Não acredite no que andam dizendo sobre marketing

Todas as pessoas, sejam profissionais liberais, prestadores de serviço, ou funcionários de grandes empresas, oferecem VALOR por meio do seu trabalho. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor.

Segundo Bruno Fernandes, professor e consultor na área, muitas pessoas pensam que entendem de marketing. O marketing de fato começou como uma ferramenta para promover melhor os produtos, o que ajudava a estimular as vendas. Dessa forma, inicialmente o produto era criado e depois buscava-se um mercado para ele. Depois, o caminho foi invertido: o comportamento e as necessidades do consumidor passaram a ser compreendidas primeiro, depois o produto era concebido e ofertado. Em seguida, o marketing evoluiu para procurar compreender e mostrar os valores daquilo que estava sendo ofertado, buscando uma conexão mais emocional com consumidor.

Bruno Fernandes cita três conceitos que as pessoas normalmente confundem quando nos referimos ao marketing:

Propaganda
A propaganda é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas no Brasil. Marketing e propaganda são conceitos integrados, a propaganda é uma das ferramentas de promoção, e acaba sendo uma das ações estratégicas de marketing, mas marketing é muito maior que propaganda. É possível traçar estratégias de marketing sem usar propaganda. Dessa forma, não é correto dizer que o marketing é igual a propaganda. A propaganda pode ser uma ação efetiva de marketing.

Ludibriar
Muitas pessoas acham que o marketing foi feito apenas para enganar, para iludir as pessoas, para fantasiar. Esse é um conceito deturpado. Marketing é o processo de criação de valor, e o valor só vai existir se ele for REAL, se ele for DE FATO.

Vender mais
A venda nunca foi o objetivo do marketing, e sim a consequência. Obviamente, um trabalho bem feito de marketing faz com que a venda positiva seja uma consequência desse processo. Empresas estrategicamente bem estruturadas no marketing possuem bons resultados de venda, pois constantemente buscam entender seus clientes, estabelecer relações duradouras no mercado, se diferenciar em relação aos concorrentes e entender as mudanças de cenário. Isso acarreta em bons resultados de venda, ou em vendas sustentáveis no processo empresarial.

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