Qual é a diferença entre negociação, mediação e arbitragem?

Tanto a negociação quanto a mediação e a arbitragem são usadas para tratar interesses opostos e divergências. Mas quais são as diferenças que existem entre as 3 formas de solucionarmos litígios, divergências e conflitos, sejam estes familiares, empresariais, comunitários, etc.? Neste post falamos sobre eles.

Conheça nossas oficinas presenciais com gamificação aqui.

Negociação

A negociação é uma comunicação de mão dupla quando ambas as partes têm interesses comuns e opostos. Ela envolve troca e tem como meta principal  fazer com que nossos objetivos, pessoais ou profissionais, sejam concretizados e que nossas diferenças sejam conciliadas. O artigo que você pode acessar clicando aqui apresentar os 4 limites que devem ser planejados antes de começar a negociar.

Mediação

Na mediação, o mediador conversa com as partes separadamente e as ajuda a encontrar soluções para suas divergências.

Arbitragem

A arbitragem é usada para resolver conflitos complexos e com valores significativamente importantes para as partes envolvidas. Qualquer cidadão brasileiro pode ser um árbitro, desde que esteja preparado.

Conheça nosso catálogo de cursos
de habilidades do futuro aqui.

O vídeo a seguir discute aspectos mais detalhados da diferença entre negociação, mediação e arbitragem e mostra um exemplo de resolução do conflito do grupo Pão de Açúcar.

Você já negociou qualquer coisa com alguém e saiu com a sensação ou aquele mal-estar de que saiu perdendo? Já se desgastou com pessoas ao negociar interesses opostos? Você percebeu que essas situações ocorrem em qualquer profissão?

Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre os estilos de negociadores, os passos para o planejamento da negociação, as táticas competitivas e colaborativas de negociar, bem como os 7 princípios da negociação ganha-ganha, nosso e-book Guia Definitivo da Negociação Ganha-Ganha explica mais sobre esses temas. Você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

Saiba mais

Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).

Conheça nosso catálogo aqui.

Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.