Você é competente? Conheça os 5 elementos que definem competência

Você já deve ter ouvido dizer que os gestores estão contratando as pessoas com base nas capacidades técnicas e demitindo devido a atitudes não desejadas. Pois bem, o significado de competência envolve todos esses conceitos, e vale a pena conhecê-los.

O que é uma pessoa competente na sua opinião? Há quem pense que uma pessoa competente é aquela que domina o trabalho que realiza. Esse conceito está correto, mas está incompleto. Para Philippe Zarifian, sociólogo francês, competência é “tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“.

Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber). Existem várias definições para competência. Uma definição muito usada para competência, que vai ao encontro do que Philippe Zarifian prega, está relacionada ao CHA – conjunto de conhecimentos, habilidades, e atitudes.

Conhecimento é o quanto você sabe daquilo que você diz, é o saber.

Habilidade consiste do saber fazer, é a experiência.

Atitude é o querer fazer, diz respeito a iniciativas, tomar para si a responsabilidade.

É possível capacitar pessoas no conhecimento e nas habilidades. Porém, atitude está relacionada ao comportamento, se a pessoa não deseja se comportar de determinada forma, não adianta forçar. Sabendo disso, a questão da atitude passou a ser o carro-chefe nos critérios  usados para escolher pessoas no que se refere a competência.

Atualmente, duas outras letras entraram para compor o CHA: a primeira letra é o V de valores; a segunda letra é a letra E de ética. Por isso nos referimos associamos a competência como a CHAVE do sucesso. Veja o que a professora, consultora e gestora de carreira Clara Linhares tem a dizer sobre isso no vídeo abaixo.

Assista aulas grátis sobre o tema.
Para se aprofundar mais sobre inteligência emocional, assista grátis a aulas do curso online de Inteligência Emocional, ministrado pela professora Clara Linhares. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Baixe materiais gratuitos!

Em nosso site você encontra 12 e-books e ferramentas que te ajudarão a se desenvolver profissionalmente! Acesse www.viddia.com.br/downloads e confira!

Nos acompanhe.
Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como a sua personalidade pode impactar seu trabalho Algumas teorias sugerem que a personalidade praticamente já esta formada aos seis anos de idade, porém outras correntes defendem que há períodos críticos ao longo da vida que interferem na formação da personalidade, de forma que ela continua sendo alterada ao longo da vida.    Quando ...
A principal competência que você precisa desenvolver Você se lembra das histórias que aconteceram com a Disney, com a Itambé e com a cidade do Japão Fukuoka em 2016? Elas passaram por problemas complexos e inesperados. E você com isso? Esse vídeo mostra que você precisa desenvolver habilidades que a universidade muitas vezes não ensina, se quiser ter ...
As 10 competências que você precisa saber agora mesmo O relatório Future of Jobs, do World Economic Forum, aponta as 10 habilidades e competências mais importantes que você precisa ter para se destacar no ambiente profissional. Não deixe de conferir! A VIDDIA oferece, em sua plataforma, os 10 cursos online mais demandados no mercado de trabalho, minis...
7 dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho Emoções sentidas e emoções demonstradas: um assunto delicado. Há 20 anos, Richard D. Roberts, doutor em filosofia e psicologia pela Universidade de Sydney, dedica-se ao desenvolvimento de análise e avaliações emocionais e de personalidade. Autor de mais de uma dúzia de livros e de mais de 15...