O que é meritocracia e por que é difícil implantá-la

Quando nós oferecemos nosso trabalho para as empresas, o que nós esperamos? Que sejamos recompensados ou reconhecidos pelo trabalho que oferecemos, certo? A meritocracia está relacionada com isso – reconhecimento, mérito.

Meritocracia é um conjunto de valores que diz  que a posição de uma pessoa na sociedade ou em uma empresa deve ser definida em função do mérito dessa pessoa. Ou seja, o critério básico de organização de uma sociedade, de reconhecimento ou recompensa de uma pessoa, deve ser o desempenho dela. E nenhum outro critério, nem posição social, nem posição econômica, nem raça, nem mesmo histórico, deve ser usado para reconhecimento e para posicionamento dessa pessoa na empresa, e sim o mérito, ou seja, como ela “performou”.

A princípio, é um conjunto de valores legítimo. Se eu prestei um bom serviço, é justo eu ter o mérito por isso. Se não prestei um bom serviço, não é justo eu ter reconhecimento por isso. Se olharmos de uma forma bem simplista, parece justo.

Porém, a implantação da meritocracia na prática, no Brasil, é algo complicado. Isso porque a meritocracia envolve comparação de pessoas e competitividade. O que fazer então? A consultora de gestão e professora da FDC, Fabiana Bigão, dá dicas no vídeo abaixo de como devemos lidar com a meritocracia nas empresas.

Bônus: assista aulas grátis sobre o tema

Para se aprofundar mais sobre gestão de pessoas, assista grátis a aulas do curso online de Liderança e Gestão de Equipes, que discute sobre os cuidados para o crescimento e alavancagem das carreiras dos membros das equipes no dia a dia, desde o primeiro momento, o recrutamento, seleção e integração das pessoas, passando pelas questões de desenvolvimento, depois o monitoramento dessas pessoas no dia a dia, questões de recompensa e manutenção do clima. Clique aqui, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como melhorar seu desempenho pessoal e no trabalho Você já passou por situações em que teve um desempenho excelente em um período (dia ou semana), e no período seguinte seu desempenho piorou? Você não está sozinho! Entenda por que isso acontece e como melhorar seu desempenho geral. Todas as pessoas possuem um certo nível de competências e habilid...
Você sabe a diferença entre bando, grupo, equipe e time? Em termos de performance para uma empresa, existe uma grande diferença entre formar um bando, um grupo, uma equipe ou um time de pessoas.  É senso comum que a performance de qualquer empresa é fortemente influenciada não apenas pela capacidade individual das pessoas que nela trabalham, como t...
Qual é a diferença entre o chefe e o líder? Qual é a diferença entre o líder e o chefe? Chefes são pessoas que possuem subordinados. Como tal, sua responsabilidade é alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da empresa em que trabalham, e só é possível fazer isto com gente motivada. Assim, todo chefe tem que gostar de pessoas e ter ta...
3 níveis de comprometimento no trabalho Existem três níveis de comprometimento, descubra qual é o seu.  Todos os dias os gestores são cobrados a promover maior engajamento nas suas equipes, e os profissionais são cobrados a serem mais engajados na sua forma de trabalhar. Já falamos sobre os fatores que influenciam a motivação e eng...