Muitos de nós caímos na tentação de iniciar várias atividades ao mesmo tempo, principalmente quando temos uma longa lista de coisas a fazer e queremos ser produtivos, certo? Pois estudos das Universidades de Stanford, London e Sussex mostram que ser multitarefa é muito menos produtivo do que realizar uma tarefa de cada vez.
Veja o que acontece quando somos multitarefa:
1) Redução da eficiência e performance
Segundo a Stanford University, ser multitarefa reduz a eficiência e performance porque o cérebro consegue focar apenas em uma coisa de cada vez. Mesmo pessoas que se consideram multitarefa por natureza apresentaram performance pior, pois tinham mais dificuldade de organizar seus pensamentos e filtrar informação irrelevante.
2) Queda no QI
Um estudo da London University mostrou que o QI de quem realiza multitarefas cognitivas pode cair significativamente, semelhante ao efeito de quem fuma maconha. Da próxima vez que você estiver escrevendo um e-mail importante e ligando para seu paquera, não se esqueça que ele ou ela pode pensar que você está sob efeito de drogas!
3) Menos empatia
Pesquisadores da University of Sussex descobriram que pessoas que fazem muitas atividades na forma de multitarefa possuem menor densidade em uma região do cérebro responsável pela empatia e controle emocional. Certamente mais pesquisas são necessárias para determinar se a multitarefa pode afetar fisicamente o cérebro.
4) Menor índice de inteligência emocional
Mais de um milhão de pessoas foram testadas na TalentSmart, que descobriu que aquelas que possuem melhor performance também possuem altos índices de inteligência emocional. Se a multitarefa prejudica a região do cérebro responsável pela empatia e controle emocional, também vai reduzir a inteligência emocional e alienar as pessoas que realizam multitarefa.
Podemos concluir que a multitarefa não apenas reduz a qualidade do nosso trabalho, mas também a qualidade dos relacionamentos com outras pessoas. Portanto, vale a pena se afastar dessa tentação!
Fonte: World Economic Forum
Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).
Conheça nosso catálogo aqui.
Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.
Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.