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Tudo o que você precisa saber sobre inferência para se comunicar melhor

A comunicação é essencialmente um processo interativo no qual as pessoas constroem significados e desenvolvem expectativas sobre suas experiências. É importante compreendermos que as pessoas muitas vezes interpretam o que estamos comunicando de uma maneira completamente diferente do que gostaríamos. E isso pode ser um problema.

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Nos comunicamos por meio de símbolos, que podem ser verbais ou não. É importante compreender que nós não comunicamos o que desejamos, e sim o que o outro entende. O significado está em quem recebe a informação. A comunicação pode ser imaginada como um processo ou fluxo.

Problemas de comunicação ocorrem quando existem desvios ou bloqueios nesse fluxo. A inferência pode ser um desses problemas.

Inferir significa pressupor, tirar conclusão de uma coisa que você tem certeza que é, mas pode não ser como você pensa. Inferir significa tirar uma conclusão precipitada sem se ater aos fatos, mas sim às suas crenças.

Por exemplo, eu vejo uma determinada situação, interpreto, crio juízo de valor e tomo uma decisão. Quando eu infiro, muitas das minhas decisões não são tomadas com base do que eu de fato vi, presenciei ou ouvi, mas com base no que eu acho que vi, acho que presenciei, acho que ouvi. E, para piorar, eu tenho certeza que foi assim.

Você conhece alguém cheio de certezas? O mundo não deveria ter pessoas cheias de certezas, porque quanto mais cheios de certezas, mais nos distanciamos do que realmente aconteceu.

As inferências, quando mal refletidas, trazem prejuízos aos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Não são poucas as vezes que os conflitos surgem de interpretações viciadas a partir de modelos mentais que generalizamos para o mundo, como se a nossa verdade fosse a verdade do mundo inteiro.

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A consultora de RH e professora da FDC e da VIDDIA, Roselúci Ramos, fala mais a respeito dos perigos da inferência no vídeo abaixo. Vale a pena refletir a respeito! 

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