Como melhorar sua comunicação com uma dica

Veja a imagem abaixo e diga: é um pássaro ou um sinal de interrogação? Quem está recebendo a mensagem passada por essa imagem pode interpretar das duas formas. Por isso é importante cuidar da comunicação.

Quando falamos em comunicação, é importante pensar em duas perspectivas. A primeira perspectiva trata dos processos formais de comunicação que suportam o bom gerenciamento. Esses processos estão relacionados, em linhas gerais, a planejar o que será comunicado e distribuir essas informações conforme o plano. A segunda perspectiva diz respeito às habilidades interpessoais que contribuem para a comunicação efetiva. É sobre isso que queremos abordar aqui.

Mas o que caracteriza comunicação efetiva? Ora, comunicação efetiva é aquela que cumpre com seu objetivo, seja qual for: informar, persuadir, sensibilizar ou divertir, por exemplo. E a gente só sabe se a comunicação cumpriu seu objetivo se ela foi emitida através de um veículo, sem ruídos, e houve um feedback do receptor de que a mensagem foi recebida e, principalmente, entendida como esperado. Trocando em miúdos, você tem que ter certeza de que seu interlocutor recebe o que você quer comunicar do jeito que você quer que ele entenda!

Essa é a parte mais difícil da comunicação! Sabe por que? Porque cada um de nós tem um modelo mental diferente. Esse tal de modelo mental é o que faz cada pessoa interpretar a mensagem que recebe do seu jeito, com o seu filtro.

“Modelos mentais são as crenças, imagens e pressupostos profundamente arraigados que temos sobre nós mesmos, nosso mundo, nossas organizações e como nos encaixamos neles.” David Hutchens

Todos  possuímos modelos mentais, é o nosso modelo mental que determina como e o que vemos, eles  orientam nossos pensamentos  e ações e nos levam a tratar nossas inferências como fatos. Os modelos mentais influenciam os resultados que colhemos.

Fica a dica então para você, que constantemente se acha incompreendido: procure conhecer melhor QUEM a sua mensagem deve atingir: cultura, valores, história, forma de pensar, forma de interpretar o mundo. Um detalhe pode ser determinante para o sucesso da transmissão da sua mensagem!

 

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