Você já deve ter ouvido dizer que os gestores estão contratando as pessoas com base nas capacidades técnicas e demitindo devido a atitudes não desejadas. Pois bem, o significado de competência envolve todos esses conceitos, e vale a pena conhecê-los.
O que é uma pessoa competente na sua opinião?
Há quem pense que uma pessoa competente é aquela que domina o trabalho que realiza. Esse conceito está correto, mas está incompleto. Para Philippe Zarifian, sociólogo francês, competência é:
“tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“.
Conceito de competência
Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber).
Existem várias definições para competência. Uma definição muito usada para competência, que vai ao encontro do que Philippe Zarifian prega, está relacionada ao CHA – conjunto de conhecimentos, habilidades, e atitudes.
Conhecimento é o quanto você sabe daquilo que você diz, é o saber.
Habilidade consiste do saber fazer, é a experiência.
Atitude é o querer fazer, diz respeito a iniciativas, tomar para si a responsabilidade.
O que é mais importante: conhecimento, habilidade ou atitude?
É possível capacitar pessoas no conhecimento e nas habilidades. Porém, atitude está relacionada ao comportamento, se a pessoa não deseja se comportar de determinada forma, não adianta forçar.
Sabendo disso, a questão da atitude passou a ser o carro-chefe nos critérios usados para escolher pessoas no que se refere a competência.
A CHAVE
Atualmente, duas outras letras entraram para compor o CHA: a primeira letra é o V de valores; a segunda letra é a letra E de ética. Por isso nos referimos associamos a competência como a CHAVE do sucesso. Veja o que a professora, consultora e gestora de carreira Clara Linhares tem a dizer sobre isso no vídeo abaixo.
Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).
Conheça nosso catálogo aqui.
Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.
Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.