Mesmo seguindo as melhores práticas de gestão para criar e manter um negócio, muitas vezes o empreendedorismo pode pregar peças e o negócio, que antes parecia um sucesso certo, pode não decolar. O que fazer nesse caso?
Empreendedores possuem vários motivos para abrir uma empresa. Uma das vantagens mais apontadas é a autonomia no trabalho. Além disso, o empreendedor tem a chance de fazer o que gosta. Em geral, o dono de empresa tende a escolher uma atividade que domina ou para a qual tem uma forte inclinação. Dessa forma, adaptar as oportunidades de negócio ao perfil do empreendedor é uma das principais vantagens de se ter um negócio próprio.
Certamente, ter um negócio exige do empreendedor planejamento, execução e controle em diversas áreas: estratégia, marketing e vendas, finanças e projetos são algumas áreas que o dono de um negócio deve conhecer.
Comece sempre com a proposta de valor
Ao iniciar um negócio, uma das primeiras coisas a serem pensadas é a proposta de valor do produto ou serviço que se deseja oferecer. Empreendedorismo começa por desenvolver a proposta de valor procurando responder a várias perguntas:
- Qual tipo de cliente pretendemos atingir?
- Quais problemas dos clientes queremos resolver?
- Quais são os principais desafios do cliente, os erros que ele comete mais?
- Que tipo de solução pode encantar o cliente?
- Pelo que o cliente está disposto a pagar? Quanto está disposto a pagar?
- Como meu produto ou serviço pode ajudar o cliente a resolver seus problemas?
Criar e adaptar um produto ou serviço para o cliente exige pesquisa, testes e adaptações. Conhecer o cliente, como ele se sente e pensa, é fundamental. No artigo que você pode acessar aqui, falamos de uma ferramenta muito usada em design thinking para conhecer melhor seu cliente.
O que fazer quando o negócio não decolou?
Mesmo com uma gestão de marketing e estratégia bem feitas, é possível que o empreendedor cometa erros ao oferecer seu produto ou serviço e tenha que mudar sua oferta ou sua forma de fazer negócios.
Abaixo citamos oito estratégias de mudança no negócio, no produto ou serviço que uma empresa oferece, de forma a testar novas hipóteses ao praticar empreendedorismo.
1) Transformar o que antes era apenas uma parte do seu produto ou serviço em todo o seu produto ou serviço.
Por exemplo, suponha uma empresa de e-commerce que desenvolveu sua própria plataforma de apresentação de produtos e pagamento para vender roupas usadas. Após testes no mercado, essa empresa deixa de praticar a venda de roupas usadas e passa a oferecer apenas a plataforma a outros empreendedores de e-commerce.
2) Transformar todo o seu produto em uma funcionalidade ou parte de algo novo que irá suprir a necessidade do mercado.
A Viddia Educação começou oferecendo cursos de gestão na modalidade on-line somente a pessoas físicas. Muitas organizações com necessidades de treinamentos in company começaram a demandar por treinamentos híbridos, que misturam a experiência on-line com presencial. Com isso, a empresa começou a oferecer esse tipo de serviço.
3) Segmentar o cliente
Trata-se de adaptar o produto ao público-alvo correto. Por exemplo, o UBER começou oferecendo somente serviços diferenciados aos seus clientes. No entanto, após algum tempo, percebeu que poderia expandir seus negócios oferendo serviços um pouco menos sofisticados e baratos direcionados a um segmento e outro serviço mais completo e mais caro para outro segmento.
4) Mudar a forma de entrega do serviço
O que antes foi pensado como um aplicativo para celular, por exemplo, pode funcionar melhor como um site.
5) Mudar a arquitetura de negócio
Uma mudança típica é fazer com que o que era pensado como um negócio B2B, ou seja, para empresas, seja agora voltado para o consumidor final e vice-versa. Por exemplo, uma empresa de delivery de lanches saudáveis pode ser pensada inicialmente para atingir o consumidor final, mas com a baixa adesão ela pode oferecer seu produto para escolas ou empresas.
6) Mudar a forma de captura de valor
Consiste de modificar o sistema de captação de renda ou de monetização do negócio. Por exemplo, uma empresa que vende e entrega vinhos pode cobrar pela garrafa adquirida ou pode cobrar um valor mensal para que o cliente receba em casa uma seleção de garrafas.
7) Alterar a estratégia de crescimento
Consiste em buscar alternativas para a divulgação do seu produto. Por exemplo, uma escola on-line pode começar com uma estratégia de crescimento agressiva com foco em ofertas de cursos gratuitos, cobrando apenas por certificado. Com o tempo, após adquirir reputação no mercado, ela passa a cobrar pelos cursos.
8) Mudar a tecnologia
Consiste em buscar uma nova tecnologia que irá tornar o negócio mais competitivo. Por exemplo, uso de drones ao invés de motoboys.
Fonte: Adaptado de A Startup Enxuta. Eric Ries. 2013.
Insistir em um produto ou modelo de negócio porque pareceu ser uma boa ideia mas não está tendo sucesso não é a forma mais inteligente de praticar empreendedorismo. Uma das características principais que todo empreendedor deve ter é a capacidade de adaptação, sabendo o momento certo para implementar mudanças necessárias para que o negócio prospere.
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