O que o Cirque du Soleil fez com a estratégia do Oceano Azul?

Algumas empresas redefinem como a competição do setor vai ser feita a partir das suas ações. Isso aconteceu com o Cirque du Soleil alguns anos atrás.

Há 15 anos, todos os circos tinham a mesma forma de competir e a mesma oferta, o mesmo padrão. O Cirque du Soleil entrou no setor redesenhando a estratégia, definindo um oceano azul, uma nova forma de competir e agradar seus clientes. Quando se conhece realmente o que é estratégia, como se faz a formulação, o planejamento e a execução de uma estratégia, é possível fazer esse redesenho de cenário, avaliando riscos e benefícios.

O que é a estratégia do oceano azul?

A estratégia do oceano azul é um conceito de negócios que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados. Foi o que o Cirque du Soleil fez com maestria. Agora pense no seu negócio, mas pense fora da caixa. Ao invés de competir com seus concorrentes diretamente, pense na possibilidade de explorar outros mercados.

Por exemplo, uma pequena empreendedora fazia naked cakes, aqueles bolos de festa sem cobertura. Foi uma das primeiras a aceitar encomendas desse tipo, até que vários outros empreendedores começaram a competir com os mesmos bolos. Para superar os concorrentes, não bastava fazer o naked cake melhor, ela tinha que explorar outro mercado. Foi quando decidiu aprender a fazer os hipnotizantes bolos marmorizados da russa Olga Noskova, que mais parecem objetos de decoração.

Saiba mais

George Jamil, consultor em estratégia e professor da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA, nos fala no vídeo abaixo um pouco mais sobre estratégia e o Cirque du Soleil.

 

Assista aulas grátis sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre estratégia e planejamento estratégico, assista grátis a aulas do curso online de Gestão Estratégica, ministrado pelo Professor George Jamil. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como perder mercado (ou o emprego) em uma lição Você não precisa fazer muito esforço para perder espaço no mercado. Você já ouviu falar em uma mulher chamada Talia Jane? Não, ela não é nenhuma nova guru do mundo dos negócios. Talia Jane foi uma atendente da Yelp, demitida por publicar na internet uma carta polêmica para o CEO da empresa. M...
12 Passos para o Planejamento Estratégico Pessoal e de Pequenas e Médias Empresas Qualquer evolução, seja da sua vida, como profissional liberal, ou da sua empresa, começa por você. Planejamento estratégico é o primeiro passo. O conteúdo deste post faz parte do nosso e-book de Planejamento Estratégico. Faça o download na seção de Conteúdos do site. Para tomar a decisão cer...
Gestão Estratégica e Novos Mercados   Nos últimos anos, nosso ambiente de negócios mudou muito, houve a melhora do poder aquisitivo de várias pessoas, e isso provocou surgimento de novos consumidores. A classe D teve maior acesso ao consumo no nosso país, e esse fenômeno é reconhecido mundialmente. Algumas redes nacionais e es...
Sente-se incompreendido? Veja como melhorar. Comunicação é um tema muito importante, capaz de construir ou destruir relacionamentos. Se você já passou por situações em que se sentiu incompreendido, esse post pode te ajudar. Podemos dizer que, desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivência....