Você é competente? Conheça os 5 elementos que definem competência

Você já deve ter ouvido dizer que os gestores estão contratando as pessoas com base nas capacidades técnicas e demitindo devido a atitudes não desejadas. Pois bem, o significado de competência envolve todos esses conceitos, e vale a pena conhecê-los.

O que é uma pessoa competente na sua opinião? Há quem pense que uma pessoa competente é aquela que domina o trabalho que realiza. Esse conceito está correto, mas está incompleto. Para Philippe Zarifian, sociólogo francês, competência é “tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“.

Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber). Existem várias definições para competência. Uma definição muito usada para competência, que vai ao encontro do que Philippe Zarifian prega, está relacionada ao CHA – conjunto de conhecimentos, habilidades, e atitudes.

Conhecimento é o quanto você sabe daquilo que você diz, é o saber.

Habilidade consiste do saber fazer, é a experiência.

Atitude é o querer fazer, diz respeito a iniciativas, tomar para si a responsabilidade.

É possível capacitar pessoas no conhecimento e nas habilidades. Porém, atitude está relacionada ao comportamento, se a pessoa não deseja se comportar de determinada forma, não adianta forçar. Sabendo disso, a questão da atitude passou a ser o carro-chefe nos critérios  usados para escolher pessoas no que se refere a competência.

Atualmente, duas outras letras entraram para compor o CHA: a primeira letra é o V de valores; a segunda letra é a letra E de ética. Por isso nos referimos associamos a competência como a CHAVE do sucesso. Veja o que a professora, consultora e gestora de carreira Clara Linhares tem a dizer sobre isso no vídeo abaixo.

Assista aulas grátis sobre o tema.
Para se aprofundar mais sobre inteligência emocional, assista grátis a aulas do curso online de Inteligência Emocional, ministrado pela professora Clara Linhares. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Baixe materiais gratuitos!

Em nosso site você encontra 12 e-books e ferramentas que te ajudarão a se desenvolver profissionalmente! Acesse www.viddia.com.br/downloads e confira!

Nos acompanhe.
Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!