O termo startup está entre os mais comentados no meio do empreendedorismo. Poucos sabem do que se trata. Sabem menos ainda sobre como é a vida de quem trabalha em uma empresa desse tipo.
Existem algumas definições para startups. Segundo Paul Graham, uma startup é uma organização projetada para crescer rapidamente. Eric Ries define startup como uma instituição humana designada a entregar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.
Uma das definições mais aceitas acerca do conceito de startup é a do Steve Blank, que diz que uma startup é uma organização construída para encontrar um modelo de negócios repetível e escalável. Um modelo de negócios repetível é aquele capaz de vender o mesmo produto para todos os clientes. Já um modelo de negócios escalável é aquele que possui uma expectativa de crescimento muito grande quando dá certo.
Além disso, as startups são empresas inovadoras, de maneira incremental ou disruptiva. Encontrar um modelo de negócios que seja viável, repetível, escalável e inovador não é fácil. Existem várias incertezas envolvidas: se existem clientes para o produto, se o modelo é lucrativo, se é possível executar o modelo. E é por isso que toda startup é um empreendimento de alto risco – é muito mais seguro abrir um bar, por exemplo, do que começar uma startup.
De acordo com um novo estudo de Shikhar Ghosh, da Harvard Business School, 75% dos empreendimentos lançados não vingam. Isso acontece porque várias dessas empresas não têm o pensamento forte nem em estratégia e muito menos em gestão, o que faz com que elas não consigam projetar muito bem o seu futuro, quer elas queiram continuar competindo nos seus mercados, serem adquiridas por empresas maiores ou fazerem parte de uma cadeia de valor agregado.
Por exemplo, uma startup que está muito focada em determinada tecnologia – por exemplo, um aplicativo para resolver algum problema social – não pode se concentrar somente naquela tecnologia. É preciso pensar em como sua habilidade, competência e produto serão utilizados no futuro, como a empresa vai continuar forte, evidente e valorizada ao longo do tempo. O vídeo abaixo do consultor de startups e professor George Jamil fala mais sobre esse assunto.
Uma planilha publicada no Google Drive tem mostrado depoimentos de quem trabalha em startups brasileiras de tecnologia. Ela foi criada pelo @startupdareal, um perfil anônimo do Twitter que costuma postar comentários sobre a cena de startups do país. Os depoimentos começaram dia 4 de maio de 2018 e até a publicação deste artigo já havia mais de 500 depoimentos.
Para a sobrevivência desses novos negócios, estudar estratégia é fundamental. Isso envolve realizar um planejamento estratégico consistente e estudar uma sequência de cenários de futuro para saber como se comportar em cada cenário. Se você quiser saber mais sobre planejamento estratégico, baixe nosso e-book gratuitamente aqui.
Assista aulas grátis sobre o assunto
Para se aprofundar mais sobre estratégia e planejamento estratégico, assista grátis a aulas do curso online de Gestão Estratégica, ministrado pelo Professor George Jamil. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!
Nos acompanhe
Siga-nos no Youtube, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!