Dê uma olhada nas 3 fotos abaixo. Elas são fotos de uma mesma pessoa, tiradas no mesmo dia, com o propósito profissional.
Cada uma dessas fotos foi votada por dezenas de pessoas diferentes, desconhecidas. Veja que elas ganharam votos completamente diferentes em relação a 3 características da mesma pessoa: competência, simpatia e influência.
Quando conhecemos ou vemos uma pessoa pela primeira vez, formamos uma primeira imagem dela na sua cabeça. Essa primeira imagem pode se confirmar ou podemos mudar de opinião.
Percepção
A percepção diz respeito a esse julgamento que fazemos quando olhamos a pessoa pela primeira vez. Percepção é a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. Todos temos dificuldade de avaliar o quanto a nossa percepção é compatível com o que realmente está acontecendo.
O que nos faz ter condições de perceber e julgar uma situação são as nossas experiências passadas. Cada um de nós tem uma percepção que pode ser errada. Para não nos enganarmos, é importante ter a chance de conversar mais com as pessoas que julgamos no primeiro momento, para verificar se nossa percepção se confirma ou não.
Estereótipos
Devido ao fato dos estímulos do ambiente que estamos serem muito grandes, para facilitar nosso processo de julgamento muitas vezes criamos atalhos para simplificar a leitura do ambiente. Com isso, acabamos criando estereótipos.
Exemplos: todo médico veste branco, todo pessoal de TI é nerd, etc. Os estereótipos facilitam nosso processo de interpretação e julgamento, mas podem ser muito perigosos. Fazemos pré julgamentos no meio pessoal e profissional.
A dica, dentro da percepção, é: faça uma análise sobre a forma como você está lendo, julgando e dando interpretações. Nossa leitura precisa de um tempo para amadurecer para ver se a percepção se confirma ou não.
A percepção influencia a forma com que relacionamos com as pessoas e com o ambiente corporativo.
Veja o que a consultora e professora Clara Linhares tem a dizer sobre isso:
Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).
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