O que é inovação e por onde começar?

Muitas pessoas acham que inovação é algo disruptivo, algo que nunca foi inventado antes. Inovação não precisa ser assim.

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E  sucesso, para as empresas, pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento, acessar novos mercados, aumentar as margens de lucro, entre outros benefícios.

Para os consumidores, a inovação significa bens de maior qualidade e melhor valor, serviços mais eficientes e padrões de vida mais elevados. Para as empresas, a inovação significa crescimento sustentado ou melhorado. A empresa ou organização inovadora oferece maiores lucros para seus proprietários e investidores.

Por onde começar?

Para que a inovação seja bem sucedida, é importante compreender para quem estamos criando nossos produtos ou prestando serviço. Muitas empresas inovadoras criam produtos e serviços sem considerar a experiência do cliente, sua dor, que problema gostaria de ser resolvido. Dessa forma, o primeiro passo é entender profundamente o cliente. Isso se chama empatia.

O que é empatia

Empatia significa ter a capacidade de compreender o sentimento e a reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. É o processo de se identificar, se colocar no lugar, presumir o que a pessoa está sentindo, desejando, escutando, enxergando. Logo, empatia é a chave para construir algo com propósito. É um exercício constante que nos ajuda a conhecer para oferecer algo de maneira muito mais acertada.

O mapa de empatia

O Mapa de Empatia é uma das ferramentas mais importantes que nos permite enxergar a perspectiva do cliente de uma maneira mais profunda. Ela é importante porque é a perspectiva do cliente que deve alimentar nossas escolhas em relação ao produto ou serviço que vamos propor a ele. A ferramenta permite sintetizar informações sobre o que o cliente diz, faz, pensa e sente por meio de um exercício de imaginação e gira em torno de uma hipótese. Explicamos mais sobre o mapa de empatia neste post aqui.

Quer aprender sobre Inovação e Mapa de Empatia na prática? 

O nosso e-book Inovação com Design Thinking ensina o passo a passo para construir um mapa de empatia, incluindo uma aula com Alexandra Hütner, consultora e professora nas melhores escolas de negócio do mundo! Clique AQUI para baixar o e-book!

Bônus: aulas gratuitas

Para se aprofundar mais sobre o assunto, assista grátis a aulas do curso online de Inovação com Design Thinking, ministrado por Alexandra Hütner. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Os 3 Elementos da Procrastinação Procrastinar, empurrar com a barriga, fazer a gestão abdominal das coisas, deixar para depois aquelas atividades que poderíamos fazer agora. Por que isso acontece com as pessoas? Na nossa vida, nem sempre fazemos somente as atividades que gostamos! Quando estamos prestes a fazer alguma atividade qu...
7 dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho Emoções sentidas e emoções demonstradas: um assunto delicado. Há 20 anos, Richard D. Roberts, doutor em filosofia e psicologia pela Universidade de Sydney, dedica-se ao desenvolvimento de análise e avaliações emocionais e de personalidade. Autor de mais de uma dúzia de livros e de mais de 15...
Como DIFERENCIAR seu serviço ou seu produto Muitas vezes sabemos que nosso serviço ou produto é muito bom, mas temos dificuldades de mostrar ao mercado. Precisamos fazer com que nosso serviço ou produto seja desejado pelo cliente. Mas como isso é possível? O que produz desejo no cliente são os benefícios que o produto ou serviço geram ...
A Gestão Estratégica e a AMBEV A Companhia de Bebidas das Américas é uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo. A empresa teve lucro líquido de R$3,2 bilhões no terceiro trimestre de 2017, segundo a Folha de São Paulo. Uma das organizações brasileiras que mais tem se notabilizado no mercado int...