Caso FAMAP: educação corporativa com ensino híbrido

A FAMAP implantou com sucesso iniciativas de educação corporativa por meio do ensino híbrido, uma modalidade que une os benefícios do ensino presencial com o ensino a distância.

O termo híbrido refere-se à mistura de dois ou mais elementos distintos. No ensino híbrido, a aprendizagem presencial é combinada com o ensino a distância (EAD), sendo possível utilizar o melhor de cada uma dessas modalidades e fazer com que o aluno aprenda mais.

Sobre a empresa

A FAMAP é uma empresa de médio porte sediada em Belo Horizonte que tem como missão preparar fórmulas individualizadas de nutrição parenteral para instituições de saúde. A nutrição parenteral é um tipo de terapia nutricional em que dietas para fins especiais são administradas via intravenosa.

Pacientes hospitalizados apresentam grandes dificuldades para manter um estado nutricional adequado, e cerca de 30% destes pacientes tornam-se desnutridos nas primeiras 48 horas de internação. Um dos efeitos da desnutrição é a perda de massa magra, que eleva o risco de infecção e aumenta o risco de mortalidade. Para evitar esse quadro, as equipes multidisciplinares recorrem à terapia nutricional. Logo, a missão da FAMAP é salvar vidas, e 90% dos consumidores dos seus produtos são recém-nascidos.

A demanda

Em 2017, a empresa passou por uma reestruturação organizacional e foi identificada uma demanda latente para desenvolver os gerentes e supervisores de produção. O principal objetivo dessa iniciativa era qualificar os líderes para ampliarem sua capacidade de planejamento, criarem um perfil mais analítico e menos executor, além de fortalecerem as habilidades de comunicação e feedback.

Além disso, muitas pessoas nos cargos de gerência e supervisão não tinham formação nas ações de gestão de pessoas e gestão de projetos, sendo necessária uma reciclagem nos temas para realizarem com eficácia suas atividades diárias relacionadas à gestão e liderança.

Como o ensino híbrido foi implantado na FAMAP

No caso da FAMAP, foi usada a técnica da sala de aula invertida para implementar um programa de treinamento customizado para a empresa que chamamos de Jornada de Líderes. Nessa abordagem, os participantes se preparavam antes dos encontros presenciais assistindo aos cursos on-line da VIDDIA. Três cursos on-line fizeram parte da jornada: Liderança e Gestão de Equipes, Comunicação Interpessoal e Gestão de Projetos, totalizando 60 horas de treinamento EAD.

O planejamento da jornada aconteceu da seguinte forma:

  • Abril de 2018: evento de início da jornada com palestra motivacional e estabelecimento de compromissos.
  • Abril a maio de 2018: curso on-line de Liderança e Gestão de Equipes.
  • Maio de 2018: encontro presencial com a professora e consultora organizacional Roselúci Mafia, com o objetivo de praticar as ferramentas estudadas no curso dentro do contexto da FAMAP.
  • Maio e junho de 2018: curso on-line de Comunicação Interpessoal.
  • Junho de 2018: novo encontro presencial com o objetivo de praticar ferramentas de comunicação, especialmente feedback.
  • Junho a agosto de 2018: curso on-line de Gestão de Projetos.
  • Agosto de 2018: encontro presencial com a professora e consultora de gestão Fabiana Bigão, onde foram avaliados e discutidos 10 projetos da empresa que os líderes já tinham estruturado na ferramenta ensinada no curso.
  • Setembro de 2018: novo encontro presencial para praticar novas ferramentas com os projetos da FAMAP, bem como fazer o encerramento da jornada.

Resultados e benefícios

Os benefícios dessa abordagem foram visíveis. Além de permitir flexibilidade para que os participantes estudassem a parte teórica nos horários de sua preferência, no seu ritmo e com autonomia, o conteúdo teórico podia ser revisto quantas vezes fosse necessário. O benefício mais importante foi a possibilidade de aplicar o que foi aprendido em problemas reais da empresa, nos encontros presenciais, onde pudemos observar debates avançados. Falamos mais sobre os benefícios da sala de aula invertida em outro post que você pode acessar aqui.

Utilizando a plataforma VIDDIA CORP para realizar os cursos on-line, o índice de satisfação dos funcionários da empresa foi de 97%. A plataforma VIDDIA CORP foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa de doutorado com ênfase em educação a distância. Utilizando mecânicas de gamificação na plataforma e na metodologia de criação dos cursos on-line, conseguimos obter 95% de envolvimento e engajamento nos 3 cursos.

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