Algumas empresas redefinem como a competição do setor vai ser feita a partir das suas ações. Isso aconteceu com o Cirque du Soleil alguns anos atrás.
Há 15 anos, todos os circos tinham a mesma forma de competir e a mesma oferta, o mesmo padrão. O Cirque du Soleil entrou no setor redesenhando a estratégia, definindo um oceano azul, uma nova forma de competir e agradar seus clientes.
Quando se conhece realmente o que é estratégia, como se faz a formulação, o planejamento e a execução de uma estratégia, é possível fazer esse redesenho de cenário, avaliando riscos e benefícios.
O que é a estratégia do oceano azul?
A estratégia do oceano azul é um conceito de negócios que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados.
Foi o que o Cirque du Soleil fez com maestria. Agora pense no seu negócio, mas pense fora da caixa. Ao invés de competir com seus concorrentes diretamente, pense na possibilidade de explorar outros mercados.
Por exemplo, uma pequena empreendedora fazia naked cakes, aqueles bolos de festa sem cobertura. Foi uma das primeiras a aceitar encomendas desse tipo, até que vários outros empreendedores começaram a competir com os mesmos bolos.
Para superar os concorrentes, não bastava fazer o naked cake melhor, ela tinha que explorar outro mercado. Foi quando decidiu aprender a fazer os hipnotizantes bolos marmorizados da russa Olga Noskova, que mais parecem objetos de decoração.
Conheça a estratégia do Circo de Soleil
George Jamil, consultor em estratégia e professor da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA, nos fala no vídeo abaixo um pouco mais sobre estratégia e o Cirque du Soleil.
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