Qual é a diferença entre negociação, mediação e arbitragem?

Tanto a negociação quanto a mediação e a arbitragem são usadas para tratar interesses opostos e divergências.

 

Quais são as diferenças que existem entre as 3 formas de solucionarmos litígios, divergências e conflitos, sejam estes familiares, empresariais, comunitários, etc.?

  • A negociação é uma comunicação de mão dupla quando ambas as partes têm interesses comuns e opostos. Ela envolve troca e tem como meta principal  fazer com que nossos objetivos, pessoais ou profissionais, sejam concretizados e que nossas diferenças sejam conciliadas. O artigo que você pode acessar clicando aqui apresentar os 4 limites que devem ser planejados antes de começar a negociar.
  • Na mediação, o mediador conversa com as partes separadamente e as ajuda a encontrar soluções para suas divergências.
  • A arbitragem é usada para resolver conflitos complexos e com valores significativamente importantes para as partes envolvidas. Qualquer cidadão brasileiro pode ser um árbitro, desde que esteja preparado.

O vídeo a seguir discute aspectos mais detalhados da diferença entre negociação, mediação e arbitragem e mostra um exemplo de resolução do conflito do grupo Pão de Açúcar.

Você já negociou qualquer coisa com alguém e saiu com a sensação ou aquele mal-estar de que saiu perdendo? Já se desgastou com pessoas ao negociar interesses opostos? Você percebeu que essas situações ocorrem em qualquer profissão?

Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre os estilos de negociadores, os passos para o planejamento da negociação, as táticas competitivas e colaborativas de negociar, bem como os 7 princípios da negociação ganha-ganha, nosso e-book Guia Definitivo da Negociação Ganha-Ganha explica mais sobre esses temas. Você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

Assista aulas grátis sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre o tema, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Estratégias de Negociação, ministrado pelo Professor Adão Ladeira. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Quatro limites importantes que você deve criar em uma negociação Todos nós negociamos de forma muito mais intensa do que possamos imaginar. Em casa, no trabalho, em nossa vida social, a concordância com as outras pessoas é fundamental. O objetivo principal da negociação é fazer com que nossos objetivos, pessoais ou profissionais, sejam concretizados e que nossas ...
7 passos para negociar com princípios A Negociação baseada em princípios é um método foi desenvolvido por William Ury e sua equipe no Harvard Negotiation Project. Ele é co-fundador do Programa de Negociação de Harvard, e um dos mais renomados especialistas em negociação e mediação, a nível global, ensinando sobre o tema para dezenas de ...
Inteligência Emocional: o que o Federer nos ensina sobre ela O tenista Roger Federer já havia nos ensinado muito em 2017 e se consagrou em 2018 com 20 Grand Slams conquistados. Entenda o conceito de Inteligência Emocional a partir desse caso. Em 16/07/2017, Roger Federer, tenista de 35 anos, prestes a se aposentar, ganhou o Torneio de Winbledon 2017, d...
Aprenda a vender melhor qualquer ideia ou produto com 2 dicas incríveis de TED TED é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas destinadas à disseminação de "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet. Muitas vezes, empresas gastam energia e tempo...