Qual é a diferença entre marketing, propaganda e vendas?

Todas as pessoas, sejam profissionais liberais, prestadores de serviço, ou funcionários de grandes empresas, oferecem VALOR por meio do seu trabalho. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor.>

Segundo Bruno Fernandes, professor e consultor na área, muitas pessoas pensam que entendem de marketing. O marketing de fato começou como uma ferramenta para promover melhor os produtos, o que ajudava a estimular as vendas. Dessa forma, inicialmente o produto era criado e depois buscava-se um mercado para ele.

Depois, o caminho foi invertido: o comportamento e as necessidades do consumidor passaram a ser compreendidas primeiro, depois o produto era concebido e ofertado. Em seguida, o marketing evoluiu para procurar compreender e mostrar os valores daquilo que estava sendo ofertado, buscando uma conexão mais emocional com consumidor.

Dessa forma, o marketing ajuda a qualquer empresa, empreendedor ou profissional a serem mais efetivos na conquista e manutenção dos clientes. É aquela velha questão: se todo mundo toma banho com sabonete, por que algumas marcas vendem mais do que outras? Por que algumas são tão mais caras? Por que as pessoas têm preferência de marca?

Falamos mais sobre esse assunto em outro artigo que pode ser acessado aqui.

Você pode se aprofundar mais sobre o tema baixando nosso e-book de Princípios do Marketing e Competitividade aqui.

Bruno Fernandes cita três conceitos que as pessoas normalmente confundem: propaganda, enganação e vendas. 

Propaganda

Marketing e propaganda são conceitos integrados, a propaganda é uma das ferramentas de promoção, e acaba sendo uma das ações estratégicas de marketing, mas marketing é muito maior que propaganda. É possível traçar outras estratégias sem usar propaganda. Dessa forma, não é correto dizer que o marketing é igual a propaganda. A propaganda pode ser uma ação efetiva de marketing.

Enganação

Muitas pessoas acham que o marketing foi feito apenas para enganar, para iludir as pessoas, para fantasiar. Esse é um conceito deturpado. Marketing é o processo de criação de valor, e o valor só vai existir se ele for REAL, se ele for DE FATO.

Vender mais

A venda nunca foi o objetivo do marketing, e sim a consequência. Obviamente, um trabalho bem feito de marketing faz com que a venda positiva seja uma consequência desse processo. Empresas estrategicamente bem estruturadas possuem bons resultados de venda, pois constantemente buscam entender seus clientes, estabelecer relações duradouras no mercado, se diferenciar em relação aos concorrentes e entender as mudanças de cenário. Isso acarreta em bons resultados de venda, ou em vendas sustentáveis no processo empresarial.

Saiba mais

Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).

Conheça nosso catálogo aqui.

Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.

Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.