou produto. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor.

Segundo Bruno Fernandes, professor da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA e consultor na área, o marketing começou como uma ferramenta para promover melhor os produtos, o que ajudava a estimular as vendas. Dessa forma, inicialmente o produto era criado e depois buscava-se um mercado para ele. Depois, o caminho foi invertido: o comportamento e as necessidades do consumidor passaram a ser compreendidos primeiro, depois o produto era concebido e ofertado. Em seguida, o marketing evoluiu para procurar compreender e mostrar os valores daquilo que estava sendo ofertado, buscando uma conexão mais emocional com consumidor.

Mas vamos ao que interessa

Para compreender e buscar uma conexão com o consumidor, é importante compreender a diferença entre os conceitos de usuário, comprador, consumidor e cliente. Preste atenção, porque às vezes a diferença está no detalhe!

  • O usuário faz uso do produto. Se compramos um brinquedo para um bebê de 6 meses, o bebê é o usuário.
  • O comprador é aquele que efetua a transação, que monetiza o processo.
  • O consumidor é aquele participa do processo de escolha, podendo ser inclusive o usuário. Mas não confunda o consumo com uso! O consumo está ligado à escolha. No exemplo do bebê, a mãe ou o pai podem ter comprado o brinquedo. Neste caso, são eles os consumidores.
  • E o que seria o cliente, então? Todos esses são o cliente. O cliente é aquele que se relaciona de qualquer maneira com a empresa. Você pode se relacionar com uma empresa usando o produto dela ou comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que você puder, mas você também pode se relacionar com essa empresa valorizando a marca, valorizando produto ou indicando o produto.

Logo, o cliente é aquele que se relaciona com a empresa. Portanto, você pode afirmar que é um cliente da Ferrari mesmo sem ter comprado um carro dela, de acordo com o conceito de cliente acima.  😉

Bônus: e-book Princípios do Marketing Empresarial Aplicado

Marketing empresarial aplicadoPara conseguir clientes fidelizados, é preciso ter inteligência: usar a informação certa no momento certo para tomada de decisão. Saber posicionar seu produto ou serviço é um passo estratégico muito importante.

Os professores e mentores da VIDDIA elaboraram o e-book com os Princípios do Marketing Empresarial Aplicado, para empreendedores, consultores e pessoas que queiram posicionar melhor seus serviços e produtos. São mais de 12 conceitos relacionados a marketing, valor, fidelidade, necessidade, desejo, demanda e composto de marketing englobando produto, preço, canal e promoção. Clique AQUI e baixe o e-book agora mesmo!

 

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