O currículo é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato entre um candidato e o mercado de trabalho. Por isso, é necessário cuidado ao ser elaborado.
Os principais erros cometidos ao se elaborar um currículo, segundo recrutadores, é o exagero no tamanho, a quantidade de informações desnecessárias e a quantidade de dados falsos inseridos pelos candidatos. O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações honestas e necessárias para o cargo.
Abaixo listamos sete itens que não podem faltar em um currículo bem aceito no mercado de trabalho.
1) Dados Pessoais e de contato: logo no início do documento, devem constar o nome completo, idade e estado civil, bem como telefone e e-mail de contato.
2) Objetivo: descreva o objetivo profissional em uma linha. Seja específico, indicando cargo e área. O objetivo descrito deve estar de acordo com o cargo para o qual o currículo foi enviado.
3) Formação acadêmica: indique os cursos que frequentou por ordem de importância, iniciando pela pós-graduação, seguido de graduação. Indique a instituição de ensino, data de início e término.
4) Formação complementar: segundo o relatório O Futuro do Trabalho, do World Economic Forum, profissionais valorizados são aqueles que conseguem explorar a criatividade para resolver problemas, têm capacidades analíticas e de autoeficácia – resiliência, flexibilidade e mentalidade ágil, motivação, autoconsciência e lifelong learning.
5) Experiência profissional: descreva os lugares onde trabalhou, começando pelo mais recente. Para cada empresa, cite o nome da empresa, período, cargo e atividades de forma sucinta.
De preferência, não descreva apenas o que você fez, e sim os resultado que a empresa obteve com as atividades que você desempenhou. Por exemplo: desenvolvimento de um sistema de cobrança responsável pela redução de 30% de inadimplência.
6) Idiomas: de forma bastante sucinta e honesta, cite os idiomas e o nível de conhecimento que possui.
7) Tecnologia: de forma bastante sucinta e honesta, cite o nível de conhecimento que possui nas ferramentas de informática principais, bem como Internet, que forem relevantes para o cargo em questão.
Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).
Conheça nosso catálogo aqui.
Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.
Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.