O que é inovação e por onde começar?

Muitas pessoas acham que inovação é algo disruptivo, algo que nunca foi inventado antes. Inovação não precisa ser assim.

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E  sucesso, para as empresas, pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento, acessar novos mercados, aumentar as margens de lucro, entre outros benefícios.

Para os consumidores, a inovação significa bens de maior qualidade e melhor valor, serviços mais eficientes e padrões de vida mais elevados. Para as empresas, a inovação significa crescimento sustentado ou melhorado. A empresa ou organização inovadora oferece maiores lucros para seus proprietários e investidores.

Por onde começar?

Para que a inovação seja bem sucedida, é importante compreender para quem estamos criando nossos produtos ou prestando serviço. Muitas empresas inovadoras criam produtos e serviços sem considerar a experiência do cliente, sua dor, que problema gostaria de ser resolvido. Dessa forma, o primeiro passo é entender profundamente o cliente. Isso se chama empatia.

O que é empatia

Empatia significa ter a capacidade de compreender o sentimento e a reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. É o processo de se identificar, se colocar no lugar, presumir o que a pessoa está sentindo, desejando, escutando, enxergando. Logo, empatia é a chave para construir algo com propósito. É um exercício constante que nos ajuda a conhecer para oferecer algo de maneira muito mais acertada.

O mapa de empatia

O Mapa de Empatia é uma das ferramentas mais importantes que nos permite enxergar a perspectiva do cliente de uma maneira mais profunda. Ela é importante porque é a perspectiva do cliente que deve alimentar nossas escolhas em relação ao produto ou serviço que vamos propor a ele. A ferramenta permite sintetizar informações sobre o que o cliente diz, faz, pensa e sente por meio de um exercício de imaginação e gira em torno de uma hipótese. Explicamos mais sobre o mapa de empatia neste post aqui.

Quer aprender sobre Inovação e Mapa de Empatia na prática? 

O nosso e-book Inovação com Design Thinking ensina o passo a passo para construir um mapa de empatia, incluindo uma aula com Alexandra Hütner, consultora e professora nas melhores escolas de negócio do mundo! Clique AQUI para baixar o e-book!

Bônus: aulas gratuitas

Para se aprofundar mais sobre o assunto, assista grátis a aulas do curso online de Inovação com Design Thinking, ministrado por Alexandra Hütner. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Por que é difícil dar e receber feedback? Todos nós precisamos de feedback, tanto positivo quanto do negativo. É importante saber o que estamos fazendo de forma positiva, bem como o que precisamos melhorar, para podermos corrigir as ineficiências e mantermos os acertos.   Feedback é um termo originado da eletrônica que signif...
Qual é a diferença entre marketing, propaganda e vendas? Todas as pessoas, sejam profissionais liberais, prestadores de serviço, ou funcionários de grandes empresas, oferecem VALOR por meio do seu trabalho. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor. ...
Como reduzir e lidar com mudanças em projetos É muito comum os clientes exigirem "sonho" quando pedem qualquer iniciativa para nós: entregar um projeto com o maior número de requisitos possível, o mais alto grau de qualidade, no menor prazo e orçamento possível. Ou então, quando o projeto está em execução, é comum o cliente pedir uma mudança (a...
O que o Cirque du Soleil fez com a estratégia do Oceano Azul? Algumas empresas redefinem como a competição do setor vai ser feita a partir das suas ações. Isso aconteceu com o Cirque du Soleil alguns anos atrás. Há 15 anos, todos os circos tinham a mesma forma de competir e a mesma oferta, o mesmo padrão. O Cirque du Soleil entrou no setor redesenhando ...