Muitas pessoas acham que inovação é algo disruptivo, algo que nunca foi inventado antes. Inovação não precisa ser assim.
Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso, para as empresas, pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento, acessar novos mercados, aumentar as margens de lucro, entre outros benefícios.
Para os consumidores, a inovação significa bens de maior qualidade e melhor valor, serviços mais eficientes e padrões de vida mais elevados. Para as empresas, a inovação significa crescimento sustentado ou melhorado. A empresa ou organização inovadora oferece maiores lucros para seus proprietários e investidores.
Por onde começar?
Para que a inovação seja bem sucedida, é importante compreender para quem estamos criando nossos produtos ou prestando serviço. Muitas empresas inovadoras criam produtos e serviços sem considerar a experiência do cliente, sua dor, que problema gostaria de ser resolvido. Dessa forma, o primeiro passo é entender profundamente o cliente. Isso se chama empatia.
O que é empatia
Empatia significa ter a capacidade de compreender o sentimento e a reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. É o processo de se identificar, se colocar no lugar, presumir o que a pessoa está sentindo, desejando, escutando, enxergando. Logo, empatia é a chave para construir algo com propósito. É um exercício constante que nos ajuda a conhecer para oferecer algo de maneira muito mais acertada.
O mapa de empatia
O Mapa de Empatia é uma das ferramentas mais importantes que nos permite enxergar a perspectiva do cliente de uma maneira mais profunda. Ela é importante porque é a perspectiva do cliente que deve alimentar nossas escolhas em relação ao produto ou serviço que vamos propor a ele. A ferramenta permite sintetizar informações sobre o que o cliente diz, faz, pensa e sente por meio de um exercício de imaginação e gira em torno de uma hipótese. Explicamos mais sobre o mapa de empatia neste post aqui.
Quer aprender sobre Inovação e Mapa de Empatia na prática?
O nosso e-book Inovação com Design Thinking ensina o passo a passo para construir um mapa de empatia, incluindo uma aula com Alexandra Hütner, consultora e professora nas melhores escolas de negócio do mundo! Clique AQUI para baixar o e-book!
Bônus: aulas gratuitas
Para se aprofundar mais sobre o assunto, assista grátis a aulas do curso online de Inovação com Design Thinking, ministrado por Alexandra Hütner. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!
Nos acompanhe
Siga-nos no Youtube, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!