Sete atitudes de pessoas de sucesso no mercado de trabalho

Um novo perfil de trabalhador está surgindo em função dos desafios impostos pelo mercado de trabalho. São profissionais confiáveis, mais autônomos, sem vínculos trabalhistas, mais flexíveis e preparados para trabalhar de forma colaborativa, somando competências.

A consultora em recursos humanos Rúbria Coutinho, em entrevista no Estado de Minas do dia 23/04/17 diz que, apesar do mercado buscar um profissional multifuncional, o especialista não perde espaço. Conhecimentos e competências especializados continuam sendo valorizados, mas é preciso expandir o portfólio de competências diferentes, úteis para que o profissional seja capaz de ter pensamento crítico, resolver problemas complexos, negociar e resolver conflitos, usar a informação certa no momento certo para tomada de decisão. Um profissional especialista, mas com perfil mais completo, que gera mais valor.

As empresas estão buscando profissionais que se diferenciam. Certamente isso inclui tanto uma pós-graduação de qualidade, para desenvolver a especialidade, como também programas mais curtos de treinamento para desenvolver as competências relacionadas a autogestão e habilidades interpessoais.

Rúbria Coutinho destacou em sua entrevista algumas atitudes para se reinventar. Complementamos suas sugestões e apresentamos sete atitudes que profissionais de sucesso no mercado possuem:

1) Seja gestor da sua carreira para sempre, você é o responsável. Não espere que empresa nenhuma se preocupe com seu desenvolvimento.
2) Invista em novos conhecimentos, habilidades e experiências. Reflita, pois grande parte do que você aprendeu há dois anos já está desatualizado.
3) Desenvolva sua capacidade de empreender. Ser empreendedor é diferente de ser empresário. Empresário é uma função ocupada em uma empresa. Ser empreendedor é uma atitude.
4) Aprenda a trabalhar com pessoas de competências e culturas diferentes, com o objetivo de somar. Todos nós somos especialistas em uma parcela muito pequena de conhecimento e ignorantes em todo o resto. Nós só vamos entregar mais valor se temos a capacidade de somar competências com outras pessoas.
5) Estabeleça novos e mais flexíveis vínculos de trabalho, formas de remuneração e recompensa. Não pense pequeno. Seja criativo. Se possível, estabeleça remuneração por meta alcançada, desde que o trabalho te dê condições de cumpri-las.
6) Não tenha medo de se lançar a novos desafios em ambientes menos estruturados e imprevisíveis. Estabilidade não existe.
7) Seja uma pessoa confiável. A confiança é uma base muito sólida e estruturada para alavancar negócios. Confiança também é conhecida como capital social. Quanto maior o nível de confiança entre as pessoas em um determinado grupo, maior é a riqueza nas relações e menor é a burocracia necessária. Quanto maior é a confiança, maior é a rapidez das tomadas de decisões, e mais rapidamente as mudanças são implementadas.
Pessoas gostam de trabalhar com quem é confiável. Você já parou para pensar se seus colegas te consideram uma pessoa confiável?

Mudar nossa atitude muitas vezes não é uma tarefa fácil. Mas sempre começa com um passo na direção certa.

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