O mundo é dos saudáveis, dos esportistas ou, para ficar na moda, dos fitness. Então, uma pessoa que pedala está somente cuidando bem do corpo e da mente, certo?
Até alguns anos atrás, com certeza. Mas aí algum infeliz resolveu sobrecarregar esta palavra com um significado econômico, talvez apenas pelo simples prazer perverso de complicar as coisas. Já não basta termos que saber a diferença entre manga de camisa e a manga da mangueira, precisamos também agora saber a diferença entre pedalar uma bicicleta e pedalar um balanço. Atenção para mais uma palavra sobrecarregada: não estamos falando daquele brinquedo que todo parque de criança possui, mas sim do balanço de empresas!
Então, desde aquele infeliz momento recente, pedalar passou também a significar “atrasar pagamentos para alterar indicadores financeiros empresariais”. Captou? Não? Então vamos ver porque isso pode parecer tentador.
Balanço Patrimonial
Empresas e governos possuem a figura do Balanço Patrimonial. Em poucas palavras e em bom português, o Balanço Patrimonial é um retrato da situação financeira da empresa em um determinado momento. Com base na foto estar bonita ou feia, as entidades que se relacionam com aquela empresa podem tirar conclusões sobre o estado de saúde da empresa e, comparando com fotos anteriores, se este estado de saúde está melhorando ou piorando.
Então, se estamos falando de saúde e de pedalar, só pode ser coisa boa, certo? Errado!
Você com certeza já ouviu falar de um software chamado Photoshop. Este software se tornou extremamente popular nos últimos anos, pois por meio dele é possível fazer verdadeiros milagres em fotografias de pessoas, transformando aquelas com as quais a natureza não foi tão generosa em verdadeiras perfeições. Chegamos ao ponto de, nos dias de hoje, alguém ter que ser realmente ingênuo para tirar suas conclusões sobre alguém com base em fotografias que vê na internet.
Pedalar o balanço de uma empresa é o mesmo que usar o Photoshop na fotografia de uma pessoa. Atrasando pagamentos de impostos, fornecedores e etc., uma empresa fará com que esta fotografia da sua saúde financeira fique melhor do que ficaria sem este recurso. Os indicadores financeiros calculados, que são os números que resumem a saúde financeira da empresa, ficarão melhores, e isto distorcerá a imagem que a empresa possui no mercado.
Compreender este efeito, quer tenha ele sido causado de forma deliberada e mal intencionada quer ele tenha sido causado por um hábito de algumas empresas em atrasar pagamentos a fornecedores apenas por questões de fluxo de caixa ou de problemas no relacionamento empresarial, é importante para que possamos tomar decisões financeiras responsáveis em nossas empresas e no em relação aos nossos parceiros comerciais no dia-a-dia.
Assista aulas grátis sobre o tema
Quer entender porquê indicadores financeiros são tão importantes na gestão de empresas? Então a dica é o curso online Finanças Empresariais da VIDDIA, ministrado pelo professor Luciano Lauria. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!