Como ser mais produtivo no trabalho

Muitas vezes, quando chega o final do dia, você tem a sensação de que perdeu seu tempo com inúmeras coisas inúteis e não produziu nada? Se sua resposta a essa pergunta for “sim”, esse artigo pode te ajudar a conseguir realizar suas atividades com maior produtividade.

Um dos problemas que nos impede de sermos produtivos, seja no trabalho ou na vida pessoal, é a quantidade de distrações a que estamos sujeitos diariamente. Telefonemas, e-mails em excesso, redes sociais, sem falar os aplicativos de mensagens instantâneas, os grandes vilões da nossa produtividade.


A Fast Company perguntou aos funcionários do Google, Twitter e Linkedin sobre os maus hábitos que eles estão deixando de lado. Selecionamos dessa lista os hábitos relacionados à produtividade e acrescentamos algumas dicas do livro Trabalhe 4 horas por Semana, de Timothy Ferriss, para sermos mais produtivos. Dessa forma, seguem abaixo 6 hábitos que você precisa adquirir para ser produtivo:

1) Fechar a caixa de e-mails no computador

Deixar a caixa de e-mails aberta no computador pode gerar distrações e interrupções em atividades a todo instante. Partindo do pressuposto que e-mails não precisam ser respondidos com urgência menor que 4 horas, um bom hábito seria verificar os e-mails logo no início da manhã, no horário do almoço e ao fim da tarde. Se você conseguir ter uma rotina com uma frequência menor do que essa sugerida, melhor ainda. É claro que essa frequência deve ser adaptada à sua profissão e necessidade. Algumas pessoas conseguem ficar sem verificar seus e-mails durante uma semana.

2) Conversar pessoalmente ao invés de enviar e-mails

Certamente alguns e-mails são necessários. Porém, existem pessoas que têm o costume de enviar e-mails para tudo, o que acabam se tornando inconvenientes. Se parte dos e-mails internos das empresas puder ser evitada, dando preferência a conversas face-a-face, duas consequências imediatas surgem:A comunicação acontece de forma efetiva. Com a comunicação face-a-face, as pessoas têm a oportunidade de exibir a expressão corporal e o tom de voz, que auxiliam na transmissão da informação. A comunicação apenas por palavras pode causar muitos conflitos de entendimento.
A comunicação acontece mais rapidamente, e há menor necessidade de digitar tanto texto.

3) Descadastrar newsletters inúteis

Hoje em dia recebemos muitas newsletters, e maioria das informações contidas nelas não acrescentam nada. Dessa forma, ser seletivamente ignorante, escolhendo as newsletters que devemos ignorar e cancelar o recebimento, pode nos poupar grande tempo.

4) Passar a usar aplicativos para lista de tarefas
Alguns aplicativos, inclusive gratuitos, nos permitem cadastrar nossas tarefas de maneira muito intuititva, determinar a data para estarem concluídas, associar imagens, documentos, outras pessoas, bem como inserir anotações para acompanhamento de cada tarefa. O uso de aplicativos, ao invés de guardar na memória o que deve ser feito, nos ajuda a dar sentido de realização, e isso é um grande agente motivador.

5) Dormir mais

A neurociência já comprovou que dormir é um importante hábito para melhorar o aprendizado das pessoas. Além disso, um cérebro mais descansado é capaz de tomar decisões que exigem maior poder de foco e concentração.

6) Desativar notificações do celular

Muitos aplicativos de celular enviam notificações a cada novidade: uma nova mensagem que chega, um novo e-mail, um novo comentário na rede social. Essas notificações estão entre as maiores fontes de distração das pessoas. Determine horários específicos, em intervalos entre a realização de atividades, para checar os aplicativos, ao invés de permitir receber notificações a todo momento.

Certamente, apenas as dicas acima não são suficientes para tornar você uma máquina de realizar tarefas, mas irão ajudá-lo a realizar muito mais. Se você puder acrescentar mais alguma dica que ajude as pessoas a serem mais produtivas, compartilhe!

Baixe materiais gratuitos!

Em nosso site você encontra 12 e-books e ferramentas que te ajudarão a se desenvolver profissionalmente! Acesse www.viddia.com.br/downloads e confira!

Assista aulas gratuitas sobre o assunto!

Você sabia que a VIDDIA têm diversos cursos online de desenvolvimento pessoal e profissional? Você ainda pode assistir a diversas aulas desses cursos de forma gratuita. Clique aqui, veja os conteúdos dos treinamentos online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Sete atitudes de pessoas de sucesso no mercado de trabalho Um novo perfil de trabalhador está surgindo em função dos desafios impostos pelo mercado de trabalho. São profissionais confiáveis, mais autônomos, sem vínculos trabalhistas, mais flexíveis e preparados para trabalhar de forma colaborativa, somando competências. A consultora em recursos human...
Quatro motivos para você deixar de ser multitarefa agora mesmo Muitos de nós caímos na tentação de iniciar várias atividades ao mesmo tempo, principalmente quando temos uma longa lista de coisas a fazer e queremos ser produtivos, certo? Pois estudos das Universidades de Stanford, London e Sussex mostram que ser multitarefa é muito menos produtivo do que realiza...
Os 3 Elementos da Procrastinação Procrastinar, empurrar com a barriga, fazer a gestão abdominal das coisas, deixar para depois aquelas atividades que poderíamos fazer agora. Por que isso acontece com as pessoas? Na nossa vida, nem sempre fazemos somente as atividades que gostamos! Quando estamos prestes a fazer alguma atividade qu...
Três ferramentas INFALÍVEIS para reduzir a procrastinação A procrastinação - ato de deixar para fazer depois - pode ser vista como um hábito ruim, porque ela faz com que nós deixemos de realizar atividades que devem ser realizadas em troca de uma recompensa. O problema é que isso não resolve a situação, pois a atividade continua pendente, e a recompensa é ...