Como ser mais produtivo no trabalho

Muitas vezes, quando chega o final do dia, você tem a sensação de que perdeu seu tempo com inúmeras coisas inúteis e não produziu nada? Se sua resposta a essa pergunta for “sim”, esse artigo pode te ajudar a conseguir realizar suas atividades com maior produtividade.

Um dos problemas que nos impede de sermos produtivos, seja no trabalho ou na vida pessoal, é a quantidade de distrações a que estamos sujeitos diariamente. Telefonemas, e-mails em excesso, redes sociais, sem falar os aplicativos de mensagens instantâneas, os grandes vilões da nossa produtividade.


A Fast Company perguntou aos funcionários do Google, Twitter e Linkedin sobre os maus hábitos que eles estão deixando de lado. Selecionamos dessa lista os hábitos relacionados à produtividade e acrescentamos algumas dicas do livro Trabalhe 4 horas por Semana, de Timothy Ferriss, para sermos mais produtivos. Dessa forma, seguem abaixo 6 hábitos que você precisa adquirir para ser produtivo:

1) Fechar a caixa de e-mails no computador

Deixar a caixa de e-mails aberta no computador pode gerar distrações e interrupções em atividades a todo instante. Partindo do pressuposto que e-mails não precisam ser respondidos com urgência menor que 4 horas, um bom hábito seria verificar os e-mails logo no início da manhã, no horário do almoço e ao fim da tarde. Se você conseguir ter uma rotina com uma frequência menor do que essa sugerida, melhor ainda. É claro que essa frequência deve ser adaptada à sua profissão e necessidade. Algumas pessoas conseguem ficar sem verificar seus e-mails durante uma semana.

2) Conversar pessoalmente ao invés de enviar e-mails

Certamente alguns e-mails são necessários. Porém, existem pessoas que têm o costume de enviar e-mails para tudo, o que acabam se tornando inconvenientes. Se parte dos e-mails internos das empresas puder ser evitada, dando preferência a conversas face-a-face, duas consequências imediatas surgem:A comunicação acontece de forma efetiva. Com a comunicação face-a-face, as pessoas têm a oportunidade de exibir a expressão corporal e o tom de voz, que auxiliam na transmissão da informação. A comunicação apenas por palavras pode causar muitos conflitos de entendimento.
A comunicação acontece mais rapidamente, e há menor necessidade de digitar tanto texto.

3) Descadastrar newsletters inúteis

Hoje em dia recebemos muitas newsletters, e maioria das informações contidas nelas não acrescentam nada. Dessa forma, ser seletivamente ignorante, escolhendo as newsletters que devemos ignorar e cancelar o recebimento, pode nos poupar grande tempo.

4) Passar a usar aplicativos para lista de tarefas
Alguns aplicativos, inclusive gratuitos, nos permitem cadastrar nossas tarefas de maneira muito intuititva, determinar a data para estarem concluídas, associar imagens, documentos, outras pessoas, bem como inserir anotações para acompanhamento de cada tarefa. O uso de aplicativos, ao invés de guardar na memória o que deve ser feito, nos ajuda a dar sentido de realização, e isso é um grande agente motivador.

5) Dormir mais

A neurociência já comprovou que dormir é um importante hábito para melhorar o aprendizado das pessoas. Além disso, um cérebro mais descansado é capaz de tomar decisões que exigem maior poder de foco e concentração.

6) Desativar notificações do celular

Muitos aplicativos de celular enviam notificações a cada novidade: uma nova mensagem que chega, um novo e-mail, um novo comentário na rede social. Essas notificações estão entre as maiores fontes de distração das pessoas. Determine horários específicos, em intervalos entre a realização de atividades, para checar os aplicativos, ao invés de permitir receber notificações a todo momento.

Certamente, apenas as dicas acima não são suficientes para tornar você uma máquina de realizar tarefas, mas irão ajudá-lo a realizar muito mais. Se você puder acrescentar mais alguma dica que ajude as pessoas a serem mais produtivas, compartilhe!

Baixe materiais gratuitos!

Em nosso site você encontra 12 e-books e ferramentas que te ajudarão a se desenvolver profissionalmente! Acesse www.viddia.com.br/downloads e confira!

Assista aulas gratuitas sobre o assunto!

Você sabia que a VIDDIA têm diversos cursos online de desenvolvimento pessoal e profissional? Você ainda pode assistir a diversas aulas desses cursos de forma gratuita. Clique aqui, veja os conteúdos dos treinamentos online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *